TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mkt - Trabalho De Aps

Pesquisas Acadêmicas: Mkt - Trabalho De Aps. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2015  •  1.894 Palavras (8 Páginas)  •  2.140 Visualizações

Página 1 de 8

1. Descrevam as características gerais da empresa que foi dirigida pela equipe, incluindo: Nome da empresa e informações relevantes sobre a origem, natureza, ramo de atividade e porte.

A empresa ICE DRINK inscrito no CNPJ: 31.598.386/0001-61 de natureza privada como uma S/A - Sociedade Anônima. Foi fundada em 2012, com sede própria localizada em Piracicaba / SP, por duas amigas recém formadas em Administração de Empresas, Monica Azeka e Thais Alencar. Desde o começo, a característica fundamental do empreendimento foi produzir o Refrigerador Portátil Bebidas de qualidade e acessível para todos. É uma empresa de pequeno porte, de acordo com a classificação do BNDES.

2. Descrevam o processo produtivo da empresa, detalhando: Nome do produto e principais características, características da tecnologia utilizada na produção e capacidade de produção e a composição e qualificação da força de trabalho (operários e vendedores).

A ICE DRINK apresenta uma produção especializada onde abriga os Centros Globais de Tecnologia para refrigeração, linha de produto e capacidade de produção.

A ICE DRINK tem como atividade principal a produção de refrigeradores portátil de bebidas. Os produtos são desenvolvidos para atender o público em geral, possui a vantagem de ser utilizados em diversos lugares pelos clientes.

O RPB foi inventado por um especialista que, após pesquisar o mercado com um protótipo, cedeu a investidores o direito de empreender, no entanto, para produzir 1 unidade de RPB são necessárias 3 unidades/kits da matéria prima básica, tendo um custo de R$10,00 de matéria-prima no primeiro período.

A força de trabalho é composta por 49 operários com nível técnico e 31 vendedores, todos treinados e qualificados, para garantir que os produtos fossem produzidos com a maior qualidade e um surpreendente design, vendidos e entregues dentro do prazo esperado para atender as expectativas dos clientes.

3. Descrevam a estrutura dos mercados, detalhando: Os mercados disponíveis; os mercados prioritários da empresa; e as principais características e expectativas dos clientes em cada um dos mercados.

O mercado é mesclado por três regiões, sendo elas, região 1 considerada como a região com grande poder aquisitivo e/ou renda per capita, já na região 2 sendo a classe intermediária e na região 3 é classificada por apresentar maior população e com renda média baixa em comparação às outras regiões.

A ICE DRINK optou em atuar na região 3 por possuir a maior população e acreditar que teria o maior público, adequando o tipo de produto fabricado, porem, não deixou de atuar nas regiões 1 e 2 onde investiu em propagandas, qualidades e alcançou boas oportunidades em vendas.

Conforme apreciação de mercado, todas as regiões manifestaram interesse por se tratar de um produto prático e muito eficiente, entretanto o que mais chamou a atenção, foram os preços acessíveis.

4. Relacionem e descrevam os principais concorrentes da organização, analisando qual foi o posicionamento competitivo pretendido pela empresa no início das operações e qual o posicionamento competitivo atual da empresa.

A ICE DRINK operou na região 3 dentro de um oligopólio, o que distinguiu uma competitividade entre as empresas, tendo como o melhor concorrente a empresa Elite Top Team, na região 1, a empresa ICE KIN na região 2 e na região 3 as empresas Glaciere, PROINTER e por fim a empresa EQUIPE 5.

A empresa focou na lucratividade acumulado das vendas com o intuito de ser líder na região 3, tendo a capacidade inicial de 30,000 unidades. Não teve uma projeto inicial bem elaborada, porem, foi tentando se adequar ao mercado para poder manter o equilíbrio e atender a demanda global.

Investiu intensamente em P & D no começo das atividades, para tornar o produto e a empresa conhecidos no mercado. Onde foi alcançando a qualidade do produto especialmente na região 3. Não comerciou com preços acima dos 25% do mercado, e conseguiu bons resultados.

5. Aponte as principais mudanças que ocorreram no ambiente competitivo e que afetaram o mercado ou a natureza das atividades nos últimos dois anos.

As principais mudanças consiste em acidentes nas rodovias, aumento do preço da matéria prima, oscilação cambial, grave acidente na região 3 onde atrazou grande parte da entrega de matéria prima no período do 3 trimestre acarretando a perda de 20% da capacidade de produção, o aumento no preço de combustíveis, restrição na importação e aumento da demanda. Um único fornecedor que a partir do 6 período gerou a ausência de matéria prima, queda de barreira que liga a região 2 e a região 3 provocando um aumento de preço nos transportes, entre as negociações com sindicatos, no 7 período ocorreu o apagão trazendo conseqüência na diminuição de 10% da capacidade na região 3.

6. Descreva e justifique como foram os focos em relação aos mercados e em relação aos objetivos econômico/financeiros.

No inicio a empresa ICE DRINK investiu corretamente para não precisar pegar o empréstimo automático, entretanto, não foi bem isso que ocorreu, pois nos períodos 3, 5 e 6 acabou necessitando desses empréstimos, onde pagou juros bem elevados. Esse foi o preço que a ICE DRINK teve de pagar pelo seu equivoco e a falha de planejar o escopo da empresa.

7. Faça uma analise se houve boa consistência entre os objetivos estabelecidos na "Visão da Empresa" e as políticas e decisões adotadas nas áreas funcionais.

A empresa ICE DRINK precisa se atentar a visão e missão e em relação as suas decisões e finalidades a médio e longo prazo. Vimos que se a intenção era faturar, a empresa deveria ter começado com uma capacidade razoável podendo expandir ao máximo no decorrer dos períodos, pois houve diversos imprevistos, com a falta de matéria prima e acidentes nas rodovias por exemplo.

A ICE DRINK deveria ter investido em propaganda logo no início, não apenas em qualidade do produto, porem, lançou os pesos perfeitamente nas regiões 1, 2 e 3 para alcançar o objetivo que foi alinhado desde o inicio, e contudo ser a maior empresa de RPB no mercado da região 3, ganhando na lucratividade acumulada das vendas.

A ICE DRINK não projetou corretamente a contratação dos operários e vendedores e ao longo do período, acabou demitindo e depois contratando novamente.

8. Justifique para os Acionistas/Investidores (representados aqui pelo professor da disciplina-âncora) o desempenho obtido pela empresa, comparativamente aos demais concorrentes (considere

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com