TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modal Aereo

Dissertações: Modal Aereo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  5.960 Palavras (24 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 24

INTRODUÇÃO

Este trabalho procura mostra sobre uma visão geral a logística do transporte aéreo de cargas brasileiro, enfatizando a importância deste modal para o país e seu crescimento nos últimos anos, sua infraestrutura atual e precária suas empresas que atuam na área assim como os tipos e cargas e aviões utilizados por elas.

1 INICIO DA AVIAÇÃO CAMERCIAL NO BRASIL

Iniciou-se a aviação comercial brasileira em 1927. A primeira empresa no Brasil a transportar passageiros foi a Condor Syndikat, no hidroavião "Atlântico", em 22 fevereiro do mesmo ano, iniciava-se a primeira linha regular, a chamada "Linha da Lagoa", entre Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande. Em junho de 1927, era fundada a Viação Aérea Rio-Grandense (VARIG), sendo transferido para a nova empresa o avião "Atlântico",

Na década de 30 começa a ser implementada a infraestrutura aeroportuária principalmente pela criação do Departamento de Aeronáutica civil do Ministério de Viação e Obras Publicas.

Em 1936 além das obras do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (comumente conhecido como Galeão), estavam em andamento às obras do aeroporto de Santos e do Estado do Ceará. Em São Paulo, o Aeroporto de Congonhas já se encontrava em funcionamento oferecendo ligação para o Aeroporto do Rio de Janeiro (Santos 16 Dumont), que havia sido aberto ao tráfego em setembro de 1935. Na região Sul do país já havia aeroportos em funcionamento.

A extensão do país e a precariedade de outros meios de transporte fizeram com que a aviação comercial tivesse uma expansão excepcional no Brasil. Em 1960, o país tinha a maior rede comercial do mundo em volume de tráfego depois dos Estados Unidos. Na década de 1950, operavam cerca de 16 empresas brasileiras, algumas com apenas dois ou três aviões e fazendo principalmente ligações regionais.

2 INICIO DO TRASPORTE DE CARGAS AÉREA NO BRASIL

O transporte de carga aérea brasileiro já tem uma longa história dentro do cenário nacional . Após a segunda guerra mundial houve a proliferação deste meio de transporte no nosso território. Em 1944 a Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu alguns aviões que foram utilizados em missões de transporte de carga e de pessoal.

Com o término dos conflitos internacionais este tipo de aeronave passou a operar as linhas do Correio Aéreo Nacional (CAN) e daí então surgiu o transporte da cargas.

Após décadas sem uma única empresa aérea criada e dedicada só a carga no Brasil surgiu nos anos 90 operadoras brasileiras exclusivas para cargas aéreas, como a Itapemerim, entre outras, mas muitas delas encerraram suas atividades e hoje há grandes multinacionais atuando no Brasil como a Lufthansa.

3 LOGISTICA NO TRANSPORTE AÉREO DE CARGAS

O transporte pode ser descrito como um meio de deslocamento de pessoas ou de mercadorias entre dois lugares.

O transporte de pessoas, especialmente utilizando- se de meios terrestres é quase uma “obsessão” de muitos acadêmicos, muitas das vezes colocando de lado outros modais, claro que o transporte de pessoas é um motivo de preocupação de muitos devido às aplicações social e urbanas, porem a movimentação de mercadorias atualmente tem um maior impacto econômico e não é alvo de tantas discussões políticas e estratégicas.

Segundo o dicionário Houaiss fala que o transporte é “transpor, vencer obstáculos ou passar além de”. Bem o transporte aéreo leva literalmente esta definição ao juntar a capacidade de levar ou conduzir ou de levar algo de um lugar para o outro, com a transposição de obstáculos utilizando de um feito nada natural ao ser humano; o vôo.

Dados da FIESP(Federação das Industrias do Estado de São Paulo) e do Ministério dos transporte (2006) apontam o transporte aéreo como detentor de apenas 0,3% da matriz de transporte do Brasil junto com o transporte dutoviario, a ultima posição na utilização dos modais.

O transporte de cargas por vias aéreas já é por si um negocio, o simples fato de uma aeronave transportar, ao mesmo tempo, passageiros, cargas e mala postal: enfatiza a utilização de aviões cargueiros ou de modelos flexíveis que podem ser chamados de mistos ou combi.

A flexibilidade na mudança da configuração dos aviões hoje é um fator logístico importante, pois é possível converter rapidamente as configurações internas de um avião de passageiros para um avião cargueiro e vice-versa, facilitando a escolha e reduzindo custo para as empresas na hora de escolher a aeronave.

Os aviões exclusivos de carga foram feitos com portas amplas e rampas de acesso para a entrada de veículos e contêineres, o maior avião cargueiro do mundo é capaz de levar 250 toneladas de carga, atendendo assim os clientes que antes usavam apenas o modal marítimo para transportar cargas que possuíam muito peso. A velocidade junto com a flexibilidade do transporte aéreo é o que o torna o mais atrativo no transporte de cargas de alto valor agregado e agora com cargas de alto peso ou não.

Embora as tarifas do transporte aéreo seja umas das mais altas em relações aos demais modais, ele tem tido uma grande demanda que só tende a crescer nos próximos anos para soluções logísticas, pois é rápido e seguro em relação as outros modais, ele tem sido solução para entregas de longas distancias e para chegar a localidades que não ficam procimas ao mar ou possuem instabilidade políticas, o mesmo também em volve um custo bem menor com embalagens de proteção em comparação ao modal rodoviário e ferroviário.

Uns dos focos da logística do transporte aéreo é o comercio eletrônico, grandes empresas de e-commerce utilizam empresas de entregas rápidas para fazer um uniformização nos prazos de entregas e isso gera um oportunidade para essas empresas reduzirem seus estoques a um nível mínimo. Muitas dessas empresas introduziram modernos conceitos logísticos para oferecerem seus serviços com mais qualidade e com menor tempo de entrega, por exemplo, a Fedex ela possui um sistema sofisticado de entrega de pacotes pequenos até as 10h: 30 do dia útil seguinte a coleta. Pode se disser que vários operadores logísticos estarão surgindo para atua na área de e-commerce.

O transporte aéreo na matriz dos demais modais vem crescendo, embora com altos e baixos, ao longo do tempo o mesmo pode assim substituir o modal marítimo em boa parte. O avião esta se destacando como uma grande fermenta para a logística e fornecedores no futuro, deve-se levar em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.8 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com