TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modalidades De Transportes

Trabalho Universitário: Modalidades De Transportes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  998 Palavras (4 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 4

Modalidades de Transporte

A empresa fabricante de máquinas e equipamentos, ao iniciar sua atividade exportadora, deverá se atentar cuidadosamente ao aspecto logístico da operação, incluindo a escolha correta da modalidade de transporte, pois esta escolha influenciará diretamente o custo do produto a ser exportado.

O transporte de mercadorias no comércio exterior é a etapa que compreende o deslocamento físico de seu produto, desde o seu local de produção (sua empresa) ou armazenamento, até o local acertado com o seu importador (comprador).

Pode ser desdobrado em:

Frete Interno: encaminhamento do produto do local de produção ao local de início do transporte internacional;

Transporte Internacional: deslocamento entre dois países regido por um contrato internacionalmente aceito;

Frete Interno no local de Destino: deslocamento que se inicia ao fim do transporte internacional, do local do desembarque até o destino do produto.

Para a escolha da modalidade adequada, alguns fatores devem ser analisados, como pontos de embarque e desembarque, urgência na entrega, peso da carga, possibilidades de uso do meio de transporte, tais como a disponibilidade e frequência. Nesta tarefa, você pode designar uma empresa especializada em transportes de mercadoria ou, por sua conta, procurar o tipo de transporte mais adequado para atender ao pedido do importador.

Apresentamos, a seguir, as modalidades de transporte utilizadas no transporte internacional.

Transporte Marítimo

O transporte marítimo representa, praticamente, a totalidade dos serviços de transporte no comércio exterior. Sua grande utilização no transporte internacional, atualmente responsável por cerca de 90% das cargas, é dada devido ao seu baixo custo.

O transporte marítimo pode ser dividido em três formas de navegação, a saber:

Navegação de cabotagem: realizada entre portos do território brasileiro;

Navegação interior: realizada em hidrovias interiores, em percurso nacional ou internacional;

Navegação de longo curso: utilizada dos portos brasileiros aos estrangeiros.

As companhias marítimas costumam oferecer os seguintes tipos de serviço:

Regular: operado segundo uma rota comercial pré-estabelecida;

Irregular: caracteriza-se basicamente pela inexistência de roteiros marítimos determinados, e é estabelecido em função das oportunidades de negócios surgidas em cada porto.

Afretamento: recomendável quando houver grande quantidade de mercadorias a serem transportadas, suficientes para ocupar todo ou parte de um veículo.

Os custos do transporte marítimo são influenciados pelas características da carga, peso, volume, fragilidade, embalagem, valor, distância entre os portos de embarque e desembarque e localização dos portos.

As despesas de frete são baseadas no peso (tonelada) ou no volume (cubagem). O armador cobra o que for mais conveniente para ele.

Quanto aos custos portuários, os países seguem modelos tarifários próprios.

Nesta modalidade, o documento necessário para o transporte internacional é o Conhecimento de Embarque, também conhecido como Bill ofLading.

Transporte Aéreo

O transporte aéreo é utilizado para pequenas cargas, que tenham urgência na entrega e é muito eficaz no transporte de amostras. O transporte aéreo pode ser feito por serviços regulares, mantidos por companhias associadas ou não-associadas à International Air TransportAssociation (IATA), e por serviços fretados.

Nas linhas regulares, as empresas associadas à IATA costumam cobrar uma tarifa comum, com base na rota e nos serviços prestados, fixada anualmente.

Em geral, os embarques não são negociados pelos exportadores diretamente com as empresas aéreas, exceto quando se tratar de grandes quantidades. Os interessados em enviar seus produtos para o exterior recorrem aos agentes de carga aérea, pois estes são bem informados quanto a voos, empresas, rotas, fretes, e têm facilidades em obter descontos nos fretes coma consolidação de cargas.

Nesta modalidade, o documento necessário para transporte é o Conhecimento de Embarque Aéreo, que deve ser assinado tanto pelo agente e como pelo exportador (AWB – Airway Bill).

Transporte Ferroviário

O transporte ferroviário internacional é feito por vagões tracionados por locomotivas que, sobre os trilhos, percorrem trajetos sem flexibilidade de percursos. A utilização mais usual é para países limítrofes. O custo é o menor, comparado às outras modalidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com