TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelando navegação Anac

Seminário: Modelando navegação Anac. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  Seminário  •  2.918 Palavras (12 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 12

Simulado Anac Navegação

1- O método de navegação pelo qual a posição da ACFT é obtida através de instrumentos eletrônicos, sendo baseado na recepção de sinais emissores especiais, chama-se navegação: a) estimada, b) eletrônica, c) por contato, d) astronômica.

2- O método de conduzir uma ACFT, sobre a superfície da Terra, procurando elementos de destaque para orientar sua rota, chama-se navegação: a) rádio, b) eletrônica, c) por contato, d) por estimado.

3 - A perda de energia eletromagnética de um rádio-transmissor, absorvida por objetos próximos ao mesmo, tais como árvores e edifícios, chama-se: a) absorção, b) refração, c) reflexão, d) difração.

4- O rádio receptor com uma antena loop, que é capaz de determinar a direção das ondas emitidas por uma estação e que comumente sofre com os problemas de descargas elétricas da atmosfera, denomina-se: a) ADF, b) VOR, c) ILS, d) ALS.

5 A força do campo magnético da Terra que faz uma agulha alinhar-se na direção Norte/Sul chama-se: a) componente vertical, b) declinação magnética, c) inclinação magnética, d) componente horizontal.

6- O altímetro está ligado à(s) linha(s) de pressão: a) estática, b) dinâmica, c) de impacto, d) estática e dinâmica.

7- O nível de vôo de uma ACFT é dado pela distância vertical, medida a partir do/da:: a) superfície terrestre, b) aeródromo sobrevoado, c) nível de pressão padrão, d) ponto qualquer considerado.

8- A altitude de um avião lida num altímetro quando este está ajustado para 29.92 POL ou 1013.hPa, chama-se altitude: a) pressão, b) absoluta, c) densidade, d) verdadeira.

9- A distância real, acima do nível do mar, corrigida para as variações de pressão e temperatura, é a altitude: a) pressão, b) absoluta, c) calibrada, d) verdadeira.

10 Quando o altímetro é ajustado para 1013.2 hPa, é obtida a altitude: a) pressão, b) indicada, c) absoluta, d) verdadeira.

1 - Linha de fé é como se chama: a) a linha de rota, b) o eixo longitudinal do avião, c) a linha de leitura de uma bússola, d) uma linha de declinação magnética.

12 - A componente vertical da bússola é máxima: a) nos pólos magnéticos, b) na longitude 60º norte ou sul, c) na latitude de 45º norte ou sul., d) próximo ao Equador magnético.

13 - As duas componentes básicas do sistema de coordenadas geográficas são: a) Meridianos e Paralelos, b) Equador e Paralelos, c) Equador e Meridianos, d) Latitude e Longitude.

14 - A separação entre os meridianos numa projeção Mercator de escala 1:5.0.0 é de: a) 2,2 cm, b) 2 cm, c) 0,2 cm, d) 2,2 cm.

15 - Uma coordenada geográfica define uma: a) posição, b) direção., c) Distância, d) Linha de rota.

16- A abreviatura SSW pertence ao grupo de pontos: a) cardeais, b) colaterais, c) sub-cardeais, d) sub-colaterais.

17- WSW pertence ao grupo de pontos sub-colaterais, mais precisamente do setor direcional, é a abreviatura de: a) Oestesudeste, b) Oestenoroeste, c) Oestenordeste, d) Oestesudoeste.

18 - O ponto colateral sudeste (SE), corresponde em graus a: a) 45º, b) 135º, c) 225º, d) 315º.

19 - As projeções que tem o ponto de origem das linhas de projeção no centro da Terra chama-se: a) azimutais, b) gnomônicas, c) ortográficas, d) estereográficas.

20 - A projeção que tem como característica a perfeição nas áreas projetadas chama-se: a) Lambert, b) Mercator, c) Ortodrômica, d) Loxodrômica.

21 - A projeção que apresenta grandes distorções das áreas projetadas em altas latitudes, denomina-se: a) Lambert, b) Zenital, c) Azimutal, d) Mercator.

2 - Das alternativas abaixo, identifique a que é considerada como uma das desvantagens da projeção LAMBERT em relação a MERCATOR: a) difícil plotagem de pontos, b) escala de distância constante, c) escala de distância variável com a latitude, d) paralelos e meridianos cortando-se a 090º.

23 - Numa projeção Lambert, uma linha é a representação de um/uma: a) círculo máximo, b) rota loxodrômica, c) segmento de meridiano, d) inclinação magnética.

24 - As projeções cujo ponto de tangência se encontra sobre o Equador chamam-se:: a) polares, b) oblíquas, c) equatoriais, d) Gnomônicas.

25 - Em uma projeção estereográfica, as linhas de projeção tem origem no: a) infinito, b) centro da Terra, c) ponto de tangência, d) ponto oposto ao ponto de tangência.

26 - Uma rota ortodrômica, corta os meridianos em ângulo: a) retos, b) iguais, c) agudos, d) diferentes.

27 - As extremidades do eixo imaginário da Terra chamam-se: a) pólos norte e sul magnéticos, b) pólos norte e sul verdadeiros, c) hemisférios norte e sul magnéticos, d) hemisférios norte e sul verdadeiros.

28 - O arco de Equador, compreendido entre o meridiano de Greenwich e um meridiano qualquer, é chamado: a) latitude, b) longitude, c) co-latitude, d) co-longitude.

29 - O menor arco de Equador, compreendido entre os meridianos dos pontos dados, chama-se: a) Latitude, b) Longitude, c) DLA, d) DLO.

30 - O complemento da latitude chama-se: a) co-latitude, b) latitude média, c) paralelo de latitude, d) diferença de latitude.

31 - O arco de Equador compreendido entre o meridiano de Greenwich e o meridiano do ponto considerado chama-se: a) latitude., b) longitude, c) co-latitude, d) diferença de longitude.

32 - Os meridianos verdadeiros são: a) Círculos menores, b) Círculos máximos, c) Semi-círculos máximos, d) Círculos maiores.

3- O Equador é um Círculo Máximo cuja latitude é de: a) 00º, b) 90º, c) 180º, d) 270º.

34 - Chama-se de círculo máximo um círculo: a) paralelo aos trópicos, b) que passa pelo Equador, c) que corta os meridianos no mesmo ângulo, d) cujo plano imaginário divide a Terra em partes iguais.

35 - O único círculo máximo cujo plano imaginário é perpendicular ao eixo da Terra, chama-se: a) Pólos, b) Equador, c) Meridianos, d) Paralelos de Latitude.

36 - Trata-se de um círculo menor e seu plano imaginário é perpendicular ao eixo da Terra: a) Equador, b) Meridiano magnético, c) Paralelo de latitude, d) Meridiano de Greenwich.

37 - O comprimento de 1’ (um minuto) de arco do meridiano verdadeiro corresponde a: a) 1 MT, b) 1 NM, c) 1 KM, d) 1 FT.

38 - Uma distância de 138NM medida sobre um meridiano verdadeiro,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com