TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo Cattel – Horn – Carrol (CHC)

Por:   •  4/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.022 Palavras (5 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 5

Modelo Cattel – Horn – Carrol (CHC)

É um modelo de entendimento da inteligência, existe o fato G (inteligência geral),  é a ligação e interação entre todas as capacidades cognitivas, essas são: Inteligência Fluída, Inteligência Cristalizada, memória de curto prazo, processamento auditivo, processamento visual, armazenamento e recuperação de memória de longo prazo, velocidade cognitiva geral, decisão e velocidade de reação, leitura e escrita, conhecimento quantitativo, conhecimento específico, habilidade tátil, habilidade sinestésica, habilidade olfativa, habilidade psicomotora e velocidade psicomotora.

A inteligência fluída é o raciocinar em situações novas que não podem ser realizadas automaticamente, capacidade de comparar ideias, impulsionar conceitos abstratos, reorganizar informações, aprender e aplicar relações, principalmente informações verbais.

A inteligência cristalizada é a habilidade de extensão e profundidade dos conhecimentos aprendidos através de uma determinada cultura e sua prática, é tudo aquilo que aprendemos durante a vida. Já o processamento visual (GV) está na capacidade de gerar, armazenar, recuperar e transformar estímulos visuais.

O Wisc – IV é clínico com aplicação individual, e seu objetivo é avaliar a capacidade intelectual de crianças e o processo de resolver problemas, os contextos de utilização é a estimativa cognitiva na avaliação psicológica, neuropsicologia e psicoeducacional, diagnóstico diferencial de desordens neurológicas e psiquiátricas, perfil cognitivo da criança, planejamento de programas de reabilitação (neuro) cognitiva.

O QI que o Wisc mostra como resultado não é o QI total da criança, isso porque o teste não avalia tudo o que envolve na vida da mesma, ele é um apontamento.

O Wisc apresenta quatro índices: 1) índice de compreensão verbal que apresenta, semelhanças, vocabulário, compreensão, informação, raciocínio com palavras, sendo esses dois últimos suplementares. O domínio principal é raciocinar com estímulos verbais e formas conceitos verbais, e conhecimento verbal adquirido. 2) índice de organização perceptual contém, cubos, conceitos figurativos, raciocínio matricial e completar conceitos, sendo este último suplementar, esse índice avalia o domínio principal de raciocinar com estímulos visuais e os construtos secundários, são eles o raciocínio espacial e integração motora visual. 3) índice de memória operacional contém dígitos, sequência de números e letras e aritmética, sendo este último suplementar, o domínio principal é memorizar rápidas informações enquanto manipula e opera outras. Os construtos secundários são a atenção concentração, controle mental e raciocínio. 4) índice de velocidade de processamento contém códigos e procurar símbolos, o cancelamento é o suplementar, o domínio principal é o processar estímulos visuais rápidos e precisos, os secundários são a atenção, memória de curto prazo, discriminação visual e coordenação visual motora.

Os dez subtestes que apresentam os quatros índices fornecem as pontuações para o QI total, os testes suplementares podem ser trocas de algum subteste principal, no caso da criança se recusar ou por limitações físicas.

Os cubos são usados para reproduzir um modelo construído que está impresso no caderno de estímulos, com tempo determinado, esse teste vai avaliar e sintetizar estímulos visuais abstratos.

O subteste de semelhanças vai apresentar duas palavras, estas representam conceitos ou objetos comuns, a criança vai verbaliza- lá e dizer o porquê essas palavras tem semelhanças, o profissional irá anotar o que a criança disse.

Os dígitos são divididos em duas partes (ordem direta e dígitos ordem inversa. Ordem direta: a criança repete os números que são lidos em voz alta pelo profissional, na mesma sequência e a memória auditiva de curto prazo, sequenciamento, atenção e concentração.

Conceitos figurativos, o profissional mostra duas ou três fileiras de figuras, a criança deve escolher uma de cada fileira para formar um grupo que tenha característica comum, vai ser avaliado o nível de abstração e habilidade de raciocinar.

O código, a criança devera copiar símbolos em formas geométricas, em um período de tempo determinado, vai ser avaliado a memória de curto prazo, aprendizado, percepção visual, coordenação visual e motivação.

Ao se tratar do subteste de vocabulário a criança diz o nome das figuras no livro de estímulos e nos itens verbais deve dar uma definição das palavras que o profissional lê em voz alta, vai ser avaliado o conhecimento de palavras, formação de conceitos verbais.

A sequência de números e letras, o profissional vai ler em voz alta uma série de números e letras e a criança deverá repetir os números em ordem crescente e as letras em ordem alfabética, atenção e memoria auditiva de curto prazo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (58.8 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com