TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo De Ficha Combinada

Ensaios: Modelo De Ficha Combinada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 3

MODELO DE FICHA COMBINADA = conteúdo + comentários.

(1) Referência (2) Tema

(3) Conteúdo do fichamento (transcrição textual, transcrição com supressão de termos, com supressão de parágrafo intermediário e/ou resumo) OBS: Fazer linha de pontinhos para parágrafos suprimidos.

USAR [...] para supressão de termos.

(4) Comentários/criticas.

(5) Observação

Data do fichamento:

Localização do livro:

Proprietário ou depositário da obra:

Outras informações.

GATTI, Bernadete Angelina. Introdução. In: _________. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Plano Editora, 2002. (Série Pesquisa em Educação, v.1). Metodologia de pesquisa

..............................................................................................................................................

Pesquisa é o ato pelo qual procuramos obter conhecimento sobre alguma coisa (p.9).

[...] num sentido mais estrito, visando a criação de um corpo de conhecimentos sobre um certo assunto, o ato de pesquisar deve apresentar certas características específicas. Não buscamos, com ele, qualquer conhecimento, mas um conhecimento que ultrapasse nosso entendimento imediato na explicação ou na compreensão da realidade que observamos (p.9).

[...] estamos fazendo pesquisa para construir o que entendemos por ciência, ou seja: tentando elaborar um conjunto estruturado de conhecimentos que nos permita compreender em profundidade aquilo que, à primeira vista, o mundo das coisas e dos homens nos revela nebulosamente ou sob uma aparência caótica (p. 10).

[...] na produção de conhecimentos, sempre temos uma margem de incerteza, mesmo que esta, em alguns casos seja de fato extremamente pequena. [...] Os conhecimentos são sempre relativamente sintetizados sob certas condições ou circunstâncias, dependendo das teorias, dos métodos, das temáticas que o pesquisador escolhe para trabalhar. Mas, essas sínteses devem ter consistência e plausibilidade (p.10).

[...] o conhecimento obtido pela pesquisa é [...] vinculado a critérios de escolha e interpretações de dados [...] (p.10).

Estes critérios têm a ver com a teoria [...], e/ou com a maneira pela qual selecionamos os dados que observamos [...], e/ou com a lógica que empregamos em todo desenvolvimento do trabalho. [...] Não há um modelo de pesquisa científica, como não há “o” método científico para o desenvolvimento da pesquisa (p.11).

.....................................................................................................................................................

[...] dado pode ser desde um conjunto de medidas bem precisas que tomamos até depoimentos, entrevistas, diálogos, discussões, observações, etc. de que nos servimos para a geração de algum conhecimento que acrescente alguma coisa à compreensão do problema que nos interessa (p.11).

......................................................................................................................................................

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com