TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo De Finchamento

Ensaios: Modelo De Finchamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/2/2015  •  751 Palavras (4 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 4

Alessandra Frota Martinez de Schueler e Ana Maria Bandeira de Mello Magaldi. Educação escolar na Primeira República: memória, história e perspectivas de pesquisa. Texto complementar 1 , da plataforma, na semana 8 p. 32 a 55.

1 – Idéias básicas:

- “educação escolar na Primeira República”.

- “institucionalização da escola primária”

- “historiografia da educação”.

- “memórias da educação republicana”.

- “implantação da forma escolar moderna”,

- “reformas educacionais”

- “escola republicana anterior às ações reformadoras”

- “relações entre família e escola”

-“estratégias de escolarização”

2 – Posicionamento crítico.

Analisando o texto “Educação escolar na Primeira República: memória, história e perspectivas de pesquisa” entendi que a educação neste período foi dividida em duas partes para analisar - lá e ambas as partes se baseavam a historiografia da educação. Historiografia esta que na primeira parte ficou conhecida como “primeiro movimento”, no qual contribuiu para tornar a história de educação sagrada, por meio de representações e diagnósticos. Assim segundo ao meu ponto de vista isso foi “meio” que um ponto negativo desses diagnósticos realizados, juntamente com o fato de a educação na época não ter comprido com o objetivo de ensinar os direitos democráticos, já que o país era uma democracia, por outro lado teve um ponto positivo, ou seja, contribuíram para tornar a Primeira República o símbolo do início/origem da educação democrática escolar no Brasil e segunda parte classificada como ‘segundo movimento’, foi à parte de reflexão, que tomou como base a historiografia da educação brasileira recente, onde as pesquisas buscam compreender a atual República no passado, através da escola primaria daquele tempo e da de hoje que é moderna, na qual a escola primaria moderna é uma escola com característica de séria, circunscrita e com espaços e tempo específicos, se tornando um lugar social da educação na infância, com cultura, pois na época da primeira república a escola primaria era nos escombros de casas velhas, com precariedade, da sujeira, da escassez e até mesmo com mofo.

Sendo assim ao que eu consegui entender pela colocação das autoras em relação a historiografia da educação, é que a historiografia vem fazendo com que haja a desqualificação e o apagamento da memória da educação imperial em relação às práticas e ações da educação e realçar a modernidade e o tempo presente da republica. Era difícil para os historiadores estudares a educação no período Imperial ou na Primeira República, pelo fato de ter tido a desigualdade e diversidade das normas e redes de ensino primário e secundário. Mas mesmo assim esses historiadores/pesquisadores procuravam novas formas de estudarem a temática educacional, como por exemplo, a cultura escolar. Outra questão que esta ligada a sexta idéia do citada acima por mim é a implantação da escola moderna

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com