TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo De Gestão

Trabalho Universitário: Modelo De Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2014  •  275 Palavras (2 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 2

1 INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO (TGA)

A Teoria Geral da Administração (TGA) é o campo do conhecimento humano que se ocupa do estudo da administração em geral, não se preocupando em que ela seja aplicada.

1.1 Organizações

Todas as instituições que compõem a sociedade moderna não vivem ao acaso. Elas precisam ser administradas. Essas instituições são chamadas organizações. Todas as organizações são constituídas de: recursos humanos e recursos não humanos, isto é, recursos físicos e materiais, recursos financeiros, recursos tecnológicos, recursos mercadológicos, entre outros. Toda produção de bens e serviços é realizada dentro de organizações.

As organizações são extremamente heterogêneas e diversificadas: de tamanhos, estruturas e objetivos diferentes. Não existem duas organizações semelhantes.

Uma mesma organização nunca é igual ao longo do tempo; ela se transforma sempre.

1.1.1 O que é uma organização

O conceito de organização é muito diversificado, dependendo não só do autor que a estuda, da época em que o autor viveu e como ele a estudou, como também dos objetivos pelos quais a organização foi concebida.

Por exemplo: para O´Brien (1994), organização é um sistema sociotécnico; para Alter (1992), as organizações são sistemas próprios, um conjunto de componentes que interagem e que operam com vistas a alcançar alguns objetivos.

Como não é nosso objetivo aprofundar o estudo das organizações nesse curso, vamos considerar a seguinte definição:

Organizações são entidades, instituições ou empresas com propósitos definidos, compostas por sistemas, processos e metodologias de trabalho, pessoas e recursos que interagem na

busca e consecução de objetivos junto à sociedade. Relembrando: as organizações são extremamente heterogêneas e diversificadas: tamanhos, estruturas e objetivos diferentes. Não existem duas organizações semelhantes.

Uma mesma organização nunca é igual ao longo do tempo; ela se transforma sempre.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com