TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo De Gestão

Trabalho Escolar: Modelo De Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 3

MODELO DE GESTÃO

A Grendene mantém o modelo de gestão com comunicação clara, ampla e objetiva. Existe um calendário anual pré-estabelecido de modo corporativo, para todas as plantas (Sobral, Fortaleza, Crato, Carlos Barbosa, Teixeira de Freitas e Farroupilha), onde constam as ações a serem desenvolvidas. Respeitando este calendário, em datas que antecedem as ações, são realizadas reuniões com os gestores das áreas que serão impactadas, ou que irão desenvolver a ação específica. O Setor de Benefícios da plantas, geralmente fica a frente destes movimentos de “brainstorm” e “briefing” para, junto com o setor de comunicação que fica em Farroupilha, definir quais peças serão utilizadas. Utilizam-se de mídias impressas nos murais e digitais nos “quiosques” eletrônicos. Comunicação para ações de Qualidade de Vida, são permanentes na empresa, ações de incentivo ao Trânsito Seguro e Grupo de Gestantes. Estas ações também acontecem de forma pontual, quando observados altos índices de absenteísmo devido a um motivo específico, como ausências por motivo de problemas odontológicos ou infecção intestinal. Assim sendo, estas ações que têm o foco na qualidade de vida do trabalhador, e também atendem um indicador de qualidade da empresa.

A comunicação entre líder e liderados é realizada de forma hierarquizada, mas não inacessível. O colaborador que atua no “chão da fábrica”, pode sim, quando e se necessário, entrar em contato com o Gerente da Unidade Fabril. Mas em decorrência de um quadro ativo muito grande, aproximadamente 24 mil colaboradores, as demandas são canalizadas de acordo com as alçadas e autonomias na tomada de decisão na chefia imediata. Os conflitos ocorrem, e até entendemos como fator importante para o crescimento da organização, principalmente quando as partes agem com ética e transparência.

O colaborador da Grendene, independente de seu nível hierárquico, quando implementa um projeto, ou tem uma ideia que gere ampliação dos lucros, redução do tempo e este é aplicado, recebe um reconhecimento financeiro/premiação pelo projeto. No mês de dezembro, acontece durante toda uma semana oque foi intitulado como Semana do Reconhecimento; os colaboradores recebem de seus gestores, manifestações públicas de respeito e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido no decorrer do ano. A cultura de reconhecimento tem se consolidado e não somente nesta semana específica, os líderes são estimulados a realizarem feed-back pontuais e baseado em fatos, que comprovem e inspirem a evolução de cada colaborador. Favorecendo assim, o clima da organização que permanece ao longo do ano.

CONFLITOS / SITUAÇÕES PROBLEMAS IDENTIFICADAS

Percebemos na Grendene, como em toda empresa de grande porte, a existência de algumas problemáticas na gestão de busca por resultados. Dentre eles, podemos citar a dificuldade de contratação de mão-de-obra qualificada para ocupar alguns cargos estratégicos. Comprometendo assim a fluidez da operacionalização das demandas. Diante de tal situação, entendemos que se faz necessário a implantação de modelos qualificação interna para preparar profissionais do mercado para assumir estes postos de trabalho. Faz-se necessário um acompanhamento mais de perto dos colaboradores que entram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com