TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo De Projeto

Ensaios: Modelo De Projeto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2013  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 2

PLANO DE AULA

1)Título da Aula.

2)Tempo necessário.

3) Etapa de Ensino:

Ensino Fundamental

4) Ano ou Série da Etapa de Ensino:

5) Objetivos da aula:

Para que ensinar e aprender? Os objetivos devem ser elaborados visando ao desenvolvimento de capacidades nos alunos ao longo ou após a aula. As capacidades devem ser relacionadas ao pensar, sentir e agir.

6) Conteúdo:

O que ensinar e aprender? Os conteúdos são os saberes a serem trabalhados. Devem ser vistos como meio para que os alunos desenvolvam as capacidades que lhes permitam produzir e usufruir dos bens culturais, sociais e econômicos (BRASIL, 1997).

Observação: sempre articular os conteúdos com os objetivos.

7) Metodologia:

Como a aula será desenvolvida e como os conteúdos serão trabalhados para que os alunos possam compreendê-los. A metodologia que vai utilizar. Aula dialogada, estudo do Meio, aula expositiva, trabalho em grupo, pesquisa.

8) Recursos/ Materiais:

Com o que ensinar e aprender? Como por exemplo: giz, lousa, papel, cola, tesoura, vídeo, datashow, laboratórios, quadras, passeio etc.

9) Bibliografia:

Quais livros, revistas, vídeos, sites, você utilizou para elaborar esta aula?

10) Avaliação:

De acordo com Brasil (1997, p. 52), a avaliação não deve se restringir ao julgamento sobre sucessos ou fracassos do aluno. Deve ser compreendida como um conjunto de atuações que tem a função de alimentar, sustentar e orientar a intervenção pedagógica. Acontece contínua e sistematicamente por meio da interpretação qualitativa do conhecimento construído pelo aluno. Possibilita conhecer o quanto ele se aproxima ou não da expectativa de aprendizagem que o professor tem em determinados momentos da escolaridade, em função da intervenção pedagógica realizada. Portanto, a avaliação das aprendizagens só pode acontecer se forem relacionadas com as oportunidades oferecidas, isto é, analisando a adequação das situações didáticas propostas aos conhecimentos prévios dos alunos e aos desafios que estão em condições de enfrentar. A avaliação subsidia o professor com elementos para uma reflexão contínua sobre a sua prática, sobre a criação de novos instrumentos de trabalho e a retomada de aspectos que devem ser revistos, ajustados ou reconhecidos como adequados para o processo de aprendizagem individual ou de todo grupo. Para o aluno, é o instrumento de tomada de consciência de suas conquistas, dificuldades e possibilidades para reorganização de seu investimento na tarefa de aprender. Para a escola, possibilita definir prioridades e localizar quais aspectos das ações educacionais demandam maior apoio.

11) Referências Bibliográficas:

Utilizada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com