TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo De Ética

Tese: Modelo De Ética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  Tese  •  292 Palavras (2 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 2

Modelo de Gestão da Ética

Certo Monarca, querendo marcar seu governo com grandes realizações, procurou o maior de todos os sábios para que lhe indicasse uma diretriz e ouviu apenas umaresposta: Adote como bandeira a Ética. Confuso, convocou seus principais conselheiros para que lhe explicassem o que seria a Ética como programa de governo e ouviu de cada um uma definição diferente:• Para o primeiro, ética é segurança, pois sem o combate à corrupção e à violência não haverá paz e, portanto, não haverá governo.

• Para o 2º, Ética é saúde, pois um povo doente e enfraquecido nãoterá disposição e, portanto, não haverá governo.

• Para o 3º, Ética é Educação, pois sem um povo educado, alfabetizado e orientado não haverá "Cultura" e, portanto, não haverá governo.

• Para o 4º,Ética é Espiritualidade, pois sem os valores da alma, sem a visão da transcendência, não terá percepção do futuro e não haverá governo.

• Apresentou-se, então, o último conselheiro que disse oseguinte: "ética é gestão corporificada em duas condições essenciais: a Estratégia e a Competência. Só com elas haverá governo, pois estão preservados os bens maiores de uma administração eficaz: justiçasocial, liberdade e paz. Segurança, saúde, educação e espiritualidade apontadas por meus companheiros são consequências naturais.

Esta fabula tem por objetivo nos mostrar que "todo empreendimento,qualquer iniciativa, fundamentada na ética, tem seu êxito condicionado à Estratégia e à Competência, que se definem em um Modelo de Gestão" (p. 120). Sem estratégia, o que se constata é a falta deliderança e de equipes integradas, um quadro de visões individualistas e de conflitos predatórios. Por mais moderna que aparente ser, uma gestão pública ou empresarial será decadente quando apresentar:incompetência, falta de estratégia, liderança medíocre, equipes desintegradas, valores culturais indefinidos, pois, são indicativos da falta de um modelo de Gestão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com