TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo Desaffio

Casos: Modelo Desaffio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  847 Palavras (4 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE CAXIAS DO SUL

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

RODRIGO LUIS COELLI 7377575208

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS DE ECONOMIA DE TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

TUTOR EaD: Cintia Galeni

CAXIAS DO SUL / RS

2013

INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir trata-se das competências e habilidades necessárias para o plano de sucessão à indústria de bebidas Pira. As competências e habilidades vêm se tornando cada vez mais importantes para que o gestor possa atuar com desenvoltura e desempenho, tornando-se um diferencial competitivo para o alcance dos objetivos das organizações.

DESENVOLVIMENTO

A equipe de consultoria contatada, pela Indústria de Bebidas Pira, realizou o diagnóstico gerencial da empresa e, a partir das competências e habilidades diagnosticadas de Paulo e Iran, ilustradas na tabela 1, apresentamos o plano de sucessão para a Indústria de Bebidas Pira.

Tabela 1 Paulo Iran

Habilidades de relacionamento 15% 17%

Habilidades de liderança 14% 16%

Habilidade de processamento da informação 20% 13%

Habilidade de tomar decisões 25% 20%

Habilidade de alocação de recursos 10% 17%

Habilidade de empreendedor 6% 20%

Habilidade de introspecção 10% 11%

Legenda: Indicador de competências e habilidades medidas por porcentagem

Habilidades são competências que determinam o grau de sucesso ou eficácia do gerente no cargo e na organização. Isso mostra que, Na tabela 1, observamos que no geral, Iran obteve mais destaque que Paulo, então, dentre as competências dos irmãos, a habilidade de criar uma rede de contatos, ter uma boa comunicação formal e informal, saber negociar e ter um perfil político pode ser de grande valia para a estabilidade e prosperação da empresa e com seus colaboradores.

Para assumir efetivamente o cargo de seu pai, Dr. João, Iran terá que aprimorar sua habilidade de liderança, pois achamos que ainda há uma deficiência nesta habilidade tão importante para a realização das tarefas que envolvem a equipe de colaboradores. Para ajudar Iran nesse processo, vamos dar a ele o curso “criando gerentes comunicadores” da ABERJE. Este curso oferece a oportunidade de refletir o papel da comunicação dos líderes, além de estimular para a mudança de hábitos e atitudes. Outra deficiência de Iran está relacionada à habilidade de introspecção, que se refere à capacidade de reflexão e autoanálise. Para estimular Iran a entender seu cargo e seu impacto sobre a empresa, mostramos um artigo do site “portal da educação” de 20 de outubro de 2012, que fala sobre como administrar uma pequena empresa passo a passo.

Já para Paulo, optamos por deixa-lo na Gerência de Produção. Mas para isso, terá que superar sua deficiência de alocação de recursos, para que possa ter segurança no momento de decidir à quais projetos alocar seus colaboradores. Para isso apresentamos a ele, um material complementar que pode ajudar guiar Paulo, nessa parte da administração da empresa; “como obter o máximo de outras pessoas”, é o texto da Profª Marinalva Silva (Marina) que tem experiência nas áreas de Psicologia e Educação, com ênfase em desenvolvimento humano e organizacional, gestão de pessoas, saúde e qualidade de vida no trabalho.

De maneira geral, as organizações têm necessariamente de se adaptarem as constantes mudanças do mercado, o que é verdade também para a empresa familiar do Dr. João, a Indústria de Bebidas Pira. Dessa forma além de uma boa relação entre os irmãos Paulo e Iran, a Indústria de Bebidas Pira, precisa estabelecer uma organização sólida e harmoniosa para seus colaboradores.

Paulo será o novo Gerente de Produção e como tal, sua responsabilidade será de assegurar o cumprimento das metas de produção dentro dos padrões de qualidade, quantidade, custos e prazos estabelecidos pela empresa. Já a Iran, como novo Diretor Geral, deverá tomar decisões, estabelecer metas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com