TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo PTAM

Casos: Modelo PTAM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2015  •  8.911 Palavras (36 Páginas)  •  1.836 Visualizações

Página 1 de 36

PARECER TÉCNICO

DE AVALIAÇÃO MERCADOLÓGICA

Imóvel Avaliando: O apartamento à Av. X, Qd 1310, apto. 302, Guará, município de Brasília/DF

Finalidade do Parecer: Determinação do valor de mercado do imóvel avaliando para fins de comercialização

Interessado: Carlos da Silva

Fulano de Tal

Corretor de Imóveis

Creci n° 0001 - 0ª Região (Brasil)

Av. X, Ed. dos Fulanos, Sala 1, Brasil, BR

Fone: 00-0000-0000 - E-mail: fulanodetal@ptam.com.br

Brasília/DF, 30 de janeiro de 2009

Ilmo. Sr. Carlos da Silva

Fulano de Tal, Corretor de Imóveis com registro no CRECI da 0ª Região (Brasil) sob o nº 0001, domiciliado à Av. X, Ed. dos Fulanos, Sala 1, Brasília, DF, na qualidade de Avaliador Imobiliário contratado por V.Sª, vem apresentar-lhe o presente Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica.

PARECER TÉCNICO DE AVALIAÇÃO MERCADOLÓGICA

FINALIDADE

A finalidade do presente parecer é determinação do valor de mercado do imóvel avaliando para fins de comercialização.

Este parecer está em conformidade com o disposto no art. 3º da Lei 6.530, de 12 de maio de 1978 (D.O.U. de 15/05/1978), que regulamenta a profissão de Corretor de Imóveis, e com as Resoluções do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI) nºs 957, de 22 de maio de 2006 (D.O.U. de 26/06/2006), e 1.066, de 22 de novembro de 2007 (D.O.U. de 29/11/2007), que dispõem sobre a competência do Corretor de Imóveis para a elaboração de Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica e regulamentam a sua forma de elaboração.

IMÓVEL AVALIANDO

O imóvel avaliando, de propriedade de Luis Borges, está localizado à Av. X, Qd 1310, apto. 302, Guará, município de Brasília/DF, e encontra-se registrado sob a matrícula de nº 98.765 (1° Ofício de Registro de Imóveis do DF), nos seguintes termos:

“O apartamento número 302 do Edíficio Solar do Planalto, na Quadra 1310 da Rua X, localizado no terceiro pavimento ou terceiro andar, de frente para a Rua X, ocupando a metade esquerda da largura do terceiro pavimento, constituído de sala de estar com sacada, circulação, dois quartos, lavabo, banheiro, cozinha, área de serviço com tanque, dormitório de empregada e banheiro auxiliar, com área real total de 123,3592m2, área real privativa de 70,1247m2, área de uso comum de 53,2345m2, correspondendo-lhe a fração ideal de 0,1035 do terreno e das demais coisas de uso comum e fim proveitoso do edifício. O terreno medindo 26,20m de frente, ao leste, à Rua X, por 56,80m de extensão da frente ao fundo, a entestar com terreno de Josué de Souza, com o qual também se divide por ambos os lados.”.

VISTORIA

A vistoria do imóvel avaliando foi realizada no dia 02/01/2009.

Trata-se de um apartamento, com área total de 123,35 m2, nascente, de padrão construtivo médio, em estado de conservação que podemos caracterizar como regular.

A edificação na qual o imóvel avaliando está localizado é constituída de 4 pavimentos, playground, estacionamento descoberto com 1 vaga. O apartamento possui 1 sala de estar, 1 banheiro social, 1 lavabo, 1 cozinha, 1 área de serviço, 1 quarto de empregada, 1 banheiro auxiliar, 2 quartos.

A taxa de condomínio é de R$ 530,00 mensais.

A vizinhança do imóvel avaliando é caracterizada por possuir rede de abastecimento de água, rede de energia elétrica, iluminação pública, rede de esgoto, rede telefônica, linhas de transporte público, serviço de coleta de lixo, TV a cabo, pavimentação.

Atualmente o imóvel encontra-se vazio.

A vistoria do imóvel não revelou observações dignas de nota.

O Relatório Fotográfico da vistoria encontra-se no Anexo 1.

CONTEXTO URBANO

O imóvel avaliando localiza-se em bairro dotado de boa infra-estrutura básica (água, rede de esgoto, energia elétrica, telefone, coleta de lixo, transporte coletivo), escolas de ensino fundamental e médio, supermercado, centro comercial, agência de correios, banco, posto de combustíveis e praça de esportes.

ANÁLISE MERCADOLÓGICA

Conforme informações de imobiliárias que atuam no bairro, é constante a procura por imóveis semelhantes ao avaliando, o que viabiliza a sua comercialização em curto espaço de tempo.

METODOLOGIA UTILIZADA

Para a realização do presente trabalho utilizou-se o Método Comparativo Direto de Dados de Mercado, que permite a determinação do valor levando em consideração as diversas tendências e flutuações do Mercado Imobiliário, normalmente diferentes das flutuações e tendências de outros ramos da economia, sendo por isso o mais recomendado e utilizado para a avaliação de imóveis.

Neste método, a determinação do valor do imóvel avaliando resulta da comparação deste com outros de natureza e características intrínsecas e extrínsecas semelhantes, a partir de dados pesquisados no mercado. As características e os atributos dos dados obtidos são ponderados por meio de técnicas de homogeneização normatizadas.

PESQUISA DE MERCADO

A pesquisa de mercado permitiu a obtenção de 10 (dez) imóveis com características intrínsecas e extrínsecas semelhantes ao avaliando, enumerados a seguir, cujas características encontram-se detalhadamente descritas no Anexo 2:

+--+-------------------------+-------+-----+----+------------+---------------+------------+

|Nº| Bairro |Quartos|Idade|Vida| Área Total | Valor | R$/m2 |

|

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.8 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com