TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo Projeto Integrador

Por:   •  18/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.303 Palavras (10 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

PRÓ-REITORIA DE ENSINO

DIRETORIA DE ENSINO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DO PIAUÍ – CAMPUS PIRIPIRI

CURSO TECNÓLOGO EM DESIGN DE MODA

PROJETO INTEGRADOR I



TEMA: “ARTE E CULTURA DE PIRIPIRI NA MODA”

TÍTULO DO ARTIGO: EMPREENDEDORISMO FEMININO NO SEGMENTO DE MODA: ALBETIZA FLORES, A COCO CHANEL DE PIRIPIRI-PI.



EQUIPE:

AARÃO NASCIMENTO ARÊA

  ANDRESSA MARIA NASCIMENTO DOS SANTOS

  ÉRICA RAFAELE DE SOUZA OLIVEIRA

    PALOMA LAIANE MARQUES CARVALHO

ORIENTADOR(A): MIKAELLE RAULINO BARROSO

PIRIPIRI – PI

JANEIRO- 2019

[pic 2]

EMPREENDEDORISMO FEMININO NO SEGMENTO DE MODA: ALBETIZA FLORES, A COCO CHANEL DE PIRIPIRI-PI.

Aarão Nascimento Arêa

Andressa Maria Nascimento dos Santos  

Erica Rafaele de Souza Oliveira

Paloma Laiane Marques Carvalho

Orientadora: Mikaelle Raulino Barroso

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo conhecer as características do empreendedorismo feminino, relacionado ao segmento de moda na cidade de Piripiri-PI, tendo como referência, de forma aprofundada, as experiências e estratégias utilizadas por Albetiza Matias das Flores, uma das personagens mais importantes no cenário da confecção de moda, criação e costura na cidade desde o final da década 70. Em seguida desenvolver uma oficina acerca das principais técnicas de marketing e empreendedorismo, voltada ao público feminino, a fim de dar maior visibilidade à mulher no mercado empreendedor da cidade de Piripiri-PI, mostrando técnicas para o aperfeiçoamento e promoção da mulher enquanto empreendedora¸ tendo como foco a luta, valorização e reconhecimento da mulher no campo dos negócios. Para o alcance de tal propósito foi necessário realizar levantamento de informações sobre as características empreendedoras e a participação da mulher no mercado empreendedor de criação e costura, elaborar e aplicar um questionário com a artista Albetiza Flores e desenvolver e executar uma oficina sobre o Marketing no Empreendedorismo feminino no IFPI-Campus Piripiri-PI.

Palavras-chave: Moda, empreendedorismo, empreendedorismo feminino, feminismo.

Abstract

The present work aims to know the characteristics of female entrepreneurship, related to the fashion segment in the city of Piripiri-PI, having as a reference, in depth, the experiences and strategies used by Albetiza Matias das Flores, one of the most important personages in the creation of fashion, sewing and sewing in the city since the end of the 70's. Then, a workshop on the main marketing and entrepreneurship techniques, aimed at the female audience, in order to give greater visibility to women in the city's entrepreneurial market of Piripiri-PI, showing techniques for the improvement and promotion of women as entrepreneurs¸ focusing on the struggle, valorization and recognition of women in the field of business. To achieve this purpose, it was necessary to survey information on the entrepreneurial characteristics and the participation of women in the entrepreneurial market of creation and sewing, to elaborate and apply a questionnaire with the artist Albetiza Flores and to develop and execute a workshop on Marketing in Entrepreneurship in the IFPI-Campus Piripiri-PI.

Keywords: Fashion, entrepreneurship, female entrepreneurship, feminism.

 

1. Introdução

O presente trabalho tem como proposta conhecer as características do empreendedorismo feminino relacionado ao segmento de moda na cidade de Piripiri-PI. Em seguida desenvolver uma oficina acerca das principais técnicas de marketing e empreendedorismo, voltada ao público feminino, a fim de dar maior visibilidade à mulher no mercado empreendedor da cidade de Piripiri-PI, tendo como referência as experiências e estratégias utilizadas por Albetiza Matias das Flores, uma das personagens importantes no cenário da confecção de moda, criação e costura na cidade desde o final da década 70. Além do Projeto Integrador II (PI2), serão utilizados de forma interdisciplinar as matérias: Empreendedorismo, História da Moda e Marketing.

O projeto tem como objetivo conhecer as características do empreendedorismo feminino relacionado ao segmento de moda na cidade de Piripiri-PI. Para o alcance de tal propósito foi necessário realizar levantamento de informações sobre as características empreendedoras e a participação da mulher no mercado empreendedor de criação e costura, além de elaborar e aplicar entrevista com a artista Albetiza Flores e desenvolver e executar uma oficina sobre o Marketing no Empreendedorismo feminino no IFPI-Campus Piripiri.

No que diz respeito a importância desse trabalho numa abordagem social, justifica-se pelo expressivo avanço do empoderamento das mulheres, de uma inclusão social e profissional das mesmas, uma vez que a capacidade e aquisição de escolhas estratégicas pelas mulheres eram antes negadas. Quanto a contribuição acadêmica, se deve pelo entrelaçamento de informações sobre os temas Empreendedorismo feminino, Moda e Marketing, instigando saberes e compreensão acerca da valorização da mulher Piripiriense como empreendedora no âmbito da moda. Através das experiências vivenciadas por Albetiza Flores, busca-se através da oficina “TÉCNICAS DE MARKETING PARA O EMPREENDEDORISMO FEMININO”, relacionar tais experiências às estratégias de marketing utilizadas atualmente, para obter sucesso no âmbito empreendedor. É importante salientar o envolvimento da assistência técnica, no que diz respeito à transmissão de conhecimentos e habilidades no âmbito profissional, por meio de cursos, oficinas e treinamentos, como enfatiza Jonathan (2011).

2. A mulher no âmbito empreendedor

A mulher vem se tornando cada vez mais atuante no mercado de trabalho, principalmente quando falamos na mulher como empreendedora e proprietária do seu negócio, antes a mulher era vista somente como aquela que era responsável pelas atividades no ambiente familiar e doméstico, mas durante o decorrer da história as mulheres passaram a assumir novas tarefas.

Essas mudanças se deram a vários fatores históricos, como por exemplo, a Revolução Industrial que começou a modificar lentamente esse quadro. O número de mulheres empregadas aumentou significativamente, trazendo a mulher para trabalho fabril quando o aumento da produtividade era necessário, porém, apesar disso tanto a jornada de trabalho quanto os salários eram muito desiguais. Ainda no século XIX iniciaram-se algumas reivindicações sobre direitos trabalhistas, igualdade de jornada de trabalho, dentre outros. Com a crescente industrialização, as mulheres empregam-se como assalariadas nas indústrias e oficinas, mas sem abandonar seus lares e suas funções, começam a sim a ter uma dupla jornada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (130.2 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com