TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo Relatório Física

Por:   •  4/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.047 Palavras (5 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 5

Escreva aqui um título que identifique o(s) experimento(s) desenvolvido(s) nessa atividade

Autor A1, Autor B1, Autor C2 e Autor D3

1 Engenharia de Alguma Coisa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

2 Engenharia de Outra Coisa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

3 Bacharelado em Alguma Coisa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

 

        Quando dois ou mais autores forem do mesmo curso, não é necessário repetir o endereço, basta utilizar o mesmo índice. Escreva um pequeno resumo, duas ou três linhas apenas, mostrando os resultados principais do que foi feito e alguma conclusão se tiver. Por exemplo, quando forem feitas medidas experimentais de algo para o qual existe uma previsão teórica, mostre a comparação entre esses dados e diga se os resultados obtidos estão dentro do esperado ou não e porquê. É importante mencionar dados concretos, inclusive com números.

 

INTRODUÇÃO

        Explique qual a teoria por trás dos fenômenos observados, incluindo equações e dados importantes. Não se estenda demais, seja breve e objetivo. Utilize não mais que uma página para a introdução.

        Sempre que você utilizar informações descobertas por outra pessoa, você tem que mencionar a fonte de onde essa informação foi extraída [1]. Ao longo do texto, você pode utilizar um número dentro de colchetes, e ao final do relatório você deve apresentar uma lista com as referências. Veja o exemplo no final desse relatório modelo. Você pode incluir quantas referências quiser, pode ser de livros [2], sites da internet [3] ou outras fontes confiáveis. Não é necessário seguir as regras da ABNT para a bibliografia, você pode utilizar como exemplo o formato deste relatório modelo ou o que for mais conveniente, desde que seja compreensível.

APARATO EXPERIMENTAL

        Explique como o experimento foi feito, qual o material utilizado, como ele foi montado. Faça um desenho esquemático se conveniente, mostrando os detalhes do aparato experimental utilizado, e a relevância dos parâmetros escolhidos (distância e posição dos objetos, por exemplo). Você deve descrever o que fez com detalhes suficientes para outra pessoa poder repetir o experimento (e obter os mesmos resultados).

[pic 1]

Figura 1 – Exemplo de figura mostrando o aparato experimental utilizado.

RESULTADOS

        Apresente aqui os resultados obtidos. Se forem feitas muitas medidas, é conveniente coloca-las numa tabela e apresentar um valor médio com incerteza. Os gráficos podem ser feitos em qualquer programa e salvos como figura para serem inseridos aqui. As tabelas também, podem ser de qualquer formato desde que mostrem os dados, suas unidades e outras informações importantes. [pic 2]

Tabela 1 – Legenda descrevendo o que se lê na tabela abaixo.

[pic 3]

        Depois de feitas as medidas e descrito como elas foram obtidas, a parte mais importante é a análise dos resultados. Isso é feito no próximo item.

DISCUSSÃO

        Faça uma análise detalhada dos resultados obtidos, faça uma estimativa da incerteza experimental.

        Relate os detalhes relevantes, a dificuldade em obter uma medida, a reprodutibilidade, o que você realmente vivenciou ao desenvolver o experimento. Faça uma análise para ver se os resultados obtidos coincidem com as previsões teóricas, caso isso não aconteça, explique as possíveis razões. O que poderia ter sido feito diferente para melhorar os resultados.

        Escreva o necessário. Não é o tamanho do texto que importa, mas a qualidade das informações. Mesmo que os resultados sejam diferentes do que você esperava, ainda assim é possível fazer uma análise interessante e proveitosa. Faça gráficos quando possível, e não esqueça as informações relevantes como nome dos eixos e unidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (218.3 Kb)   docx (99.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com