TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de Liderança

Por:   •  6/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  14.646 Palavras (59 Páginas)  •  782 Visualizações

Página 1 de 59

MODELO DE LIDERANÇA

MÓDULO 1 - INTRODUÇÃO E ABORDAGENS SOBRE A LIDERANÇA

É comum as pessoas confundirem os termos liderança e administração. Analise as afirmativas abaixo e julgue-as se dizem respeito a definição de administração (A) ou a liderança (L). Em seguida, escolha a alternativa que demonstre a seqüência escolhida por você.

 

        I.          É a capacidade de influenciar pessoas para alcançarem as metas.

      II.           Coordena a organização e fornece recursos humanos, tecnológicos, materiais e financeiros para implementação da visão e da estratégia.

    III.            Podem surgir naturalmente dentro de um grupo ou serem indicados formalmente pela organização.

    IV.           Estabelece direções através do desenvolvimento de uma visão de futuro.

      V.          Surgem apenas se indicados formalmente pela organização.

A[pic 1]

a)     [pic 2]I (L) – II (A) – III (L) - IV (L) – V (A)

B[pic 3]

a)      I (A) – II (A) – III (L) - IV (L) – V (A)

C[pic 4]

a)      I (L) – II (A) – III (L) - IV (A) – V (A)

D[pic 5]

a)      I (L) – II (A) – III (A) -IV (L) – V (A)

E[pic 6]

a)      I (L) – II (A) – III (L) - IV (L) – V (L)

 Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: A.

Segundo James Hunter em seu livro O Monge e o Executivo, (...)” a liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum”. Considerando esse contexto, podemos afirmar que:

A[pic 7]

Habilidade é uma capacidade que pode ser aprendida e desenvolvida, ou seja, apenas com treinamento e esforço qualquer pessoa pode vir a se tornar um líder de sucesso.

B[pic 8]

Além de treinamento e esforço, para ser um líder de sucesso, é necessário possuir as qualidades: determinação, auto-motivação, ética e responsabilidade.

C[pic 9]

Um líder que possua a competência de influenciar pessoas consegue que a equipe faça com entusiasmo o que é determinado por ele.

D[pic 10]

Para liderar com eficácia basta que o líder conheça a missão e a visão da empresa, sendo desnecessário que as comunique ao grupo.

E[pic 11]

Para que a equipe trabalhe de forma entusiástica o líder precisa fazer constantemente churrascos e festas em sua casa para toda a equipe.

 Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: C.

Muitos autores e estudiosos tem o interesse em caracterizar o comportamento dos líderes eficazes. Isso acontece porque as Organizações não existem sem pessoas que detenham poder e algum tipo de autoridade formal. Porém nem todos que possuem poder são líderes de verdade. Sendo assim, assinale a alternativa correta:

A[pic 12]

Para uma pessoa ter autoridade perante sua equipe necessita ser nomeado pela empresa para a qual trabalha com um mandato de cinco anos.

B[pic 13]

Autoridade é sinônimo de poder e é a faculdade de forçar, coagir alguém a fazer sua vontade por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não fazer.

C[pic 14]

A autoridade pode ser dada, comprada ou tomada enquanto o poder diz respeito ao que o líder é como pessoa e o quanto influencia o grupo com seu comportamento e idéias.

D[pic 15]

O líder deve exercer seu poder sobre a equipe, pois seu cargo assim o permite e ninguém pode questioná-lo.

E[pic 16]

O poder diz respeito ao cargo concedido pela empresa e a autoridade está ligada ao poder pessoal do líder, independente do cargo que ocupa.

 Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: E.

Com o passar dos anos tornou-se evidente que a Teoria dos Traços não era capaz de explicar o que causava a liderança efetiva, por isso a atenção transferiu-se para o estudo do comportamento dos líderes. A abordagem comportamental supõe que os líderes não são inatos, mas desenvolvidos. Nesta abordagem há algumas implicações importantes. Assinale a alternativa abaixo que descreve tais implicações:

A[pic 17]

O enfoque da abordagem comportamental é sobre como os líderes influenciam as pessoas e não como atingem resultados.

B[pic 18]

Esta abordagem supõe que o líder é orientado para o empregado, dando pouca ou nenhuma importância à tarefa ou situação.

C[pic 19]

 [pic 20]Os estudos da Universidade de Michigan de Lickert pesquisaram sobre esta abordagem e concluíram que os supervisores que praticavam supervisão geral e eram centrados nos empregados tinham moral mais elevado e maior produtividade do que os que praticavam supervisão próxima e eram centrados nas tarefas.

D[pic 21]

Esta abordagem dá ênfase à liderança que acredita que as pessoas são preguiçosas e que por isso necessitam de supervisão próxima e constante, sem permissão à tomada de decisão.

E[pic 22]

As pesquisas e as teorias comportamentais mais populares são os estudos de Kurt Lewin, McGregor, Peter Drucker e Stephen Covey.

 Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: C.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (87.9 Kb)   pdf (546.9 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 58 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com