TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de gestão

Projeto de pesquisa: Modelo de gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.777 Palavras (12 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 12

APRESENTAÇÃO

Este projeto tem como objetivo básico a identificação dos pontos fracos e fortes da organização, por meio dele é possível verificar a existência de problemas ou disfunções que estão afetando os seus resultados, bem como, fornecer indicadores para ações interventivas e soluções estratégicas (OLIVEIRA, 2002).

Objetiva-se por meio deste relatório fornecer à direção da organização informações sobre sua realidade e seu atual modelo de gestão, para que seus pontos fortes possam ser maximizados e suas falhas corrigidas, antes que venham comprometer o alcance de seus objetivos.

Serão coletados dados e informações através de quatro técnicas de coleta de dados que são: Análise Documental, Entrevista, Observação direta e Formulários. Estes processos de coleta de dados contou-se com a colaboração de todos os níveis hieráquicos no departamento de perdas assim compondo esta pesquisa, somente para efeito de laboratório acadêmico.

Neste projeto constam a justificativa, formulação do problema, os seus objetivos, a fundamentação teórica do tema abordado, a caracterização do objeto de estudo, a metodologia aplicada e a proposta de solução.

Encerra-se este projeto de Pesquisa Científica com um cronograma que mostra a realização das atividades em suas respectivas datas em projeção ao cumprimento dos critérios técnicos para o cumprimento e execução da apresentação do projeto.

1 JUSTIFICATIVA

No mundo atual, discutem-se os desafios que as transformações socioeconômicas impõem ao futuro da área financeira. Porém, observa-se que a preocupação não é, apenas, a de interpretar e atender novas necessidades de usuários tradicionais, como investidores e administradores, mas também a de identificar e satisfazer outros agentes interessados em informações de natureza financeira.

Por isso, consideramos oportuno procurar identificar os novos cenários e definir as tendências que se delineiam sobre as perdas e riscos, a fim de que os sistemas atuais se ajustem previamente, sobretudo no que se refere aos seguintes aspectos: Mapeamento, Revisão e implementação dos processos geradores, Criação e monitoramento dos indicadores de perdas, Realização aos processos internos, avaliação de investimento em tecnologias e Realização de auditoria preventivas nos processos geradores de perdas.

Assim como as empresas precisam de flexibilidade e agilidade para sobreviver em ambientes altamente competitivos, entende-se que as perdas financeiras também precisarão evoluir e seguir, aproximando-se mais do usuário para se adaptar rapidamente às suas necessidades, sob pena de perder a utilidade e a própria razão de existir. Afinal de contas, por mais lapidada que seja uma análise financeira, ela não possui um valor intrínseco; ao contrário, sua utilidade é sempre uma variável dependente da contribuição que ela possa oferecer aos usuários, enquanto instrumento de apoio ao processo decisório.

Portanto, uma das principais motivações deste trabalho é contribuir para demonstrar que, as Perdas Financeiras se encontram numa rota de desafios e evolução, buscando oferecer subsídios para que ele seja racional em suas decisões econômicas.

Este projeto tem relevância, pois demonstra que no mercado altamente competitivo, as empresas/organizações necessitam implementar ou investir em ferramentas que solucionem os problemas acerca da área de finanças gerando assim credibilidade e confiabilidade no mercado.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICO

Aprende-se ao tema proposto onde esclarece a dificuldade específica com a qual se defronta e que se pretende resolver por intermédio da pesquisa, pois, “problema é uma questão não resolvida, é algo para o qual se vai buscar respostas, via pesquisa”. (VERGARA, 2006, p. 21)

Para a empresa estar firme no mercado precisa estudar para obter informações relativas as suas perdas financeiras a fim de traçar suas estratégias e ganhar vantagem competitiva.

De acordo com Roesch (1999, p. 91):

Um problema pode ser definido tanto a partir da observação, como da teoria, ou ainda de um método que se queira testar. No contexto de um projeto de pratica de profissional, um problema é uma situação não resolvida, mais também pode ser a identificação de oportunidade até então não percebida pela organização.

Diante disso, obteve-se a base grande conhecimento de expansão para ligar o conceito deste assunto tão bem definido para conhecimento dos gestores que estão afrente de suas empresas.

Com as informações coletadas nas pesquisas realizadas, logo encontram-se problemas, do qual é necessário uma verificação mais profunda. Segundo Furasté (2005, p. 33), “objetivo é a definição, com precisão e clareza, das metas, propósitos e resultados concretos a que se pretende chegar”.

Com o desenvolvimento deste artigo, é relevante mostrar a importância da realização de investimentos no departamento de Prevenção de perdas para o crescimento da empresa.

Os modelos replicáveis, criados por Chris Zook (2012), são típicos

exemplos destes estudos, que contribuem com a sociedade empresarial no que

tange a eficácia da gestão das organizações. Este método de replicar estratégias

vem adquirindo um número cada vez maior de profissionais que se interessam em

estudar e debater suas vantagens e utilidades.

Ao conhecemos as causas profundas das perdas patrimonial e financeira, obtivemos um grande conhecimento relevante sobre a base contábil desse prejuízo.

A constante aceleração da competitividade dos mercados compreende conceitos como qualidade, tempestividade e inovação, desafiando, sobretudo, a cultura e a estrutura das organizações. As mudanças requeridas pela competitividade introduzem uma série de iniciativas internas com motivações externas, dessa forma, todo o processo de mudança impacta tanto nas relações contratuais externas da empresa quanto nas suas relações internas, demandando melhores práticas de gestão, as quais dão nova forma à organização a cada novo ciclo.

Segundo Carvalho Jr. e Rocha (2008) “a Contabilidade, enquanto ciência, busca a adaptação a estas mudanças, evoluindo e assumindo pressupostos multidisciplinares para melhor auxiliar no processo organizacional”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com