TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de gestão das educações

Por:   •  28/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.770 Palavras (12 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Débora de Souza Gonçalves Boechard

MODELO DE GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES

[pic 3]

Cachoeiro de Itapemirim

2013

Débora de Souza Gonçalves Boechard

MODELO DE GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES

Trabalho apresentado à UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, na disciplina Atividades Interdisciplinares do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos.

Professores: Joenice L. D. Santos, Ulysses Januzzi, Elisete Alice Zamnpronio de Oliveira, Márcia Bastos, Henry Nonaka.

[pic 4]Cachoeiro de Itapemirim

2013


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        DESENVOLVIMENTO        

3.        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


  1.  INTRODUÇÃO

        

Muitos são os desafios dos gestores de Recursos Humanos em um ambiente dinâmico e competitivo repleto de variações de perfis e preferências, tanto das organizações como dos profissionais que se lançam no mercado de trabalho.

        Empregabilidade, habilidades, competência, atitudes, conhecimentos, dentre outros, são termos que circundam o universo das relações de trabalho. Como lidar de forma coerente, ética e responsável com a necessidade de conjugar todos esses desafios? Somente através de interdisciplinaridade.

O gestor de RH tem o papel de associar os diversos conhecimentos para subtrair resultados e atender expectativas. Nesse contexto é fundamental integrar as diversas disciplinas, em especial aquelas que compõem o portfolio desse semestre: Economia e Modelo de Gestão, Tecnologia e Desenvolvimento Humano, Relações Interpessoais e Ética, Política e Sociedade. O objetivo é evidenciar a interdependência e integração dessas disciplinas na formação dos gestores de RH.


  1. DESENVOLVIMENTO

Primeiro desafio

A empresa objeto de estudo, é a Viação Real Ita Ltda que atua no mercado de transporte coletivo intermunicipal em Cachoeiro de Itapemirim - ES.

Cachoeiro de Itapemirim situa-se na zona fisiográfica Serrana do Sul, às margens do rio Itapemirim, no ponto em que este deixa o planalto cristalino - onde forma corredeiras ("cachoeiros", "cachões") - e entra na planície litorânea. Entre os vários picos das redondezas sobressaem o do Itabira (600m) e os do Frade (370m) e da Freira. Esses picos fazem parte da frente escarpada e contínua de serras, que, constituídas por uma série de cabeços e pontões, se alinham na fachada costeira do sul do estado[1].

A organização atende a população de modo geral e possui 420 colaboradores, distribuídos entre motoristas (130), cobradores (130), área de manutenção da frota (70) e área administrativa (90). Está inserida em uma região com o número de habitantes em torno de 209 878, cuja renda per capita é de R$1.102,01, o que representa 65% da média do estado do Espírito Santo (R$1.675,95)[2], portanto, de poder aquisitivo considerado baixo. Este contexto influencia no preço da passagem, juntamente com a infraestrutura precária das estradas e rodovias de acesso.

A grande demanda por este tipo de prestação de serviço faz com que a empresa seja destaque no segmento, fator chave que contribui e estimula ao crescente investimento em melhorias.

A empresa escolheu esta cidade pela população não ter muito acesso a outras empresas para locomoção. Enquadrada no setor terciário, tem  importante papel no crescimento da região e economia local,  através da arrecadação de impostos e geração de emprego e renda que beneficia diretamente um número expressivo de pessoas e famílias.

Segundo desafio

O setor de recursos humanos da empresa tem o dever de orientar aos gestores sobre a melhor maneira de conduzir os seus processos, sejam eles na contratação, capacitação, treinamento e formação de mais líderes em gestão de pessoas. Para que isso aconteça a organização dispõe de um profissional especialista na área, além de analistas de pessoal para desenvolver toda a atividade inerente ao setor de Recursos Humanos.

Diante do quatros elementos da administração podemos citar o planejamento que consiste em pautar todas as metas e objetivos  organizacionais que a empresa pretende alcançar através dos recursos disponíveis por ela, visando sempre curtos e longos prazos afim de que as possibilidades de “colapso” da organização não ocorra. Pode-se destacar que é o mais impotante de todas, pela abragência alcancada por ela e por envolver a solução de problemas e tomadas de decisões. É através do planejamento que os empresários conseguem definir diversas vantagens e desvantagens, riscos de produção, oportunidades de mercados e melhorias para os processos da empresa e produtos.

A organização na administração esta catalogada com a qualidade dos produtos e serviços ofertados, com o aumento e tenacidade da produtividade, bem como consiste em desenvolver métodos adequados para o crescimento da organização.

Através do controle podemos mensurar e avaliar as metas pré-definidas pelo nível estratégico que é através da direção (direção, gerência e supervisão) que foram atingidas. Havendo contratempo, o controle definirá o que aconteceu e daí verificar as ações necessárias para atingir a mesma.

Funções X Áreas Funcionais

As tendências do mercado, as necessidades e exigências do cliente, o desenvolvimento de novas tecnologias, exige das empresas a busca de formas organizacionais de gestão, que permitam manter e melhorar a sua concorrência, sendo algumas das soluções trabalhar de forma integrada as áreas funcionais de uma empresa.

Segue abaixo duas funções das áreas existentes na empresa Viação Real Ita:

O setor de recursos humanos (RH), é considerado pela Viação Real

como fundamental para o sucesso da organização. Pois é nesse setor que são encontrados os recursos oraganizacionais mais importantes que podem existir nas pessoas, tais como, experiência, inteligência, conhecimento e criatividade. É a área que está  intimamente ligada aos demais campos funcionais da organização, precisando se adaptar às suas necessidades. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (170.5 Kb)   docx (30.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com