TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de organização burocrático

Seminário: Modelo de organização burocrático. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  Seminário  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 2

Modelo Burocrático de Organização

Na década de 1940 desenvolveu-se na Administração,A Teoria da Burocracia,com forma de organização humana baseiando-se na racionalidade,ou seja na adequação dos meios aos objetivos a fim de garantir a máxima eficiência possível.

Para Weber,a possibilidade de impor a propria vontade dentro de uma relação social é o fundamento de propabilidade,isto é para ele uma empresa tem um líder e todos os funcioários tem que obedecer as regras que este líder impõe para a empresa.Segundo Weber a burocracia é a organização eficiente por excelência,e para isso a burocracia é ligada por normas e regulamentos estabelecidos.

A burocracia é uma organização com Caráter forma,racional e legal,as principais caractrísticas de cada uma são regra,decisões e ações formuladas e registradas por escrito,uma sistemática divisão do trabalko onde atende a uma racionalidade suas adequações aos objetivos a serem atingidos.

Imperssoalidade nas relações é a distribuição das atividades,que é feita em termos de cargos e funções e não de pessoas envolvidas.E assim estabelecidos os cargos segundo o princípio da hierarquia,cada cargo inferior deve estar sob o controle e supervisão de um cargo superior.Todas as rotinas e procedimentos são padronizados para o bom desempenho de cada cargo,o funcionário não faz o que quer mais o que a burocracia impõe a ele.

Um conceito ligado a burocracia é o de racionalidade,a organização é racional se os meios mais eficientes são escolhidos para a implementação das metas. Como todas as organizações nada é 100% perfeito Weber encontrou resistencias de seus funcionários,que não concodavam com certas mudanças,e através de greves,tumultos e reclamações eles demonstravam suas indignações.

A burocracia proporciona uma maneira racional de organizar pessoas e atividades para alcançar objetivos específicos.A Teoria da Burocracia vê as organizações como entidades absolutas que existem como sistema fechado.

No sistema burocratico todos os trabalhos são organizados e separados para cada setor responsável e assim Weber achava que as coisas iriam funcionar melhor,o processo seletivo era bastante rigoroso o candidato tinha que apresenta um otimo currículo,tinha que ter bastante conhecimento na área que pretendia atuar alem de uma boa formação,depois de escolhido ele era colocado no setor de atuação,e para se promovido ele tinha que demonstrar mais conhecimentos e assim ele ia crescendo na empresa.Assim funcionava a Teoria da Burocracia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com