TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de trabalho

Por:   •  6/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.386 Palavras (10 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 10

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA

CAMPUS PORTO VELHO CALAMA

NOME DO ALUNO

TÍTULO

Porto Velho-RO, 2017


NOME DO ALUNO

TÍTULO

Trabalho apresentado como requisito parcial de nota na disciplina de Processo de Desenvolvimento de Software do curso Técnico em Informática da turma 2° ano B, sob orientação do Prof. Esp. Jackson Henrique da Silva Bezerra.

Porto Velho-RO, 2017


RESUMO

O mps.br teve início quando a empresa Soflex, o governo e universidades do Brasil fizeram uma parceria, e assim surgiu a solução brasileira compatível com o modelo do CMMI para as micro, pequenas e médias empresas, que assim facilitaria elas a subir a maturidade dos processos de software delas, pois o custo de certificação para uma empresa pode ser até de US$ 400 mil, e isso torna muito difícil a tarefa delas conseguir uma certificação. Coisas essenciais para sobrevivência no mercado de TI é atingir.

Palavras-Chaves: MPS.BR, CMMI Software.


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

1.        MELHORIA DE PROCESSOS DO SOFTWARE BRASILEIRO - MPS.BR        7

1.1.        O que seria MPS.BR?        7

1.2.        O Projeto MPS.BR        8

1.3.        Descrição geral do MPS.BR        9

1.4.        Modelo de Referência para Melhoria do Processo de Software        10

1.4.1.        Níveis de maturidade        10

1.5.        Processos        11

1.5.1.        Capacidade do Processo        12

1.6.        MA-MPS – Método de avaliação para melhoria do processo de software        12

1.7.        MN-MPS – Modelo de negócio para melhoria do processo de software        13

1.9.        Comparações entre os nivéis do MPS.BR e CMMI        14

CONCLUSÃO        15

REFERÊNCIAS        16


INTRODUÇÃO

O mps.br teve início quando a empresa Soflex, o governo e universidades do Brasil fizeram uma parceria, e assim surgiu a solução brasileira compatível com o modelo do CMMI para as micro, pequenas e médias empresas, que assim facilitaria elas a subir a maturidade dos processos de software delas, pois o custo de certificação para uma empresa pode ser até de US$ 400 mil, e isso torna muito difícil a tarefa delas conseguir uma certificação. Coisas essenciais para sobrevivência no mercado de TI é atingir padronizações de qualidade e produtividade internacionais, através da maturidade dos processos de software de cada empresa. Brasil está entre os maiores países com desenvolvimento de produto de software do mundo, e o nível de exigência na parte dos clientes atrás de qualidade e complexidade dos produtos só vai aumentando conforme vai passando os dias.O mps.br foi criado para melhorar o processo de software, e uma das principais metas dele é aplicar um modelo de melhoria e avaliação do processo de software, visando as micro, pequenas e médias empresas como já foi falado.


  1. MELHORIA DE PROCESSOS DO SOFTWARE BRASILEIRO - MPS.BR

Uma das metas do MPS.BR visa definir e aprimorar um modelo de melhoria e avaliação de processo de software, visando preferencialmente as micro, pequenas empresas. O MPS.BR está dividido em três componentes, são eles: Modelo de Referência (MR-MPS), Método de Avaliação (MA-MPS) e Modelo de negócio (MN-MPS). Cada componente é descrito por meio de Guias e/ou de documentos do MPS.BR.reconhecido nacionalmente e internacionalmente como um modelo aplicável à indústria de software. O MPS.BR também estabelece um processo e um método de avaliação, o qual dá sustentação e garante que o MPS.BR está sendo empregado de forma coerente com as suas definições.

A qualidade de software depende da capacitação dos processos. Há pouco investimento das empresas em certificações que comprovem a qualidade e a maturidade dos seus processos na fabricação de software, impossibilitando a venda deste produto no mercado internacional. Para as pequenas empresas, esse investimento é dificultado devido ao alto valor das certificações. Graças à iniciativa de entidades privadas, centros de estudos e governo brasileiro existem a possibilidade de melhorarmos os processos de software no Brasil, tendo como foco pequenas e médias empresas.

  1. O que seria MPS.BR?

O MPS.BR seria um acrônimo da expressão “Melhoria de Processo do Software Brasileiro”. que foi criado para a melhoria do processo de software,há um Modelo de Referência (MR-MPS) e um Método de Avaliação (MA-MPS) com as seguintes características:

  • - Conformidade com as Normas Internacionais ISO/IEC 12207- Processos do Ciclo de Vida do Software, e suas emendas, e ISO/IEC 15504- Avaliação de Processo;
  • - Compatibilidade com o CMMI®;
  • - Baseado nas melhores práticas da Engenharia de Software;
  • - Criado de acordo com a realidade das empresas brasileiras, mas com grande potencial para ser replicado em outros países com indústrias de software com características semelhantes,como os países latino-americanos.

  1. O Projeto MPS.BR

O projeto do MPS.BR teve início em 2003, começando em 30 de dezembro, conta com a participação de sete instituições brasileiras: a SOFTEX, coordenadora do projeto; três instituições de ensino, pesquisa e centros tecnológicos (COPPE / UFRJ, CESAR, CenPRA); uma sociedade de economia mista, a companhia de Informática do Paraná (CELEPAR), hospedeira do Subcomitê de Software da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); e duas organizações não governamentais integrantes do Programa SOFTEX (Sociedade Núcleo de Apoio à Produção e Exportação de Software do Rio de Janeiro – RIOSOFT e Sociedade Núcleo SOFTEX 2000 de Campinas). A Universidade Católica de Brasília também faz arte do projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (292.4 Kb)   docx (202.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com