TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelos De Administarção

Exames: Modelos De Administarção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2014  •  2.386 Palavras (10 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 10

RGUNTA 2

A análise da burocracia por Weber tem um enfoque marcadamente sociológico e se inicia com a discussão dos processos de dominação, ou, em outras palavras, o emprego da autoridade e a probabilidade de haver obediência dentro de um grupo. São os três os tipos puros de autoridade:

a.

Tradicional, Legal, Formal

b.

Racional, Impessoal, Formal

c.

Tradicional, Carismática, Racional

d.

Carismática, Racional, Formal

e.

Racional, Legal, Impessoal

0,8 pontos

PERGUNTA 3

A teoria geral de sistemas foi desenvolvida a partir dos anos 40 pelo biólogo L. Von Bertalanffy, ao procurar um modelo científico explicativo do comportamento de um organismo vivo e rapidamente influenciou o pensamento de gestão da época. Segundo a abordagem sistêmica e a teoria contigencialista, o que significa sistema?

a.

Sistema é um todo complexo ou organizado, um conjunto de partes ou elementos interdependentes que forma um todo. Todo sistema tem um objetivo e todo sistema tem uma natureza orgânica, ou seja, uma mudança em uma das partes provoca alterações em todo o sistema. O ajustamento sistemático é continuo. O primeiro movimento é denominado entropia, tendência a desordem como resultado da alteração de uma ou mais de uma das partes, seguido do próximo movimento, que e a homeostasia, ou seja, a tendência ao equilíbrio.

b.

Os sistemas podem ser de acordo com sua constituição, físicos ou materiais, conceituais ou abstratos, e também podem ser de acordo com sua natureza, fechados ou abertos. Sistemas fechados têm intercambio com o meio ambiente, são herméticos. Um exemplo são as máquinas e equipamentos. Sistemas abertos estabelecem relações com ambiente, e o caso de organismos vivos e organizações.

c.

Os sistemas constituem uma condição normal que organizações e administradores têm que enfrentar, dado que nenhum problema é simples e linear. Quanto mais evolui a sociedade, mais complexos seus problemas. São estruturas simples para a solução de situações mais complexas para os problemas que os administradores enfrentam, baseados na noção de que as estruturas podem ser tratadas através da consideração em separado de suas partes.

d.

É um conjunto de objetos com um determinado número de relações estabelecidas entre eles e seus atributos, que podem funcionar de forma ideal quando isolados, seguindo um determinado plano de ação a que se dá o nome de estratégia geral. Podem fazer trocas com o meio em que estão inseridos, mas ao fazê-lo perdem eficiência acabam por se desviar dos objetivos originalmente traçados para a sua utilização.

e.

São entidades de natureza orgânica, pelas quais uma ação que produza mudança em uma das unidades constituintes deverá produzir mudanças em todas as outras unidades. Em outros termos, qualquer estimulação em qualquer unidade do sistema afetará todas as unidades devido ao relacionamento existente entre elas. O efeito total dessas mudanças ou alterações proporcionará um desajustamento de todo o sistema, sendo o objetivo geral do gestor garantir a manutenção do equilíbrio estático dos sistemas.

0,8 pontos

PERGUNTA 4

Em determinado momento o desenvolvimento da Teoria Geral da Administração resgatou o conceito de estratégia e passou a destacar a importância do Planejamento Estratégico para as empresas. É correto afirmar que:

a.

Descreve as responsabilidades do nível operacional.

b.

Relaciona as preocupações com a execução cotidiana e racional das tarefas básicas da organização.

c.

O PE é uma análise global da empresa, onde se define objetivos e estratégias amplas para o empreendimento.

d.

É um desdobramento do plano tático de cada departamento.

e.

Tem de ser executado pela alta direção da empresa e seguido pelo nível operacional.

0,8 pontos

PERGUNTA 5

Leia atentamente o texto abaixo e depois responda a questão assinalando a alternativa que responde corretamente a questão proposta:

UPS: ONDE A EFICIÊNCIA É UMA OBSESSÂO

A empresa de transporte de encomendas UPS (United Parcel Service) afirma administrar o frete mais rápido do ramo de fretes e para isso desenvolveu, durante décadas, um modelo de eficiência empresarial, suando a camisa. Os três mil engenheiros industriais da companhia têm pesquisado o tempo gasto na rota de cada motorista e fixado padrões para cada entrega, parada e coleta. Eles registram cada segundo gasto em paradas em semáforos, trânsito, desvios, campainhas, calçadas, escadas e pausas para o cafezinho ou banheiro. Todas essas informações são depois introduzidas nos computadores da UPS para fornecer padrões de tempo detalhados para cada motorista, diariamente.

Para cumprir seu objetivo de coleta e entrega de 400 encomendas diárias, os motoristas devem seguir exatamente os procedimentos fixados pelos engenheiros. Quando se aproximam de um ponto de entrega, soltam seus cintos de segurança, tocam a buzina e desligam o motor. Em um movimento ininterrupto, puxam o freio de emergência e deixam o veículo engatado em primeira para estarem prontos para partir após suas entregas. Eles descem do caminhão com uma prancheta sob o braço direito, chaves na mão direita, e pacotes na mão esquerda. Depois de darem uma olhada para memorizar o endereço, caminham para a porta do cliente ao ritmo recomendado de um metro por segundo, e primeiro batem à porta para evitar perder alguns segundos procurando pela campainha. A papelada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com