TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelos De Liderança

Trabalho Universitário: Modelos De Liderança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 2

Segundo Fabossi, liderança não é uma posição, mas uma escolha. Uma decisão que se estabelece a partir do momento em que o líder substitui a pergunta: “Que vantagens a liderança pode trazer pra mim?” por “Que vantagens minha liderança pode trazer às pessoas?” ou “Qual é a vantagem das pessoas em ter-me como líder?”.

Já Horácio, um dos poetas mais importantes da Roma antiga, disse que “Quem tem confiança em si próprio comanda os outros”.

Pode não ser tão difícil quanto parece, mas mesmo assim ainda não é tão simples. Ser um líder, seja em um cargo como gerente, supervisor, gestor, enfim que precise gerenciar uma equipe, cabe a ele ser muito observador. Gerenciar pessoas vai além de falar com elas, trata-se muito mais de ouvi-las e observa-las. Saber o que estão fazendo, como estão fazendo e se estão fazendo certo é peça fundamental para o líder saber como deverá ser aplicado o feedback, por exemplo. Conforme Margaret Thatcher, “Estar no poder é como ser uma dama. Se tiver que lembrar às pessoas que você é, você não é”.

Entender a personalidade de cada um e seus limites facilita o trabalho do superior a saber quais metas poderão ser anunciadas tendo a certeza de que serão alcançadas e estar pronto para entender quando não forem atingidas e ter o interesse em saber de todos os motivos. Apesar de todas as informações darem a entender um grau de proximidade maior do funcionário com seu líder, a intenção jamais será torna-los íntimos, pois até então profissionalmente falando, todos os interesses tem que estarem relacionados aos interesses da empresa, ou seja, a visão, missão e valores da organização.

No livro, “Não tenha medo de ser Chefe” de Tulga, ele descreve o seguinte: “Gerenciar é um compromisso sagrado. Se você é o chefe, é sua responsabilidade garantir que tudo esteja funcionando perfeitamente. Você precisa se certificar de que o trabalho está sendo muito benfeito, com bastante agilidade, o dia inteiro. O chefe também é a primeira pessoa a quem os subordinados vão recorrer quando precisarem de alguma coisa ou quando algo der errado. Se houver qualquer problema, ele é a solução. Se você é o chefe, é com você que eles vão contar. No entanto é cada vez mais comum deparar com líderes, gerentes e supervisores que não lideram, nem gerenciam, muito menos supervisionam. Simplesmente não tomam as rédeas do trabalho. Não deixam claro o que esperam a cada etapa do processo, não acompanham desempenhos, não corrigem falhas e não recompensam êxitos. Têm medo de fazer isso, não têm vontade fazê-lo ou não sabem como se faz”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com