TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelos De Liderança

Pesquisas Acadêmicas: Modelos De Liderança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  855 Palavras (4 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 4

Líder: Luiza Helena Trajano "Magazines Luiza"

Todas as segundas-feiras às 7h45 em ponto, milhares de funcionários das 352 lojas do Magazine Luiza, em todo o Brasil, se preparam para começar a semana. De mãos dadas, eles cantam os hinos nacional e da companhia, tão entusiasmados como fiéis em um culto evangélico. Os novos funcionários se apresentam, sendo recebidos com saudações de boas-vindas e aplausos do restante do grupo. Presentes são dados àqueles que comemoram aniversário, e a multidão canta novamente - desta vez o "Parabéns pra Você". Finalmente, todos baixam a cabeça em uma oração grupal antes de se dirigirem ao trabalho. Os funcionários examinam as últimas estatísticas de vendas, certificando-se de que estão no rumo certo para alcançar a meta mensal. As promoções de marketing da semana são exibidas em apresentações de PowerPoint, e as reclamações dos fregueses são divulgadas para que todos aprendam com elas. "Queremos ver as pessoas felizes e trabalhando juntas como um grupo", diz Luiza Helena Donato Trajano Rodrigues, diretora-executiva do Magazine Luiza, que é a idealizadora do ritual matinal da segunda-feira.

Luiza Helena Donato é francana, casada e mãe de três filhos. Desde 1991, quando o Magazine Luiza criou uma holding, tornou-se diretora-superintendente da empresa.

Iniciou suas atividades profissionais no Magazine Luiza aos 12 anos, quando abdicou das férias escolares para trabalhar na loja. Quando ingressou profissionalmente na empresa, aos 18 anos de idede, passou por todos os departamentos do grupo, da cobrança à gerência, das vendas à direção comercial, até tornar-se superintendente.

O Magazine Luiza foi fundado há quase meio século por seus tios, Pelegrino José Donato e Luiza Trajano Donato. A história começou quando eles adquiriram uma pequena loja de presentes. Nos seus primeiros anos, a loja se chamava "A Cristaleira", em uma referência às suas grandes vitrines. Poucos anos depois, à medida que se expandiu, os fregueses votaram em uma pesquisa pela mudança do nome para Magazine Luiza, em homenagem à tia de Luiza Rodrigues. O casal Donato, que não teve filhos, está atualmente aposentado, embora continue ajudando a gerenciar a holding do grupo.

Graças ao estilo dinâmico de gerenciamento de Rodrigues e ao seu talento especial para adotar novas estratégias de vendas, o Magazine Luisa, que era uma cadeia de lojas relativamente pequena, se transformou na terceira maior varejista de produtos não alimentícios em pouco mais de uma década. Um outro fator importante para o sucesso do Magazine Luiza é a queda de Luiza Donato Rodrigues por inovações. Treze anos atrás, quando ela se tornou a diretora-executiva, decidiu que já era hora de sacudir a estrutura gerencial familiar para garantir a sobrevivência de longo prazo da companhia. Foi então que criou uma holding para administrar os bens do grupo, que incluem concessionárias de automóveis e imobiliárias, e criou uma comissão diretora para gerenciar as operações diárias da rede de lojas.

Ela também simplificou o processo de tomada de decisões, dando aos gerentes de lojas e representantes de vendas experientes a autoridade para estabelecer preços e fornecer crédito. Isso significava encontrar formas de crescer enquanto ao mesmo tempo continha as despesas. Assim, um ano depois, bem antes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com