TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modulo 11

Pesquisas Acadêmicas: Modulo 11. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  2.193 Palavras (9 Páginas)  •  786 Visualizações

Página 1 de 9

Profuncionário

Modúlo 11

Alimentação Saudável e Sustentável

Aluna : Ivone Rodriques Santana Data 11 - 08- 2014

Memorial

Unidade 1

A palestrante Divanete Conceição de Oliveira e Sandra Alvarenga ,deu boas vindas e logo começou as explicações , nós assistimos um video além do peso, as criancas eran obesas e sobpeso .

Uma alimentação saudável: é aquele que atende a todas as exigências do corpo, ou seja, não esta abaixo nem acima das nacessidades do nosso organismo deve ser :Variada, Equilibrada, Suficiente, Acessivel,Colorida, Segura.

Variada: inchui, varias grupos alimentares, a fim de fornecer diferentes nutrientes por ex : cereais, frutas,hortaliças, carnes, laticínios e feijões.

Equilibradas :respeitando o consumo adequado de cada tipo de alimentos por[ ex:deve comer mais frutas do que gorduras ].

Suficiente : em quantidade que atendem e respeitam as necessidades de cada pessoas.

Acessivel : baseada em alimentos in naturo, produzidos comercializados ,regionalmente[ acessibilidade fisica que são mais baratos so que alimentos industrializados [ acessibilidade financeira.

Colorida :quanto mais colorida é um ternos de nutrientes.

Seguro : os alimentos não devem apresentar contaminantes de natureza biológica , física ou quimica ou outros perigos que comprometam a saúde do indivíduo ou da população.

Os nutrientes são compostos quimicos que estão presentes nos alimentos e que podem ser aproveitados pelo nosso organismo para sua manutenção ou crescimento.

Nutrientes não essenciais : são aquele que pode ser produzidos pelo corpo humano a partir de outros composto.

Nutrientes essenciais: o organismo humano não é capaz de produzir -los, sendo necessário obter -los por meios da alimentação.

Carboidratos ,ou acucares , ou glicidios :possuem função principalmente energéticos. São utilizados pelos músculos para a realização de movimentos e são armazenados no fígados para manutenção da glicenia em excesso , os caiboidratos são trasnformados em gorduras ou lipídios , a fim de ecomonizar a energia exedente para situação em que o corpo realmente necessitar dela.

Alimento que são fontes de caboidratos :cana-de acuçar, banana , arroz , batata , pão , biscoitos , aveia, mandioca,fubá, macarrão, entre outros.

Proteínas : necessarios para a formação de células e tecidos.São as proteínas que permitem o crescimento e desenvolvimento do corpo , e estão presentes nos músculos , ossos , cabelos, sangue , pele , entres outros . Alimentos fontes de proteínas , origem vegetal : feigão, soja, lentilha, grão- de -bico,ervilha . Origem animal ; carnes de boi ,porco aves, peixes, caças, ovos, leite, queijo, coalhada, e iorgurte.

Lípidios ou gorduras ou óleos : São fontes concentradas de energia, apresentando praticamente o dobro de calorias quando comparadas aos outros dois macranutrientes gorduras [por ex:banha, óleos de soja, azeite de olivia e outros .

Fibras: tipos especial de carboidratos que não fornecem energia , mas desenpenham funções importantes em nosso organismo.

Fibras insolúvel : presentes nas folhas , grãos e cereais integrais , auxiliam na formação das fezes.

Fibras solúveis : presentes nas polpas de frutas , verduras e legumes , auxiliam na norrmalização da microbiota intestinal e auxiliam no controle dos nivés de gorduras [colesterol ] e acuçar no sangue.

Vitaminas : estão presentes em diferentes tipos de alimentos [ animal e vegetal ].A falta e o excesso de vitaminas podem causar distúrbos nutricionais e problemas de saúde decorrentes da má nutrição.

Minerais :Desenpenham funções como manutenção do equilibrio dos liquidos corporais [ àgua , sangue , urina ]transportes de oxigênio para as células ,formação dos essos , controle da contração muscular e dos batimentos cardíacos transmissão de mensagens pelo sistema narvoso , entre outros . A necessidade de minerais pode variar de pessoas que praticam atividade fisicas intensa podem eliminar grande quantidade de minerais pelo suor ou pela urina , pessoas com problemas nos rins podem ter dificuldades para excretar alguns minerais o que requer redução na sua ingestão.

Água : principais componentes do corpo humano , envolvida em praticamente todos as reações que ocorrem em nosso organismo , como o controle da temperatura, o tansporte nutrientes pelo sangue a elimineção de substâncias pelo suor ou urina [ ou limpaza , filtração do sangue ], entre outras . Água esta presente na maioria dos alimentos.

Unidade 2

Alimentação saudável deve ser composta por diferentes alimentos para se obter a maior variedade de nutrientes possivel.Não basta comer apenas frutas, hortalices e verduras, o importantes é estabelecer um equilibrio na ingestão dos alimentos moderar o consumo de doces , frituras e alimentos ricos gorduras e dar preferência a alimentos naturais, frescos, principalmente de origem vegetal. Devemos teruma alimentação saudável e barata não apenas na escola , mas em todos os lugares que trequetamos : casas, restaurantes, feiras ,creches etc. Respeitar o conseito da alimentação equilibrada: qual e a proporção de alimentos que devemos comer ,aproveitar frutas e hortalices da estação, e montar uma refeiçãocom diferentes grupos de alimentos [cereais, leguminoses, hortalices , frutas etc]

Unidade 3

O estado nutricional das criancas e dos adolescente é de grande importância para seu crescimento e desenvolvimento , tanto fidico como intelectual. Estado nutricional é o grau de adequação das caracteristicas anatômica e fisiológico do individuo , comparando com parâmentros definidos como normas. Também pode ser expresso como o resultado do balanco entre a ingestão e as perdas ou gasto de nutrientes. As criancas desnutridas ficam expostas a um risco maior de doenças devido ao comprometimento do seu sistema imunológico e composto por células que atuam por meio de mecanismos de defesas no combate a microorganismos invasores que causam doenças ao seres humanos .A desnutrição infantil e as demais carências nutricionais foram o foco de pesquisas e programas assistenciais no Brasil. A desnutrição e uma sidrome e tem como causas diversos fatores,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com