TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modulo 13

Trabalho Universitário: Modulo 13. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  3.974 Palavras (16 Páginas)  •  937 Visualizações

Página 1 de 16

Profuncionário

Curso :técnica em alimentaç

Profuncionário

Curso >em alimentaçao escolar

Aluna:Ivone Rodriques Santana Data

módulo 13

Unidade 1

A professora Divanete e Sandra , deu boas vindas é comecou as explicações .

Do compo á mesa.Desde a sua produção até o consumo , no Brasil , o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento [´MAPA] é responsável pela gestão das políticas publicas de estímulo á agropecuária , pelo fomento do agronegócio epala regulação e normatização de serviços vinculado ao setor. As principais lavouras da agricultura familiar são Soja, Milho , Arroz, Feijão , Café , Laranja.

A pecuária é uma principais atividades econòmicas dos estabelecimentos agropecuários se destacam;os bovinos aves eos suinos .

Cadeias produtivas de alimentos ,possibilita o acesso dos alimentos frescos mais saudáveis e nutritivos .

Fortalecer as culturas alimentares tradicionais e a diversidade culinária, a venda direta de alimentos produzidos pelos agricultores do municipios ou da região .

Cadeias Produtivas Curtas; Produção Agricola , Consumidor, as transformações económicas , políticas sociais e culturais , provocando mudanças , inclusives , nas relações de produção e consumo.

Cadeias Produtivas Longa; Produção Agricola , Industrialização, Distribuição , Comercializão , Consumidor. Um dos reflexos dessa cadeia produtiva e o aumento do consumo de alimentos industrializados , os quais são apontados como uma das principais causas das epidemias atuais de odesidade e doenças crómicas.

Unidade 2

Industrialização e Distribuição de Alimentação no Brasil ; A variedades destes produtos e a intensa publicidade tém atreido grande parte dos consumidores , a alteração dos habitos alimentares .

Alimentos Utraprocessados ;tem alta densidade energéticas , menos fibras e mais gorduras , açucar, sal além de subistáncias químicas [ conservante, estabilizantes , aromatizantes ], prejudiciais a saúde.

A industria de alimentos . O processamento para a elaboração de alimentos industrializados abrange várias fases , desde a produção e seleção da matéria prima ,até o armazenamento e a distribuição final dos produtos. As fases de processamentos dos produtos alimentícios são ; Fase de beneficiamento, transformação de matéria prima selecionadas em produtos alimentícios , Fase elaboração [ processos físicos , químicos e biológicos ] para a produção do produto final. Fase de prevervação =conservação , aumentar o tempo de vida útil de prateleira dos alimentos por meios de processos que evitam as alterações indesejáveis nos produtos . Fase de armazenamento ; preserva os produtos para que eles não se deteriorem ,temperaturas ambiental , unidade , imperfeições na embalagens e ação de predadores.

Consumo alimentar no Brasil. O aumento no consumo de alimentos como biscoitos , docas refrigerantes , refeições prontas e misturas industrializadas a dieta do brasileiro ainda possui alimentos tradicionais , o arroz e o feijão , no entanto há crescente consumo de alimento s com teor reduzidos de nutriente e de alto teor calorico , consumo muito baixo do recomendado para frutas, verduras e legumes .

Comportamento alimentar e Publicidade de alimentos ;Fatores económico [ preços dos alimentos, renda dos consumidor ]. A televivão tem sido apontada como um fator que influéncia a alimentação promovendo principalmente hábitos alimentares pouco saudáveis .

Comportamento alimentar na infáncia ; Criancas em fase de de formação do hábitos alimentar não aceita novos alimentos prontamente.

O apetite é variavel e depende de varios fatores , entre eles idade , condições físicas e psiquiata , atividade física , temperatura ambiental , ingestão na refeição anterior .

Comportamento alimentar na adolescencia - podem ser internos , como autoimagem, necessidade fisiológicas e saúde individual , valores preferéncias e desenvolvimento psicossocial ;Externos , hábitos familiares , amigos valores e regras sociais , e culturais , mídia ,modismo experiéncias e conhecimentos do individuo.

Em 1995 e 1996 ,foi possivel observar uma alteração progressiva dos perfis de saúde da população , com a redução dos casos de desnutrição , destaca que a desnutrição ainda contitui importante problema de Saúde Publica , especialmente nas regiões Norte e Nordeste.

Unidade 3

O comércio de alimentos ;

A Central de Abastecimento de Alimentos [ CESA] tem como objetivo alcançar um equilibrio maior entre oferta , preços e qualidade dos produtos , beneficiando produtores, distribuidores e consumidores .

Funções basicas da CEASA . Reduzir custos de comercialização de produtos hortigranjeiros no atacado. Melhorar as condições de abastecimento proporciando maior concoréncias e preços mais justos . Facilitar o escoamento da produção agricola . Garantir informações de mercado confiáveis. Formar um banco de dados que permita o planejamento da produção agrícola. Interagir com Ministério da Agricultura e do Abastecimento na formação de formas de classificação e padronização de hortaliças e frutas.

Objetivo de promover e proteger a saúde da população , estabelecer regras específicas para empresas que produzem e ou manipulam alimentos.

Como fazer compras .

Escolha mercados limpos , verifique se produtos apresenta qualquer sinal de alteraçao , verifique o prazo de validade ,verifique as condições da embalagem e dentre outras opções .

A escolha dos alimentos

Devemos prestar atenção em alguns detalhes para garantir qualidade e seguranças , descrição destinada a informar ao consumidor sobre as propriedades nutricionais de um alimento

Algumas informações devem estar presentes no rótulo.

Conteúdo Liquido, Lote, Origem, %VD, listas de ingredientes , Valor Energéticos , Carboidratos , Proteinas, Gorduras totais , Gorduras saturadas , Gorduras trans, Fibras alimentar , Sódio.

O desperdicios . É preciso comprar bem , conservar, e preparar bem

Unidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com