TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modulo 16

Monografias: Modulo 16. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/2/2015  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  839 Visualizações

Página 1 de 3

MÓDULO XVI

ESTATÍSTICA APLICADA À EDUCAÇÃO.

Neste módulo nós estudamos sobre a aplicação da estatística à educação. Para começar vimos como se iniciou a aplicação da estatística e de que forma ela se evoluiu e chegou ao nível que hoje se encontra. Estudamos sobre como esta importante matéria nos auxilia no dia a dia, seja em casa, no trabalho ou até mesmo nas tarefas mais simples. Atualmente a estatística é uma ferramenta fundamental à educação, pois através dela podemos analisar situações futuras, melhorar o presente através de dados pretéritos que ela nos oferece. Durante o estudo deste módulo vi de maneira simplificada os grandes benefícios da utilização das estatísticas para nosso cotidiano. Através de vídeos vi muitos cálculos, tais como: regra de três simples e composta, porcentagem, médias, etc.

O objetivo do módulo 16 é – refletir a partir da Estatística Básica sobre as ferramentas consolidadas pelo uso e pela ciência, disponíveis a todos, que auxiliam na tomada de decisão. Ao iniciar o estudo do mesmo, fiquei preocupada com o título Estatística, pois lembra matemática e eu não sou boa aluna nesta disciplina, sempre tive dificuldades, mas ao decorrer das aulas, percebi que o que era oferecido pelo autor, é muito utilizado por nós funcionários de secretaria de escolas.

No dia-a-dia trabalhamos muito com tabelas e gráficos indicando notas, freqüência e controle de vários setores da escola, dos alunos, funcionários, professores. Mesmo sem fazer uso de forma consciente a estatística está presente em nossa vida profissional.

Aprendi muito com este módulo, pois há muito tempo não estudava nada de matemática, foi bom para relembrar e aprender um pouco mais sobre esta disciplina.

Interessante salientar que não tinha noção do quão antiga é esta ciência, e das diversas maneiras que ela foi utilizada ao longo do tempo para demonstrar vários dados sobre assuntos diversos de maneira prática e eficaz, facilitando a compreensão de forma mais rápida.

A palavra "estatística" significou por muito tempo "ciência dos negócios do Estado". Os que governavam, sentindo necessidade de informações, organizavam departamentos que tinham a responsabilidade de fazer essas investigações.

As sociedades modernas acumulam grande quantidade de dados numéricos relativos a eventos sociais, econômicos, científicos, esportivos, educacionais, etc.

Desse modo, notamos que o uso da pesquisa é bastante comum nas várias atividades humanas e a disciplina "Estatística Aplicada à Educação" tem por objetivo, fornecer subsídios aos cursistas, que o auxiliem em sua carreira profissional, desenvolvendo-lhe a capacidade de utilizar os diversos métodos estatísticos e raciocínio necessário à interpretação e análise de pesquisas na área em que atua.

introdução ao estudo da estatística, conceitos matemáticos, variáveis, tabelas e gráficos, distribuição de frequência e medidas de consumo fossem assimilados pelos educandos.

"A Estatística se interessa pelos métodos científicos para coleta, organização, resumo, apresentação e análise de dados bem como na obtenção de conclusões válidas e na tomada de decisões razoáveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com