TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modulo Friteira

Artigo: Modulo Friteira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  904 Palavras (4 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 4

Instrumento de Observação: Abrigo Padre Damian Kirckgessner.

Tipo de instituição: segundo Young, a instituição é de controle social formal e sanitária.

A) Finalidade / objetivo da instituição: O abrigo tem a finalidade de atender menores em situação de vulnerabilidade social promovendo apoio educacional e a reintegração ao contexto familiar (biológico ou adotivo).

B) Instalações e procedimentos: A estrutura física se assemelha a de uma casa, com ambientes de sala, quartos, cozinha, área de lazer incluindo playground e quadra. Também há uma sala de informática reservada para a realização dos trabalhos escolares. Os procedimentos incluem em acompanhar criança/adolescente ao fórum para entrevista no setor técnico com psicólogo e/ ou assistente social – levando e captando informações para encaminhamentos. Elaborar relatórios circunstanciais periódicos (ou conforme a necessidade apresentada) relatando as ações e acompanhamentos do abrigo e situação geral da criança/adolescente. Encaminhar solicitações ao fórum para autorizações ou encaminhamentos específicos: saídas fora do município; visitas de familiares ou a familiares; para requere curatela provisória (documentação) criança/adolescente (documentos pessoais) Encaminhar para alistamento militar (no caso dos rapazes).Realizar estudo de caso para elaboração do PIA (Plano Individual de Atendimento) e encaminhamento deste documento para o Fórum. Participar de reuniões mensais no Fórum (Dialogando com Abrigos) Atualizar, mensalmente, a relação nominal das crianças e adolescentes e protocolar no Fórum – Cartório da VIJ e Setor Serviço Social. Situação Geográfica e relação com a comunidade: Localizada em um bairro nobre e residencial na região de Santana, bem localizado próximo ao metrô. A relação com a comunidade é saudável, de acordo com um depoimento de um morador da mesma rua. Não há problemas de convivência com o entorno.

C) Relações com a comunidade e situação geográfica: Se localiza em um ponto de fácil acesso (próximo ao metro Santana) em um bairro residencial. A relação com a comunidade é saudável, muitos moradores do entorno fazem visitas frequentes, participam de ações na instituição.

D) Relações com outras instituições: No bairro também abriga uma casa de repouso, a qual um dos seus administradores nos informou que uma jovem que antes residira no abrigo ao completar 18 anos teve a oportunidade de trabalhar na casa. Neste ato identifica-se parceria entre as instituições.

E) Origem e formação: COR Centro de Orientação a Família foi fundado em 24/05/1971 e a unidade Padre Damian foi inaugurada em Outubro de 2001.

F) Evolução, história, crescimento, mudanças, suas flutuações, suas tradições: O Trabalho é muito dinâmico, sempre há evoluções, sejam com as crianças e adolescentes em relação as conquistas, seja em relação ao aumento do numero de funcionários, para proporcionar melhor qualidade no atendimento.

G) Organização e normas que a regem: O abrigo é da Prefeitura e esta subordinada a leis de conduta vigente.

H) Contingente humano que nela intervém, estratificação social, estratificação de tarefas: A instituição conta com 18 funcionários inclui: um Psicólogos, um Assistente social, uma Pedagoga e mais 15 funcionários (Cozinheiros, Faxineiros, Auxiliar de Serviços Gerais). O Psicólogo, Assistentes Sociais, Pedagogo trabalham na parte burocrática, que inclui: Encaminhar o adolescente para o mercado de trabalho, auxiliando na elaboração do currículo, orientar como entregar e se portar na entrevista de trabalho, fazer junto a inscrição CIEE, CAT, aparência e higiene pessoal, adequação de vestuário e etc. Orientar para as responsabilidades da vida, pontualidade, assiduidade profissional. Traçar planejamento orçamentário estimulando a criação de uma poupança para autonomia pós-desacolhimento. Acompanhar as relações e vínculos família-criança/adolescente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com