TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mono Exemplo

Dissertações: Mono Exemplo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  814 Palavras (4 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 4

Cultura Brasileira e responsabilidade social corporativa: exemplos e direções

Entre as éticas Brasileiras, precisamos entender certos valores morais entre a nossa sociedade, do conceito da responsabilidade social, como o grande fato dos problemas empresariais sobre o apego anglo-saxão ao trabalho, entre esse acontecimento nas empresas, o norte- americano, como o valor do individualismo, em quanto no Brasil favorece o aspecto das relações sociais .

Com esses fatores opostos, a cultura brasileira nas empresas leva em conta a grande importância da relação social entre os trabalhadores e colegas, com a permanência ao longo tempo do emprego, com isso tendo uma dificuldade na visão das competições individual, diferentes das culturas americanas que levam a predominância do individualismo, levando em conta o sucesso do profissional, a melhorar sempre o profissionalismo do cidadão, aumentando as motivações para sempre avançar no mundo capitalista.

No Brasil levamos em conta como a indetificação do individuo , nos laços familiares e amigos , nas relações pessoais , em quanto nos Estados Unidos ou no Japão , levam em conto o profissionalismo do trabalhador e a empresa, no seu mercado de trabalho, onde entre os chefes e colegas se considera famílias entre os funcionários.

Esses fatores opostos implicam o conceito da responsabilidade corporativa, como a difícil promoção entre os funcionários menos graduados do Brasil, levando em conta os fatores éticos e morais das empresas pelos mais graduados, tendo no Brasil dois tipos de conflitos , dos valores culturais , o oportunismo e da integridade, isso dificulta a capacitação de teorias praticas administrativas no Brasil, tendo dificuldades de subir de níveis nas empresas, não podendo esquecer que a cultura não é fixo, não podendo elevar de níveis, sem possibilidades de mudanças.

Existindo assim na atualidade , questionamento sobre as relações de poder internas, com baixos níveis hierárquico , havendo chances para os profissionais mais jovens , e maior valorização em cargos formais.

Precisamos levar em conta, a influencia dos valores éticos e morais, que vem sendo incluído na cultura brasileira, com essas novas modificações das responsabilidades corporativas. Tendo conhecimento das necessidades dos valores simbólicos da cultura, como o ponto positivo no mundo capitalista dos negócios, havendo assim uma predominância da responsabilidade corporativa no Brasil .

A responsabilidade social corporativa passa a ser considerada um elemento importante para o desenvolvimento dos negócios e para estabelecer relações positivas das empresas com as assim chamadas partes interessadas. Assim, as empresas são impulsionadas a adotar novas posturas diante de questões ligadas à ética e à qualidade da relação empresas-sociedade. Estas questões vêm influenciando, e em muitos casos impondo, mudanças nas dinâmicas de mercado e no padrão de concorrência e de competitividade, a exemplo das preocupações ligadas ao meio ambiente.

Atualmente, uma empresa precisa ser ética para aumentar sua competitividade num mercado cada vez mais antenado nas mudanças globais. O maior problema enfrentado pelas empresas diz respeito a não coerência entre o discurso e a prática.

As empresas exigem do funcionário que ele seja transparente, honesto, equilibrado, entre tantas outras qualidades. Em suma, a organização deseja que o funcionário seja o mais ético possível ao realizar seu trabalho, tanto no meio interno, como no externo.

Num cenário ideal, por exemplo, uma organização seria integralmente ética, tanto em seu ambiente interno, como externamente, tendo funcionários que conseguiriam agradar igualmente os consumidores e seu público interno sem cometer deslizes. Mas, logicamente, isto não é totalmente alcançável, pois não estamos lidando com uma ciência exata. Não há como estabelecer parâmetros absolutamente lineares.

Portanto, a empresa pode sofrer sanções dos consumidores e de seus próprios colaboradores, pois não opera num cenário ideal. A organização pode sofrer boicotes de consumidores insatisfeitos com seus produtos, tanto quanto de seus próprios colaboradores, que, por se sentirem injustiçados e não compreendidos, realizam suas respectivas tarefas com menos afinco. Ou ainda, por exemplo, um funcionário pode decidir não transmitir novas estratégias de Responsabilidade Social Corporativa para seus subordinados, pois a organização age de forma desonesta com ele.

Desta forma, uma organização, hoje em dia, precisa estabelecer uma cultura organizacional ética, afinal quem faz a empresa existir são as pessoas que nela laboram e despendem sua energia diariamente naquele ambiente. A consequência de agir eticamente se refletirá numa Responsabilidade Social Empresarial mais proficiente ainda. Hodiernamente, o maior trunfo de uma empresa são funcionários com grande conhecimento. O conhecimento é o resultado do processo cognitivo da aprendizagem, que ocorre na mente dos seres humanos. Interessante notar que o conhecimento não pode ser armazenado, manipulado, ou transmitido eletronicamente. Isto somente pode ser feito com o domínio da informação.

Imagine uma empresa que detém um corpo de colaboradores com grande conhecimento, éticos e fiéis à organização em que trabalham. Certamente, esta empresa poderá vir a experimentar um favorável e benéfico ciclo de crescimento. Cada vez mais são necessários colaboradores que empregam seu conhecimento de forma ética e socialmente responsável, nos dias atuais, para transformar uma empresa em receptora do respeito geral, que certamente significará contribuir para um mundo mais sustentável.

...

Baixar como  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »