TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Montesquieu Ciência política trabalhista e teoria geral do estado

Tese: Montesquieu Ciência política trabalhista e teoria geral do estado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  Tese  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho Montesquieu Ciência Política e Teoria Geral do Estado

Charles de Montesquieu foi um dos filósofos de grande importância, teve destaque como um dos principais teóricos do iluminismo.

O político e escritor francês nasceu em 18 de janeiro de 1689.Em 1715 casou-se com a rica Jeanne de Lartigue. Um ano depois, com a morte de um tio, herdou uma fortuna, assumiu a presidência do parlamento de Bordeaux e foi nomeado Barão de Montesquieu.Foi um crítico severo e irônico da monarquia absolutista decadente, bem como do clero católico Teve formação iluminista, obteve conhecimentos humanísticos e jurídicos ao se formar em direito na Universidade de Bordeaux. Depois de 5 anos da morte de seu pai voltou para a cidade natal. Assim ele assumiu a presidência do parlamento de Bordeaux e teve o titulo de Barão de Montesquieu.Vida acadêmica: Seu aprendizado inicial foi em casa e somente aos onze anos entrou para o Colégio Juilly, e era comandado por padres oratorianos que ensinavam a doutrina iluminista da época. Concluído o ensino básico aos 16 anos iniciou na Academia de Bordeaux, estudos na área do direito romano, biologia, física e geologia e com estes estudos Montesquieu pode aprofundar os seus conhecimentos no iluminismo. O iluminismo é baseado na crença no poder da razão para solucionar os problemas sociais. Os iluministas opunham-se à tradição, representada principalmente pela Igreja Católica, e lutaram por uma nova ordem social e política. Aos 39 anos foi estudar na Academia Francesa e como parte dos estudos iniciou uma maratona de viagens pela Europa que proporcionaram a Montesquieu a oportunidade de conhecer obras importantes para sua formação. Depois de passar por vários países terminou sua peregrinação na Inglaterra lugar onde concluiu sua formação intelectual. Na ilha relacionou-se com os círculos políticos, entrou para a maçonaria e para a Academia Real. Neste período teve grande contato com a doutrina iluminista.

Visão política e idéias

- Era contra o absolutismo (forma de governo que concentrava todo poder do país nas mãos do rei).

- Fez várias críticas ao clero católico, principalmente, sobre seu poder e interferência política.

- Defendia aspectos democráticos de governo e o respeito as leis.

- Defendia a divisão do poder em três: Executivo, Legislativo e Judiciário.

Obras:

Sua primeira obra de maior foi publicada em 1721, intitulada de "Cartas Persas", um sucesso instantâneo que lhe trouxe a fama como escritor. Inspirou-se no o gosto da época pelas coisas orientais para fazer uma sátira das instituições e dos costumes das sociedades francesa e européia, além de fazer críticas fortes à religião católica e à igreja: foi a primeira vez que isso aconteceu no século XVIII.Por meio dos dois personagens Montesquieu aproveita para criticar tudo o que o incomodava na sociedade francesa da época.

Ao voltar da Inglaterra escreveu "O Espírito das Leis" que se tornou referência mundial para advogados, legisladores e outros cientistas sociais. Montesquieu quis explicar as leis humanas e as instituições sociais: enquanto as leis físicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com