TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mortalidade Infantil

Ensaios: Mortalidade Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  628 Visualizações

Página 1 de 3

Mortalidade Infantil

Estimativas da Mortalidade Infantil por Microrregiões e Municípios

Resumo da Pesquisa

Esta pesquisa é uma resposta à preocupação do Ministério da Saúde em dispor de dados atualizados sobre mortalidade infantil, para subsidiar sua política em relação à saúde das crianças brasileiras. Esta é a primeira vez que se produz estimativas de mortalidade infantil com detalhamento municipal.

A pesquisa Estimativa da Mortalidade Infantil por Microrregiões e Municípios, elaborada pelo Dr. Celso Cardoso Simões, a pedido do Ministério da Saúde, tem como objetivo principal obter estimativas dos níveis de mortalidade infantil para o período mais recente, considerado as regiões, Estados, microrregiões e seus respectivos municípios.

Utilizando-se métodos demográficos apropriados, estimou-se e analisou-se a mortalidade infantil para o Brasil, Regiões e Unidades da Federação, no período de 1989 a 1998, e, numa fase posterior, procedeu-se à estimação para as 558 microrregiões, os municípios com mais de 80 mil habitantes e os demais municípios, em três momentos de tempo, ou seja, 1990, 1994 e 1998.

Este trabalho, de qualidade inestimável, representa mais um esforço que esta Pasta vem desenvolvendo para conhecimento da situação epidemiológica, definição e aprimoramento de projetos e atividades voltadas para a criança, objetivando a melhora das condições de saúde deste grupo etário.

Com efeito, desde 1995, o Ministério da Saúde tem estado à frente de um movimento nacional, o Projeto de Redução de Mortalidade Infantil (PRMI), que busca diminuir significativamente as taxas de mortalidade de nossas crianças. Além do incremento anual dos recursos financeiros e da agilização do repasse aos municípios através do Piso de Atenção Básica, procurou-se promover um atendimento integrado e focalizado em municípios mais carentes, envolvendo ações de saneamento, imunização, promoção ao aleitamento materno e do pré-natal, combate às doenças infecciosas e à desnutrição. Ademais, o incansável trabalho de milhares de Agentes Comunitários de Saúde que, diuturnamente, visitam as casas onde habitam milhões de mulheres e crianças tem sido decisivo para os progressos encotrados nos indicadores de saúde deste grupos populacionais.

A partir das informações contidas na pesquisa, pode-se definir a estratégia e operacionalização dos programas voltados para a mulher e a criança, especialmente os que compõem o PRMI, uma vez que, graças aos resultados deste trabalho, sabe-se agora, com bastante precisão, em que localidades a mortalidade se apresenta com maior intensidade. Desta forma, será possível intensificar as intervenções já em andamento, concentrando os esforços de maneira objetiva, utilizando recursos de forma mais eficiente.

Neste sentido, a presente publicação será uma importante ferramenta para os gestores e profissionais de saúde de todas as esferas de governo no planejamento das interações necessárias.

Finalmente, é importante que se chame a atenção para o fato de que as estimativas aqui apresentadas devem ser consideradas como uma aproximação da real situação dos níveis de mortalidade infantil nos municípios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com