TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Taxa de Mortalidade Infantil: Familia Sindiásmica

Por:   •  7/4/2016  •  Resenha  •  898 Palavras (4 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 4

 Familia Sindiásmica

 A família na história teve diferentes modos organizativos que ofereciam uma forma á sociedade e a cultura na qual viviam .

E a  família Sindiásmica e um desses modos organizativos que surgem no limite entre o selvagismo e a barbárie.

 Tem como caracteristica principais :

  • A sua origem é estabelecida entre o limite do selvagismo e a barbárie.
  • Ao por restrições mais estritas no matrimônio, as uniões grupais mudaram pela família sindiásmica.
  • Este tipo de família está baseado na convivência dum homem com uma mulher mas tem permitida a poligamia e a infidelidade.
  • De qualquer modo, a poligamia não era muito frequente por razões de tipo econômico.
  • A mulher não tinha permitido o adultério e era exigida uma estrita fidelidade, castigando-a de forma cruel quando não cumpria este mandato. Hoje em dia até em países africanos este castigo subsiste e está baseado na lapidação, quer dizer, atirar-lhe pedras por cometer adultério.

Essa forma de família é caracterizada pelo matrimônio por pares, embora a poligamia e infidelidade sejam encaradas como direito dos homens. Em contraposição, a fidelidade era exigida de forma rigorosa das mulheres, sendo o adultério duramente castigado.

Mesmo antes já eram possiveis relacionamentos mais duraveis . Um homem poderia ser esposo principal de uma esposa principal , oque confundia missionarios em conato com grupos que utilizavam ou utilizam tal comportamento . Na medica em que o casamento entre irmãos foi diminuindo a união em par aumentou , impulsionado pela gens.

O fim do casamento consaguineo gerou " Especies" mais fortes e desenvolvidas mental e fisicamente , o adulterio masculino era permitido já o adulterio feminino era duramente castigado. O casamento poderia ser desfeito com facilidade e os filhos ficavam com as mães.  

 

            O vínculo conjugal pode se dissolver facilmente por qualquer uma das partes, e como antes, ainda se considera a linhagem feminina, ou seja, “os filhos pertencem exclusivamente à mãe”. (p.49)

Com o fim do casamento em grupo , que aconteciam entre parentes consaguineos e consequentes evoluções tende a monografia não enquanto amor sexual individual . Fica então para o homem mais dificil de encontrar mulheres pois serviam parentes e assim sobravam opções ,com dificuldades indica-se o aparecimento do comercio e a ruptura de mulheres .

 A familia Sindiásmica procura um lar individual , mas não suprime o lar comunista , como não se tem certeza absoluta do pai , a mãe é valorizada no grupo .

 As mulheres em sua organização era capaz de destruir menorizando os chefes de familia ,se o mesmo não colaborasse era comum que os expulsassem e eles tinham que voltar ao clã que eles pertenciam . Neste modo de familia não há trabalho diferenciado de acordo com as posições socias nem mesmo entre mulheres e homens pois estas trabalhavam muito .

 As jovens tinham liberdade sexual , podiam se relacionar com varios jovens até que contraissem o matrimonio . E os Xamas/sarcedotes /caciques possuim o direito de ter a 1° noite . ( eles representavam todos os homens ).

             As mulheres esperavam o momento  em que pudessem reservar a catidade como libertação do dever de servir a varios homens. (pág 56) os homens ainda tentem ao historico poligamico , mas é pelas mulheres que se coloca a monogamia ( pág 56 )

A família Sindiásmica está np limite entre a "selvagem e a barbarie ",  enquanto a monogamia estável está representando a cilização no velho continente o sendentarismo .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (67.3 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com