TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimento Da Reconceituação Do Serviço Social

Artigo: Movimento Da Reconceituação Do Serviço Social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  968 Palavras (4 Páginas)  •  623 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS

CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

Autor(a): Valdenice Sacramento de Jesus Soares

Movimento de Reconceituação do Serviço Social

Santo Antônio de Jesus

2013

UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS

CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

Autor(a): Valdenice Sacramento de Jesus Soares

Movimento de Reconceituação do Serviço Social

Atividade apresentada como requisito parcial para aprovação na disciplina Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social II do Curso de Serviço Social da UNIFACS sob acompanhamento da Profª Milena Cerqueira Britto e da Tutora Luciana Silva de Jesus

Santo Antônio de Jesus

2013

INTRODUÇÃO

O Serviço Social a partir da década de 50 começa a apresentar sinais de inquietações e insatisfações em relação às práticas burocráticas e ao poder institucional. As contribuições para o fortalecimento as articulações políticas vieram das pequenas manifestações, haja visto que o Brasil vivenciava o apogeu do período da ditadura.

Essas manifestações e movimentos recuaram por conta da repressão ditatorial, mais tarde reaparecem mais fortalecidos, surge então o Movimento de Reconceituação que significa para o Serviço Social uma grande mudança que é a desvinculação do Conservadorismo e das técnicas importadas do Serviço Social Norte-Americano, construindo novos métodos e técnicas a partir das necessidades populares, para um agir profissional com identidade própria, condizente com a realidade social.

A seguir veremos quatro das vertentes que contribuíram com o processo de renovação do Serviço Social.

O método de planejamento implantado na tentativa de resolver a crise de concepção e metodologia otimizando os recursos do Serviço Social é considerado como uma das vertentes, é certo afirmar que a formulação de um novo conceito para o Serviço Social iria burocratizar ainda mais a prática profissional favorecendo assim um pequeno grupo que é a classe dominante, desta forma estaria melhorando e reforçando o sistema capitalista.

Outro acontecimento foi a lógica do planejamento, seu objetivo era estabelecer o diagnóstico, um plano de ação e uma intervenção profissional, foi uma tendência defendida pela geração 65 que era constituída por um grupo de profissionais de vanguardas que questionavam as bases conservadoras do Serviço Social e tinha como centro do debate a busca pelas importações críticas do Serviço Social na defesa de uma profissão latino-americana cujo comprometimento era com um desenvolvimento de um projeto comprometido com o continente, o Seminário Regional Latino-Americano de Serviço Social foi o marco dos seminários regionais que tiveram um papel central.

A definição da ação do Assistente Social é tido como um instrumento de desenvolvimento humano, acontecimento este que é expressado no Documento de Araxá tinha como objetivo tratar problemas sociais com caráter corretivo de promoção e prevenção, na perspectiva de evitar as causas do desajuste, ou seja, com a reconceituação incorpora-se a crítica ao tradicionalismo, abre-se a novos fluxos e sincronizando-se com tendências diversificadas do pensamento social então contemporâneo.

Por fim o conceito de necessidades humanas enfatizado no Documento de Teresópolis busca avaliar a distância entre o provimento de necessidades da realidade e os limites estruturais, para os formuladores de Teresópolis, a perspectiva de renovação referia-se à busca em reduzir situações de carência e adequar-se às formas de mudança e de crescimento estabelecidas pelos grupos hegemônicos. Ainda na perspectiva de questionamento acerca das práticas do Serviço Social, tem-se a elaboração de um novo documento em Sumaré. Esse documento assume uma posição funcionalista e considera que a reconceituação possa ter um caráter funcionalista sistêmico. Discute as possibilidades de um novo Serviço Social na ótica dialética e na ótica da fenomenologia, abrindo-se ao pluralismo.

Documentos como de Araxá, Teresópolis e de Sumaré, foram elaborados na busca de propostas de teorização para o Serviço Social, contendo as primeiras expressões de renovação da profissão.

O Movimento de Reconceituação foi uma tentativa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com