TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimento De Reconceituação Do Serviço Social

Artigos Científicos: Movimento De Reconceituação Do Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  3.529 Palavras (15 Páginas)  •  772 Visualizações

Página 1 de 15

• INTRODUÇÃO

O Serviço Social tem em sua gênese, na sociedade capitalista monopolista, mediante as necessidades da divisão sócio técnico do trabalho, marcado por um conjunto de variáveis que vão desde a alienação, a contradição ao antagonismo.

O Brasil buscou afirma-se historicamente como uma pratica de cunho humanitário através da legitimação do Estado e da proteção da igreja. Com decorrer do tempo diversos acontecimentos históricos marcaram a profissão.

Nos anos 60 e 70 o movimento de renovação na profissão expressa a reatualização do tradicionalismo profissional e a ruptura com o conservadorismo.

Surge nesta mesma época o movimento de reconceituação na história do serviço social, por volta de 1965 acontece o 1° Seminário latino- americano de Serviço Social realizado em Porto Alegre, sua finalização aconteceu no ano de 1973.

Em 1974 é que começarão a ser criadas as condições para o desenvolvimento (ou a retomada) do pensamento crítico no Serviço Social. Neste quesito os assistentes sociais começam a desenvolver um intenso processo de discussões interna na busca de um novo perfil profissional e de uma identidade com as classes trabalhadoras já que a formação profissional do assistente social é pautada pela eficiência e modernização da profissão, considerando-se fundamental o planejamento, a coordenação, a administração, a capacitação profissional para atuação em nível de micro, macro e participação em equipes interprofissionais, sendo isso conceitos fundamentais para a formação do assistente social, a partir destas definições foi imprescindível às realizações dos Seminários que trataram da Teorização do Serviço Social: Araxá (19 a 26 /03/ 1967) - Teorização do Serviço Social, Teresópolis (10 a 17 /01/1970) – Metodologia do Serviço Social, Sumaré e Alto da Boa Vista (20 a 24/ 11/1978) – Cientificidade do Serviço Social. Os documentos utilizados nestas discussões são considerados marcos histórico do Serviço Social.

Neste contexto o Serviço Social passa por uma erosão da sua pratica tradicional de modo que se tornar possível o direcionamento dessa prática na perspectiva de reforço ao processo de construção da democracia e da cidadania dos trabalhadores, preservando e ampliando seus direitos sociais.

2. MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL

O surgimento do serviço social tem sua origem vinculada à doutrina da igreja católica vem como desdobramento da ação social e da ação católica da igreja. Está relacionado ás profundas transformações econômicas e sociais que atravessam a sociedade brasileira.

A história do serviço Social se constitui num processo que articula conservação e renovação, busca atuar no que diz respeito ás causas da questão social.

Para melhor desenvolvimento o serviço social brasileiro apropriou-se da metodologia de trabalho americano com o objetivo de introduzir nos currículos da escola, o Serviço Social de caso, de grupo, organização social da comunidade. O motivo da aproximação norte americana seria a valorização da profissão desde meado da década de 30 até a década 60 os profissionais baseavam-se na ideologia norte americana que punha uma maior racionalidade de técnica.

Os primeiros passos para o movimento de reconceituação foram movidos pelos impactos das teorias e tentativas de prática desenvolvimentista. (Faleiros 2004).

Na década de 60, os assistentes sociais organizaram vários encontros nacionais e regionais para por em pauta assuntos de grande interesse para a categoria. O encontro regional de escolas de serviço social nordeste é considerado a primeira manifestação grupal de crítica ao serviço social tradicional.

A perspectiva modernizadora constitui a primeira expressão do processo de renovação do serviço social no Brasil.

Em 1961 no rio de janeiro ocorreu o II Congresso Brasileiro, onde o tema central foi “desenvolvimento Nacional para o bem estar-social”. No ano seguinte a conferência internacional ocorrida em 1962 em Petrópolis enfocou o tema “Desenvolvimento de comunidades urbanas e rurais”. Estes fatos foram apresentados para mostrar o posicionamento da categoria mediante a iniciativa internacional que neste período apoiava as estratégias desenvolvimentistas do país.

Os documentos de Araxá (19-26/03/1967 e Teresópolis (10-17/01/1970) são tentativas de adequar o Serviço Social ás tendências politicas.

Em 1967 reunia-se em Araxá-MG, 38 assistentes sociais docentes e não docentes. Este encontro foi realizado pelo Centro de Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviço Social (CBISS). O objetivo era repensar a teoria básica do Serviço Social e sua metodologia.

Esta reflexão feita em Araxá vai conduzir a adequação da metodologia do Serviço Social que vão se efetivar em dois níveis o micro e o macro. No micro é essencialmente operacional, o macro compreende as funções do serviço social. Ao nível da politica e do planejamento para o desenvolvimento da infra-estrutura social. Algo significativo é a vontade da profissão onde os Assistentes sociais não sejam mais meros executores das politicas sociais, sejam capazes, sobretudo de formulá-las e geri-las.

O movimento surge como resultado da incidência, no Serviço Social acompanha a sociedade na irrefreável luta por seus direitos fundamentais inclusivos o direito á liberdade.

A tomada de consciência levou o Serviço Social a rechaçar o uso indiscriminado da metodologia recebida dos Estados Unidos e a uma revisão crítica das suas formas operativas.

Um dos pontos altos do movimento é a chamada para a realidade concreta da América Latina e a exigência de um comprometimento com essa realidade e com o povo oprimido, A realidade em que a economia é dependente e o distanciamento cada vez maior entre a grande maioria em condições infra-humanas de vida e uma pequena minoria abastadas o que confere a marca de uma sociedade consumista, injusta, e onde se verifica concentração de riqueza. Os objetivos de trabalho serão; a organização, a conscientização, a politização, a mobilização e a participação do individuo em busca da libertação. O objetivo geral do Serviço Social é a ação libertadora e transformação do sistema de dominação e que se constitui em finalidade, assim entendido o Serviço Social como uma práxis que precisa atuar para alcançar uma mudança, não existe conhecimento sem transformação e transformação sem conhecimento.

Quanto á elaboração de uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com