TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimento De Reconceitução Do Serviço Social

Monografias: Movimento De Reconceitução Do Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 3

Movimento de reconceituação do serviço social

As primeiras escolas de serviço social brasileiras foram fundadas por cristãos, seguindo os dogmas da Igreja Católica, os alunos destas eram pessoas que queriam gratificação pessoal e profissional. O serviço social tradicional é voltado às mudanças político-econômicas da sociedade brasileira da época,este adotava a metodologia de trabalho americana.

Somente a partir da década de 50 que o serviço social tornou-se mais relevante no cenário mundial, após organizações como a ONU e OEA difundirem a ideia do desenvolvimento das comunidades. Com os projetos desenvolvimentistas implantados nas comunidades, os assistentes sociais brasileiros perceberam que o método americano não era viável para a realidade latino-americana, e assim começaram a questionar as teorias vigentes.

A reconceituação do serviço social só começou de fato no inicio da década de 60, e os princípios regiam essa nova fase foram: o reconhecimento de que as antigas teorias eram condizentes com a realidade da época, a implementação do marxismo nas universidades e cotidiano trabalhista... O resultado dos questionamentos foi o recuo da ideologia desenvolvimentista, busca por novas metodologias que seriam adequadas ao meio social brasileiro e fortes críticas ao serviço social tradicional.

Nos primeiros eventos de manifestação crítica ao serviço social tradicional, que ensaiaram a reconceituação no Brasil foram discutidos processos que visavam a conscientização na linha de liberação do oprimido,um deles foi o Encontro Regional de Escolas de Serviço Social do Nordeste.

Anos depois houveram eventos importantes para a renovação do serviço social brasileiro,foram eles Araxá-MG(19 a 26 de abril de 1967),Teresópolis-RJ(10 a 17 de janeiro de 1970) e posteriormente Sumaré-RJ(1978),estes buscavam atender às novas tendências políticas da ditadura,sem se opor a elas.

ARAXÁ

Repensar a teoria básica do serviço social e sua metodologia, esta foi dividida em dois níveis, micro e macro,o primeiro essencialmente operacional e o outro buscava melhorar as funções políticas,do planejamento para assim alcançar o desenvolvimento da infraestrutura social.Os assistentes sociais não eram mais meros executores das políticas sociais,mas sim capazes de formulá-las e geri-las.

TERESÓPOLIS

Teve repercussão em toda América Latina, buscava a valorização da ação prática-imediata. Implantação da metodologia profissional,sem desenvolvimento científico.

SUMARÉ

Objetivava a cientificidade do serviço social, tinha dupla perspectiva: a da ciência e a dos modos de produção das formações sociais e conjunturas políticas.

Esses movimentos expressaram a ruptura com o serviço social arcaico, e uma luta contra o imperialismo imposto, luta que buscava a libertação nacional e transformação da estrutura capitalista exploradora.

Influenciados pelos ideais marxistas os profissionais do serviço social brasileiro criticavam duramente o serviço social tradicional e a metodologia de trabalho americana já que essa não era voltada à realidade subdesenvolvida da América Latina, buscavam a criação de uma práxis (atividades humanas indispensáveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com