TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mudança Nas Organizações

Ensaios: Mudança Nas Organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2013  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 2

Mudança nas Organizações

Das iniciativas corporativas, poucas se mostram mais desafiadoras que os programas de mudança de cultura. A cultura de uma empresa é composta das convicções, dos valores individuais, morais e éticos das pessoas estratégicas da empresa, que quando compartilhados de forma autêntica e eficaz, permeiam toda a estrutura e criam uma visão e filosofia compartilhada. Ela é o DNA coletivo da empresa, a assinatura da organização, usada por ela interna e externamente no ecossistema em que atua.

Estas iniciativas costumam exigir muito esforço e apresentam resultados lentos, porém, com o passar do tempo e aumento da maturidade, sua manutenção e revisão fica cada vez mais ágil e incorporar novos valores torna-se o gerenciamento de tarefas mais fácil. O importante é garantir o apoio e o comprometimento da alta direção com as mudanças e as práticas necessárias nas quais todos da organização irão se inspirar, acabando por incorporá-las naturalmente no dia-a-dia.

O grande desafio atual das empresas é facilitar a gestão de tarefas quando elas não puderem ser automatizadas. E isto se consegue com a cultura de colaboração: ampliar a sinergia entre as equipes e potencializar a comunicação, derrubando barreiras. Neste contexto, ferramentas como uma rede social corporativa com seu foco em compartilhamento e colaboração têm um papel cada vez mais importante.

Dominar esta capacidade de acelerar a mudança cultural é uma competência essencial para quaisquer líderes que querem manter suas empresas competitivas e focadas.

Criar uma cultura organizacional onde as pessoas abraçam a sua responsabilidade pelas demais e pela empresa é o ponto central de qualquer programa de mudança organizacional bem sucedido. Sem responsabilidade, o processo de mudança fracassa rapidamente porque as pessoas tornam-se resistentes as iniciativas e sabotam as iniciativas para transformar a organização, pois elas não sabem como gerenciar projetos e administrar o tempo.

Com comprometimento e responsabilidade as pessoas em todos os níveis das empresas abraçam os seus papéis na facilitação da mudança e demonstram a propriedade necessária para gerar o verdadeiro progresso, tanto para si quanto para a organização. O comprometimento quando obtido da maneira certa, produz uma maior transparência e abertura, melhora o trabalho em equipe e a confiança, gera comunicação mais eficaz e diálogo, além de maior ênfase nos resultados.

Engajamento e comprometimento é a questão que mais desafia as organizações atualmente. A cultura corporativa tem impacto nos resultados, e uma abordagem adequada para mudança de cultura acelera o impacto de uma forma tal que permite a virada no jogo, criando uma vantagem competitiva e as condições necessárias para manter essa vantagem no futuro.

Devemos de ter ferramentas práticas, modelos e diagramas para facilitar o desenvolvimento do seu programa de mudança. Temos enfatizado aqui a importância do engajamento dos funcionários e da colaboração, além das principais tendências que precisam estar no radar das empresas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com