TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mudanças No Serviço Social

Ensaios: Mudanças No Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 1

Mudanças ocorridas na profissão de assistente social

Passo 2

Mesmo sendo antiga a prática da assistência era dirigida a solidariedade aos pobres, aos viajantes, aos doentes e aos incapazes. A profissão de assistente social era simplesmente passiva a realidade, pessoas benevolentes de almas caridosas.

A partir de 1.980 o Brasil passou por uma mudança sócio-político que exigia posicionamento político e um compromisso em relação aos interesses sociais que estavam sendo colocado em pauta.Foi nesta nova realidade que o comprometimento da profissão foi questionada, fazendo que engajassem neste processo político que culminou o fim da ditadura militar e iniciou a democracia no país.

Considera-se uma das poucas profissões que possui um projeto profissional coletivo, onde a ética é parte fundamental. Fazendo com que assumam um compromisso de construção de uma nova ordem societária justa, democráticas e com direitos garantidos.

Se antes de 1.980 era vista como uma profissão voltada para a caridade, com a necessidade de mudança ocasionados no país, hoje está inserida em diversas áreas: saúde, previdência, educação, moradia, lazer, habitação entre outras expressões sociais, com o papel muito importante de planejar, gerenciar, administrar, executar e assessorar programas de ordem política e outros programas onde possa intervir nas relações entre homens no cotidiano da vida social, por meio de uma ação global, sócio educativo e também de prestação de serviço.

Regulamentada em 07 de junho de 1.993, a profissão de assistente social traz um código de ética que vem sendo atualizado ao longo da trajetória, representa a dimensão da profissão de caráter normativo onde define os direitos e deveres do assistente social, buscando a legitimação social da profissão e a garantia da qualidade dos serviços prestados. Expressando a renovação e o amadurecimento teórico-político do serviço social e comprometimento assumido pela categoria.

No mesmo ano de 1.993, foi sancionada a Lei Orgânica da Assistência Social- LOAS, um instrumento legal que regulamenta os pressupostos constitucionais, ou seja, o que está escrito na Constituição Federal, nos Artigo 203 e 204, que definem e garantem o direito à assistência social. Esta lei institui benefícios, serviços, programas e projetos destinados ao enfretamento da exclusão social dos segmentos mais vulneráveis da população, fazendo também uma conjunção entre as três esferas de governo: federal, estadual e municipal .

A necessidade de mudança é constante na profissão, Criado a partir das deliberações da IV Conferência Nacional de Assistência Social e previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), o Suas (Sistema Único de Assistência Social) teve suas bases de implantação consolidadas em 2005, por meio da sua Norma Operacional Básica do Suas (NOB/Suas), que apresenta claramente as competências de cada órgão federado e os eixos de implementação e consolidação da iniciativa.É um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil. Com um modelo de gestão participativa, ele articula os esforços e recursos dos três níveis de governo para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com