TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mudanças Sociais

Monografias: Mudanças Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 2

1. INTRODUÇÃO

Devido às constantes mudanças sociais, econômicas, políticas e legais, as administrações públicas municipais não possuem mais margem para o desperdício de recursos e de processos, faz-se cada vez mais necessário a otimização dos recursos e processos públicos para atender as demandas da sua comunidade.

Devido a esse novo contexto opta-se pelo planejamento estratégico nas ações públicas municipais como ferramenta norteadora das otimizações dos recursos públicos municipais, visando, assim, o desenvolvimento social da cidade.

2. JUSTIFICATIVA

A presente pesquisa pretende analisar a implementação do processo do planejamento estratégico na administração pública municipal nos municípios pertencentes ao Conselho de Desenvolvimento Regional da Região Centro do Estado do Rio Grande do Sul (COREDE Centro).

O planejamento estratégico é um instrumento de relevância inquestionável para a gestão de municípios, prefeituras e organizações públicas, principalmente pelas dificuldades de recursos financeiros disponíveis nos municípios, pela obediência à Lei de Responsabilidade Fiscal que pressupões o equilíbrio das contas públicas, pela exigência do Estatuto da Cidade que estabelece diretrizes e metas para a expansão urbana e de desenvolvimento do território municipal, ou seja, zona urbana e rural, levando em conta aspectos ambientais, culturais, turísticos, econômicos e sociais, e pela pressão dos munícipes e gestores locais por uma cidade melhor.

3. OBJETIVOS

A importância e a necessidade do planejamento das ações governamentais são tão significativas que diversas normas que regem a Administração Pública dedicaram-lhe atenção especial, inclusive a Constituição Federal.

Os controles municipais e gestão do planejamento procuram estabelecer os controles estratégicos, táticos e operacionais do planejamento estratégico municipal, por meios de padrões medição de desempenho, o acompanhamento, a correção de desvios. Também procuram definir formas de gestão para lidar com os recursos humanos, materiais, financeiros e tecnológicos que são requisitados pelo planejamento estratégico municipal.

4. METODOLOGIA

A pesquisa realizada na bibliografia especifica do planejamento estratégico municipal (PEM) e nos municípios pesquisados mostrou os fatores que influenciam na elaboração do (PEM) e como ele é desenvolvido, transpareceu também como se aplica o PEM no orçamento municipal e os aspectos necessários para o desenvolvimento das metodologias utilizadas na formulação do PEM.

5. CRONGRAMA

A pesquisa pretende ser desenvolvida em quatro semanas, conforme etapas demonstradas na tabela abaixo.

Meses/Etapas Semana 1 Semana 2 Semana 3 Semana 4

Revisão bibliográfica

X

Coletas de dados

X

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com