TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mudanças Sociais

Trabalho Escolar: Mudanças Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  1.053 Palavras (5 Páginas)  •  1.604 Visualizações

Página 1 de 5

1. MUDANÇA SOCIAL

1.1 Conceito

Rocher define mudança social como “toda transformação observável no tempo que afeta, de maneira que não seja provisória ou efêmera, a estrutura ou funcionamento da organização social de dada coletividade e modifica o curso de sua história. É a mudança de estrutura resultante da ação histórica de certos fatores ou de certos grupos no seio de dada coletividade”.

As mudanças sociais alteram as relações sociais. Um exemplo próximo disso são as mudanças dos meios de comunicação, as quais evoluiram e, consequentemente, as relações sociais face-a-face sofreram alterações significativas em seus formatos e intensidades.

O ritmo da mudança varia de sociedade para sociedade, nas comunitárias tende a ser mais lento. Já nas societárias, a mudança costuma ser mais acelerada. Na modernidade as mudanças tornaram-se um aliado para economia.

As causas das mudanças sociais podem ser motivadas por forças internas ou externas e fortuita ou intencional. As forças internas (endógenos) são aquelas originadas dentro da sociedade. Como exemplo, podemos citar o papel das invenções. A mudança externas (exógenos) são aquelas causadas por fatores que provém de outras sociedades. Na contemporaneidade as mudanças são tão rápidas que o sociológo polonês Zygmunt Bauman denominou nosso tempo de modernidade líquida. Líquida pela fluidez das mudanças sociais e sua capacidade de adequar-se as circunstancias de cada momento.

1.2 As principais características sobre mudança social

a) Fenômeno coletivo: abrange um setor significativo de uma coletividade, afetando as condições ou as formas de vida de seus componentes.

b) Mudança da estrutura: alterar certos componentes da organização social ou sua totalidade.

c) Identificação no tempo: é preciso identificar um ponto de referência a partir do qual o conjunto de transformação possa ser localizada no tempo.

d) Permanência: as transformações, observadas e analisadas, devem ter certo caráter de durabilidade, ou melhor, não devem ser passageiras nem superficiais.

1.3 Definição de Cresimento e Desenvolvimento

• Crescimento é uma variação unidimensional, que se limita a um determinado setor da organização social.

• Desenvolvimento abrange os diferentes setores da sociedade, constituindo-se em um fenômeno multidimensional.

Exemplos: certos países da África e Ásia apresentam grande crescimento no setor econômico, devido à exploração dos recursos petrolíferos, sem que os demais setores da sociedade acusassem igual transformação, desse modo, houve apenas crescimento e não desenvolvimento.

2. FATORES DETERMINANTES DA MUDANÇA SOCIAL

2.1 Fatores Geográficos

Determinados cataclismos naturais, como: inundações, secas, ciclones, tufões, furacões, maremotos, terremotos, erupções vulcânicas, nevascas, pragas e outros, podem alterar de forma transitória ou permanente, a organização ou a estrutura de uma comunidade. Podem ocasionar migrações, extinção de comunidade, reconstrução ou fundação de novas cidades.

Exemplos: inundações no Brasil em 1974, atingindo 13 estados desabrigaram cerca de 300 mil pessoas; a inundação no México, em 1973 alagou cerca de 60 mil hectares ocasionando a morte de aproximadamente meio milhão de individuos.

2.2 Fatores biológicos

Epidemias, elevação da taxa de mortalidade, rápido crscimento da população e a mixigenação de grupos étnicos dão origem a transformações sociais. Podem ocasionar desajustamentos e desequilibrios nós mais diversos setores da sociedade, alterando a estrutura econômica, a organização do trabalho, a distribuição do poder e o modo de vida das populações.

Exemplos: Em 1348, a vinda da Ásia, a peste negra dizimou as populações da Europa, matando entre metade e um terço dos habitantes da Itália, França, Inglaterra, Países Baixos e Alemanha. Na Europa Medieval, essa diminuição drástica da população trouxe grandes alterações sociais: a escassez de trabalhadores elevou quase cinquenta por cento o valor do trabalho alugado. Em consequencia, certas medidas legais deram origem a revoltas de camponeses.

Na Índia, a atitude perante a fertilidade, baseada em valores religiosos, alterou-se diante da pressão populacional e da consequente escassez de recursos alimentares.

A miscigenação de grupos étnicos, trouxe profundas modificações em sociedades coloniais, alterando costumes e valores e originando sociedades totalmente diferenciadas.

2.3 Fatores Sociais

 Guerras, invasões e conquistas, assim como luta e classes e revoluções alteram as estruturas sociais, modificam o status das nações, escravizam povos transformam a vida e destroem culturas.

Exemplo: Guerra de Secessão, nos EUA que eliminou definitivamente o trabalho de cativos.

 As invasões mulçumanas causaram um impacto cultural decisivo e regiões que circundam o Mediterrâneo ou dele estão próximos.

 Entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com