TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Multidrogas Resistentes á Tuberculose

Por:   •  2/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 3

Multidrogas Resistentes á Tuberculose

A tuberculose é causada pela espécie bacteriana Mycobacterium tuberculosis,também chamada de bacilo de Koch. É uma micobactéria bacilo álcool ácido resistente (BAAR), aeróbica, ou seja, necessita de oxigênio para sobrevivência. Particularmente atinge os pulmões, porém, pode atingir outras áreas do corpo, como os rins e o sistema nervoso central (SNC). É transmitida de pessoas para pessoa, através de saliva, tosse, espirro ou fala. (Souza e Vasconcelos, 2005)

É uma doença infecciosa que pode ser curada desde que obedeça aos princípios de quimioterapia, ou seja, associação de medicamentos adequados, dosagem correta, administração por período correto, evitando assim a persistência bacteriana e a resistência às drogas. (Marques, Cunha, Netto e Andrade, 2009)

  • Fármacos Utilizados no Tratamento da Tuberculose

[pic 1]Entre os fármacos para o tratamento da tuberculose existem cinco mais utilizados, são eles: isoniazida (INH), a rifampicina, a pirazinamida, o etambutol e a estreptomicina. No entanto, a isoniazida e a rifampicina estão entre as drogas mais administradas devido a sua alta ativação no organismo no combate a tuberculose. (Katzung, 2005)

[pic 2]

Figura1. Fármacos Utilizados para o Tratamento da Tuberculose. (Fonte: Souza e Vasconcelos, 2005)

  • Isoniazida (INH)

É um fármaco constituído de uma pequena molécula simples e solúvel em água e atua no tratamento de tuberculose causada por cepas sensíveis, penetrando em células fagociticas, assim, combate microrganismos tanto extracelular como intracelular. (Katzung, 2005)

Isoniazida age bloqueando a síntese de acido micólico, que está presente na parede das micobacteria. E não inibe outros tipos de bactérias. É utilizada para todas as formas da tuberculose, causada por cepas sensíveis do Mycobacterium tuberculosis. (Bula, Isoniazida, 2011)

A resistência a Isoniazida se da pela mutação devido a expressão reduzida do gen ou a redução da atividade peroxidativa. E existem mais outros dois gens ligados a mutação a resistência inhA e o mabA. (Campos, 1999)

  • Rifampicina

Fármaco derivado do complexo da rifamicina, antibiótico produzido por Streptomyces mediterranei.Quando administrado como fármaco único permite a seleção de microrganismos altamente resistentes. Não apresenta resistência cruzada com outros tipos de agentes microbianos, porém, apresentam resistência cruzada a derivados da rifamicina. Possui grande facilidade em penetrar em alguns tecidos e células fagociticas, podendo destruir microrganismos que possui pouco acesso a outras drogas, como por exemplo, microrganismos intracelulares. (Katzung, 2005)

A rifampicina liga-se à subunidade β da RNA polimerase DNA - dependente bacterianae, portanto inibe a síntese de RNA. Devido mutações em rpoβ, que é o gene da subunidade beta do RNA polimerase, ocorre à resistência a antimicrobianos. Impedindo assim, a ligação da rifampicina ao RNA polimerase. Não ocorrendo à ligação da rifampicina com o RNA polimerase humana, a mesma não é inibida. (Katzung, 2005)

  • Incidência da Tuberculose

Cerca de nove milhões de pessoas desenvolvem a TB ativa, resultando em mais de dois milhões de óbitos por ano. Portadores de HIV são mais susceptíveis a TB, liderando as causas de morte na população mundial. O numero de casos de TB resistentes a múltiplas drogas (MDRs) está aumentando rapidamente. A TB é um dos principais problemas de saúde mundial. (Tortota, Funke, Case, 2012)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (190.1 Kb)   docx (32.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com