TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SÍNTESE DO COMPLEXO [Ni (NH3)4]Cl2

Exames: SÍNTESE DO COMPLEXO [Ni (NH3)4]Cl2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  1.024 Palavras (5 Páginas)  •  832 Visualizações

Página 1 de 5

NTRODUÇÃO

Em análise qualitativa inorgânica, utilizam-se amplamente as reações que levam a formação de complexos (reações de complexação): um (íon) complexo (ou molécula) consta de um átomo central (íon) e vários ligantes intimamente acoplados a ele.

O átomo central pode ser caracterizado pelo número de coordenação, um número inteiro, que indica o número de ligante que podem formar um complexo estável com um átomo central. O íon Ni (II) em solução aquosa acha-se coordenado a 6 moléculas de água em uma geometria octaédrica, formando o íon complexo hexaaquoniquel(II) [Ni(H2O)6]2+ de cor verde.

O número de coordenação representa o número de espaços disponíveis em torno do átomo ou íon central, cada um dos quais pode ser ocupado por um ligante monodentados (NH, CN, Cl, HO), bidentados (dipiridina), tridentados, tetradentados e polidentados.

Em muitos casos, a formação de outros complexos ocorre através de reação de substituição das moléculas de água por outros ligantes (moléculas neutras: NH3, etilenodiamina, etc., ou ânions: Cl-, OH-, etc.).

A reação de formação do complexo cloreto de hexaaminoníquel (II), por exemplo, resulta da troca de moléculas de água por moléculas de amônia, no complexo octaédrico [Ni(H2O)6]2+.

NiCl2.H2O(s) + 6NH3(aq) [Ni(NH3)6]Cl2(s) 6H2O(l)

PARTE EXPERIMENTAL

2.1. Materiais e equipamentos

BÉQUER - Utilizado para reações químicas, aquecimento de substancias

BALANÇA DIGITAL - Usada para a medida de massa de sólidos e líquidos não voláteis com precisão de até quatro casas decimais.

CAPELA - Server para fazer experiências com ácidos e bases

ESPÁTULA - Usado para transferência de substancias sólida.

PROVETA - Recipiente de vidro ou plástico utilizado para medir e transferir volumes de líquidos. Não deve ser aquecida

TUBO DE ENSAIO - Empregado para reações em pequena escala, principalmente testes de reação.

PISSETA - Usada para lavagem de materiais ou recipientes.

PIPETA GRADUADA - Usada para medir pequenos volumes líquidos, não deve ser aquecida.

BASTÃO DE VIDRO - É um bastão maciço de vidro. Serve para agitar e facilitar as dissoluções, mantendo as massas líquidas em constante movimento. Também auxilia na filtração.

2.2 Reagentes

Cloreto de Amônio (NH4Cl) – ao Inalarmos causa irritação ao trato respiratório, os sintomas podem incluir tosse respiração mais curta. Ao ser ingerido causa irritação ao trato gástrico, os sintomas podem incluir náuseas, vômito e diarréia. Induzir ao vomito rapidamente. Em contato com a pele e com olhos causa irritação, os sintomas podem incluir coceira, vermelhidão e dor. Lavar imediatamente a pele por 15 minutos.

Hidróxido de amônio (NH4OH) - Nocivo quando ingerido, inalado e absorvido pela pele. Extremamente irritante para mucosa, sistema respiratório, olhos e pele. Ao inalarmos pode causar dificuldades na vítima como conseqüência: espasmos, inflamação e edema de garganta, pneumonia química e edema pulmonar. A exposição repetida ao produto pode causar tosse, respiração ruidosa e ofegante, laringite, dor de cabeça, náusea, vômito e dor abdominal. Órgãos afetados: Estômago e pulmões.

NICl2 – ao inalarmos pode provocar irritação das vias aéreas superiores, dor de cabeça, náuseas e tonteiras, podendo em altas concentrações chegar a confusão mental e depressão, até perda de consciência. Sua poeira pode formar misturas explosivas com o ar. Usar luvas e proteção facial adequada ao tipo de atividade.

Procedimento Experimental

Preparo da solução amoniacal de NH4Cl:

Mediu-se 2,5ml de NH4OH concentrado e colocou-se em um béquer;

Dissolveu-se NH4OH pouco a pouco até a solução ficasse saturada;

Transferiu-se a solução para uma proveta e completou o volume de 5ml com NH4OH concentrado.

Deixou-se a solução em repouso até o momento que a utilizamos na segunda parte do experimento.

Pesou-se 2,513g de NiCl2.6H2O, colocou-se em um béquer pequeno e adicionou-se água destilada gota-a-gota com agitação, em quantidade mínima, até dissolver por completo o sal;

Adicionou-se gradualmente 12,5ml de solução concentrada de amônia. Observou-se que a solução ficou verde;

Esfriou-se a solução em água corrente e adicionou-se 5ml de solução amoniacal de NH4Cl que preparamos inicialmente. Deixou-se em repouso em banho de gelo por aproximadamente 15minutos;

Filtrou-se os cristais obtidos e lavou-os usando porções de 5ml de NH4OHconcentrado e em seguida porções de álcool;

Deixou-se secar a temperatura ambiente.

Pesou-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com