TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Musculos Do Dorso

Monografias: Musculos Do Dorso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/7/2013  •  1.571 Palavras (7 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 7

Músculos do Dorso

Os músculos superficiais do dorso (trapézio e grande dorsal) conectam os membros superiores ao tronco e estão relacionados com os movimentos desses membros. A tabela a seguir mostra suas funções principais.

O Músculo Trapézio ( 01 ):

Origem: Terço medial da linha nucal. Túber occipital e processos espinhosos de C7 a T12

Inserção: Terço lateral da clavícula, acrômio e espinha da escápula

Função: Eleva, retrai e roda a escápula. As fibras superiores elevam, as médias retraem e as inferiores deprimem a escápula.

DELTÓIDE Ombro ( 02 ):

Inserção Proximal: 1/3 lateral da borda anterior da clavícula, acrômio e espinha da escápula Inserção Distal: Tuberosidade deltóidea - úmero Inervação: Nervo Axilar (C5 e C6) Ação: Abdução do braço, auxilia nos movimentos de flexão, extensão, rotação lateral e medial, flexão e extensão horizontal do braço. Estabilização da articulação do ombro

Músculo redondo maior (03). Também chamado de Teres maior é um músculo espesso da extremidade superior. O tendão, na sua inserção, encontra-se mais profundamente ao tendão do músculo latíssimo do dorso, do qual está separado por uma bolsa sinovial, embora ambos os tendões tenham uma pequena parte de suas bordas unidas por uma pequena distância até a inserção. Origem: Origina-se na área oval da face superficial do ângulo inferior da escápula, e em septos fibrosos que o separam do músculo redondo menor e do músculo infra-espinhal. Inserção: Suas fibras inserem-se no lábio medial do sulco intertubercular do úmero, por meio de um tendão largo. Ação: O redondo maior ajuda o músculo latíssimo do dorso na adução do braço, assim como também auxilia na sua rotação medial.

Músculo redondo menor (04). O músculo redondo menor é um músculo estreito e alongado do manguito rotador. Origem: Origina-se na área oval da face superficial do ângulo inferior da escápula, e em septos fibrosos que o separam do músculo redondo menor e do músculo infra-espinhal.O tendão deste músculo passa através da parte posterior da cápsula da articulação do ombro, e está ligado a ela. Ação: Rotação lateral do braço, adução dele, e estabiliza o úmero.

Músculo Infraespinhal (05). O músculo infra-espinhal é um músculo grosso e triangular, que ocupa a parte principal da fossa infra-espinhal da escápula. O tendão deste músculo às vezes pode ser separado da cápsula da articulação sinovial do ombro por uma bolsa sinovial, que pode se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com