TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Museu Da Loucura De Barbacena

Exames: Museu Da Loucura De Barbacena. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2014  •  1.133 Palavras (5 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 5

MISSÃO

Prestar assistência hospitalar de complexidade secundária e terciária, com importância estratégica regional e estadual, participando da formulação da política de gestão para hospitais integrados ao Sistema Único de Saúde (SUS) de Minas Gerais.

VISÃO

Constituir-se modelo de excelência no País para a promoção da assistência e qualificação hospitalar, tendo como foco:

• Prestar serviços com elevado padrão de qualidade, segurança e humanização;

• Realização de pesquisas e formação de recursos humanos;

• Participação na formulação e condução da política de gestão e qualificação hospitalar para o Sistema Único de Saúde;

• Incorporação e difusão de modernas técnicas de gestão.

VALORES

• Compromisso

• Ética

• Excelência

• Formação de mão de obra para o SUS

• Humanização

• Qualidade

• Responsabilidade

PERFIL DA ORGANIZAÇÃO

História

O primeiro hospital psiquiátrico de Minas Gerais foi criado em 1903, como Assistência aos Alienados do estado de Minas Gerais, onde antes funcionava um Sanatório particular para tratamento de tuberculose. Assim entrava o funcionamento o hospício de Barbacena, depois, Hospital Colônia de Barbacena que teve como o primeiro diretor Dr. Joaquim Antônio Dutra.

Durante os primeiros 30 anos de funcionamento, o Hospital Colônia foi uma Instituição respeitável oferecendo atendimento humanitário a seus pacientes mesmo dispondo de métodos pouco eficientes em termos de tratamento.

Tendo em vista os bons resultados obtidos, o Hospital Colônia, passou a ser um ponto de convergência para todos os pacientes que as comunidades pretendiam curar ou isolar, ou seja, havia uma grande demanda de doentes mentais, sifilíticos, tuberculose e marginalizados. Pessoas que eram as vezes mendigos, prostitutas, mãe solteiras filhos que tivessem algum tipo de problema com a família, alcoólatras. Com este aumento de pacientes o Hospital passou por uma mudança radical, os leitos eram insuficientes e a escassez de recursos financeiros, materiais e tornaram-se graves problemas. O tratamento dispensado aos pacientes passou a ser desumano e degradante, atingindo elevadas taxas de mortalidade. Com isso o Hospital passar a ser chamado de Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena.

Em 1979, um grupo de psiquiatras e profissionais ligados à saúde Menta, organizaram o III Congresso Mineiro de Psiquiatria e trouxeram Franco Basaglia, psiquiatra italiano, com uma postura antimanicomial. Através deste profissional que ficou escandalizado com que encontrou e considerou aquilo tudo desumano e cruel. Então veio o jornalista Hiram Firmino começou a publicar no Jornal Estado de Minas uma série de reportagens intitulada “Os Padrões da Loucura”.

A partir destas denúncias que chocaram a opinião pública, que as autoridades da área de saúde resolveram mudar este quadro contratando profissionais para área assistencial e mandando um grupo de psiquiatras para Barbacena , que estiveram envolvidos no III Congresso Mineiro a com objetivo de elaborar um plano reestruturação do hospital .

Assim através da parceria entre a FHEMIG-CHPB e a FUNDAC foi inaugurado em 16 de agosto de 1996, o Museu da Loucura. O Museu tem o objetivo de resgatar a história da assistência psiquiátrica pública de Minas Gerais e ainda servi como centro de documentação e pesquisa na área da psiquiatria. Para que o passado de horrores e equívocos nunca volte a acontecer e ainda colaborar no projeto de reabilitação psicossocial do morador da instituição, promovendo o elo sociedade-instituição. O Museu também serve de referência cultural dentro do hospital, assim vem promovendo eventos artísticos periódicos como apresentação de dança e de conjuntos musicais despertando a sensibilidade e propiciando momentos de lazer a pacientes, funcionários e a comunidade.

Enfim o Museu da Loucura é uma atração não apenas para o meio acadêmico, mas para toda a comunidade com a atual abordagem do tratamento psiquiátrico que sendo desenvolvido junto com os pacientes.

Mapa Estratégico

Foi feita uma pesquisa de campo, visita técnica realizada pelo bacharéis em administração.

Este trabalho tem o objetivo de criar um planejamento estratégico analisando as atividades desenvolvidas pela organização referida, através das teorias aprendidas e referenciais bibliográficos, enfatizando sua área da Gestão da Informação, Administração Integrada, observando seus pontos fortes e pontos a melhorar, a fim de aplicar conhecimentos adquiridos visualizando o ambiente real.

Foi montado um plano de ação para ser proposta a organização com intuito de uma possível aplicação para solução ou melhoria de falhas identificadas através de indicadores da TI usando a tecnologia mais avançada e atualizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com