TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Musicoterapia No Tratamento Do Autismo

Ensaios: Musicoterapia No Tratamento Do Autismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2013  •  2.787 Palavras (12 Páginas)  •  643 Visualizações

Página 1 de 12

MARIA ELENI GOMES ARAÚJO MAIA

A MUSICOTERAPIA NO TRATAMENTO DO AUTISTA

SÃO PAULO

2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO......................................................................................................03

2. O QUE É AUTISMO?...........................................................................04

3. O QUE É MUSICOTERAPIA?..........................................................................07

4. TRATAMENTO DO AUTISMO COM A MUSICOTERAPIA........................10

6. CONCLUSÃO.........................................................................................................12

7. REFERÊNCIAS......................................................................................................13

1. INTRODUÇÃO

O trabalho que será desenvolvido nesta disciplina, musicoterapia e Saúde Mental tem como tema “A musicoterapia no tratamento do autismo”, mostrar a importância do tema, pois nos últimos anos vem crescendo de forma significativa os estudos sobre o tratamento do autismo com a influência da musicoterapia, sendo que os estudos vem mostrando grandes resultados da doença.

Este trabalho vem organizado por capítulos os quais são eles:

O que autismo? O que a musicoterapia? Tratamento do autismo com a musicoterapia.

Trataremos de conceitos básicos para melhor entendimento sobre o assunto deste transtorno, cujo objetivo fundamental é mostrar neste processo de tratamento o resultado de desenvolvimento com a musicoterapia que apresentada no individuo acometido desta doença.

No decorrer do trabalho mostra-se que o autismo é um distúrbio de desenvolvimento caracterizado por dificuldades e anormalidades em várias áreas: habilidades de comunicação, relacionamento social, funcionamento cognitivo, processamento sensorial e comportamento. Aproximadamente de 10 a 15% de pessoas com autismo tem inteligência na média ou acima; 25 a 35% funcionam a níveis próximos a deficiência mental leve, enquanto o restante é portador de deficiência mental entre moderada e profunda.

A origem desta enfermidade, atualmente ainda é desconhecida. Existem teorias que atribuem causas de ordem genética hereditária, perturbação precoce das relações interpessoais e uma combinação de fatores orgânicos e afetivos.

O Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo é dois de abril, é um momento de reflexão sobre essa síndrome, pois depende de toda a sociedade o desenvolvimento do individuo com autismo, devido à doença se apresentar de forma singular e muito peculiar.

2. O QUE AUTISMO?

Segundo a definição Wikipédia, o autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. É uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização de estabelecer relacionamentos e de comportamento. Esta desordem faz parte de um grupo de síndromes chamado transtorno global do desenvolvimento (TGD), também conhecido como transtorno invasivo do desenvolvimento (TID). Entretanto, a tradução correta e mais recente cunhou-se o termo Transtorno do Espectro Autista (TEA) para englobar o Autismo, a Síndrome de Asperger e o Transtorno Global do Desenvolvimento Sem Outra Especificação.

Segundo Kanner (1944), O autismo é um distúrbio congênito caracterizado por alterações no desenvolvimento infantil que se manifesta nos primeiros meses de vida, caracterizando-se por um retrocesso das relações interpessoais e diversas alterações de linguagem e dos movimentos. Estes sintomas são reconhecidos principalmente entre os 6 e os 36 meses de idade. As causas são desconhecidas, mas pode estar associado a fatores genéticos e problemas pré e pós-parto.

Já o teórico Rimland (1964), resume o ponto de vista dominante atual, caracterizando o autismo infantil como um distúrbio independente. As crianças

autistas possuem, geralmente, aspectos saudáveis e são bonitas (uma das carac-

terísticas mais marcantes). O processo básico deste sintoma é a perda do contato emocional e interpessoal. Problemas de sociabilidade, isolamento intenso e agressividade. Observa-se que as crianças não respondem as carícias, palavras e nem às atenções dos adultos. Em contraste com a apatia frente às pessoas, a criança parece fascinada por objetos giratórios. Preocupa-se com que o ambiente fique conservado de forma inalterada. Passa muito tempo jogando com objetos repetitivamente. É indiferente às palavras e à qualquer som emitido por outras pessoas. Porém pode dar atenção ao ruído de uma porta ou ao barulho de um avião. Possuem hipersensibilidade ao toque e aos sons. Algumas crianças autistas, entre 4 e 5 anos, são capazes de repetir propagandas de TV, trechos de músicas populares, o que não significa um ato de comunicação, apenas foram absorvidas estruturas codificadas.

Os autistas apresentam anomalias de linguagem, repelem o contato com as pessoas e afastam o olhar quando alguém os encara.

Ocorrem, eventualmente casos de crianças autistas serem diagnosticadas como surdas-mudas, devido ao fato de não comunicarem-se verbalmente e levando a crer que nem conseguem ouvir. Há provas demonstrando que o autista possui a sua capacidade auditiva intacta.

(...) buscam um relacionamento com outras pessoas expressando-se mediante gestos, indicando necessidades e desejos. Usa sons vocálicos desarticulados com finalidade comunicativa. (Barcellos, 1992).

Nos casos de síndromes de traumas cranianos não se verificam as alterações de linguagem e de movimento que ocorrem nos autistas e nem de bloqueio da afetividade. Nas crianças com trauma craniano podem ocorrer paralisias, movimentos desarticulados, atrofias musculares, deformações no crânio, incapacidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com