TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÉTODO TRADICIONAL E MÉTODO HISTÓRICO DE EDUCAÇÃO

Trabalho Escolar: MÉTODO TRADICIONAL E MÉTODO HISTÓRICO DE EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  1.794 Palavras (8 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 8

MÉTODO TRADICIONAL E MÉTODO HISTÓRICO DE EDUCAÇÃO

Trabalho de produção textual do 1° semestre de Pedagogia, UNOPAR, Manhuaçu.

MANHUAÇU

2012

SUMARIO

1. INTRODUÇÃO 04

2. DESENVOLVIMENTO 04

3. CONSTRUINDO CIDADÃOS CONSCIENTES PELO MÉTODO DA CRITICA 05

4. CONCLUSÃO 09

5. REFERENCIAS 09

1. INTRODUÇÃO

A escola tem a função de formar cidadãos, dar aos alunos os ensinamentos de que eles necessitam neste mundo, e orientá-los para a vida. A escola só consegue isso se definir como meta, o trabalho crítico com os conteúdos a ser estudados pelos educandos. E com este trabalho crítico e de busca pelo aprimoramento do cidadão, a escola deve mostrar às novas gerações a importância de cada indivíduo e seu papel na sociedade, enquanto cidadãos conscientes de seus direitos e obrigações. É necessário que a instituição de ensino compreenda que também é seu papel, dar ao aluno condições para se inserção na sociedade. É importante estar atento para o desenvolvimento do mundo do e orientar o estudante para a vida.

2. DESENVOLVIMENTO

O educador, por sua vez, deve considerar na sua atuação o aluno como sujeito de múltiplas relações, em processo de formação, por isso deve ser considerado em sua totalidade. Assim, deve garantir ao educando uma formação racional, que pode levá-lo a refletir sobre temas cotidianos e interferir de forma positiva em seu meio e, sobretudo sua transformando a sua vida.

As mudanças hoje ocorrem muito rápidas e o que antes demora anos para mudar, hoje ocorre em um dia.

Diante da quantidade e da facilidade de acesso às informações, o professor deve conduzir o aluno para que seu aprendizado seja mútuo e cativante. O professor deve transformar os ensinamentos de forma que o aluno se sinta dentro de uma novidade interessantíssima e dessa forma possa garantir a produtividade do ensinamento, utilizando-se sempre da critica no ensino e aprendizagem.

O professor tem que se preocupar, também, com a arte do ensinar. Não pode ser um somente um bom pesquisador, necessário se faz que seja, também, um bom mediador de conhecimentos.

CONSTRUINDO CIDADÃOS CONSCIENTES PELO MÉTODO DA CRITICA

A função da escola passa a ser mais importante ainda, pois lida com um saber que muitas vezes precisa ser pensado novamente, reavaliado e estruturado de novo. Infelizmente, nem sempre a escola cumpre com objetivo de uma educação desejada, democrática socializando o saber.

É importante a implantação de uma escola que forme bem os cidadãos, onde os alunos tenham uma educação de qualidade, assegurando o conhecimento histórico acumulado, sem discriminação discutindo sua autonomia e educando para que o aluno seja capaz solucionar suas duvidas.

Libâneo (1998) relata que a escola com a qual sonhamos deve assegurar a todos a formação que ajude o aluno a transformar-se em um sujeito pensante, capaz de utilizar seu potencial de pensamento na construção e reconstrução de conceitos, habilidades e valores.

Mas para isso, torna-se necessário ao educador, conhecer as estratégias de ensino e o desenvolvimento de suas próprias competências, disponibilizando em suas aulas espaço para a reflexão dos problemas cotidiano, criando a possibilidade de aulas mais democráticas, usando um conhecimento emancipador.

As transformações sócias não são responsabilidade apenas da escola, mas entendemos o seu poder na luta por uma sociedade mais justa e humana. Mostrando conceitos de igualdade, de companheirismo e de bem-estar para todos.

A escola ao dar importância aos conteúdos mostra um compromisso em garantir o acesso à sabedoria historicamente acumulada, pois estes saberes influenciam o desenvolvimento, a socialização, o exercício democrático da cidadania e a atuação no sentido de refutar ou reformular os conhecimentos e as imposições de crenças e valores. O que a escola ensina deve, portanto, estar em equilíbrio com as questões sociais que marcam cada momento histórico.

A instituição escolar como construtora da cidadania deve valorizar a cultura de sua comunidade e buscando ultrapassar seus limites, favorecendo aos alunos pertencentes aos diferentes grupos sociais, o acesso ao saber, tanto no que diz refere aos conhecimentos relevantes da cultura brasileira, como no patrimônio universal da humanidade.

Uma educação de qualidade intenciona a formação de cidadãos capazes de interferir criticamente na realidade para transformá-la. Devemos então contemplar o desenvolvimento de capacidades oferecendo a possibilidade de adaptação às complexas condições e alternativas de trabalho que temos, e a lidar com a rapidez na produção e circulação de novos conhecimentos e informações que têm sido crescentes.

A formação escolar tem que possibilitar aos alunos condições para o desenvolvimento de competências e consciência profissional, mas não restringir-se ao ensino de habilidades imediatamente demandadas pelo mercado de trabalho.

É na sala de aula que professores e alunos têm a oportunidade de trocar conhecimentos, mas, para isso, o professor deve ter certeza de sua missão de educador, de agente facilitador do ensino-aprendizagem e de profissional responsável pelo sucesso de seus alunos fora da escola. Sendo assim, cabe-nos refletir, enquanto professores e futuros professores que seremos, sobre a nossa competência diante dos nossos alunos e exercer, com responsabilidade, o compromisso que assumimos frente à sociedade.

O professor tem a função de ensinar os conteúdos, usar de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com