TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÉTODOS DE OBSERVAÇÃO E SELEÇÃO

Projeto de pesquisa: MÉTODOS DE OBSERVAÇÃO E SELEÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.690 Palavras (15 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 15

ANHANGUERA UNIDERP EDUCACIONAL

CST em Gestão de Recursos Humanos

ANNIA AMÉLIA BARBOSA – RA 7707681197

VANESSA DE FREITAS CORREA – RA 7531641423

TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Atividades Práticas Supervisionadas

Campo Grande/MS

2014

ANNIA AMÉLIA BARBOSA – RA 7707681197

VANESSA DE FREITAS CORRÊA – RA7531641423

TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Atividades Práticas Supervisionadas

Trabalho, elaborado para fins de avaliação do Módulo de Técnicas de Recrutamento e Seleção, sob Orientação da Professora Tutora Presencial Maria Clara de Souza Soares.

Campo Grande/MS

2014

DESAFIO

A equipe elaborará uma proposta de contratação de um Analista de Recursos Humanos para a empresa fictícia “Brasil Confecções”, conforme situação-problema descrita a seguir. Este desafio é importante para que o estudante tenha a oportunidade de justificar a relevância da gestão de pessoas, bem como apresentar e sugerir as possíveis ferramentas a serem utilizadas no referido processo.

Situação-Problema

A “Brasil Confecções”, empresa fundada em 1999, tem como objetivo produzir peças do vestuário da linha EPIs – Equipamentos de Proteção Individual. Inicialmente, funcionando em um galpão alugado, a empresa atendia, principalmente, às montadoras do ABC, com peças/produtos de qualidade fabricados sob a supervisão direta de Armando Bastos (fundador da empresa).

Hoje, em razão da quantidade das peças/produtos vendidos, resultado da parceria desenvolvida com os clientes e com exportações para os EUA e Europa, a “Brasil Confecções” cresceu e tornou-se uma grande empresa.

Acreditando ser a gestão de pessoas algo fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio, o senhor Armando sente a necessidade de contratar um profissional com experiência em recrutamento e seleção, que faça descrições de cargos, elabore e acompanhe o plano de treinamento de desenvolvimento, avalie o desempenho de seus funcionários, faça entrevista de desligamento, elabore relatórios de indicadores de Recursos Humanos (RH) e auxilie nos projetos de endomarketing e comunicação interna.

Você, que atua em Recrutamento e Seleção em uma das Agências de Emprego responsáveis pelo encaminhamento de candidatos a “Brasil Confecções”, sugere ao senhor Armando a contratação de um Analista de Recursos Humanos, a fim de atender às necessidades da empresa e manter e/ou melhorar a sua competitividade. Para formalizar a sugestão, você decide apresentar uma proposta para esta nova contratação.

Nessa proposta, você deverá justificar a importância de se contratar esse profissional de RH e deverá, também, sugerir ferramentas para viabilizar o processo de contratação.

Objetivo do Desafio

Elaboração de proposta de contratação de um Analista de Recursos Humanos.

1. INTRODUÇÃO

Como encontrar e conservar as melhoras pessoas?

A disputa pelas melhores pessoas está aumentando de maneira significativa, pois não há um número suficiente de pessoas excelentes.

Os resultados dos estudantes nos exames nacionais têm caído continuamente. Isso com frequência demonstram falta de habilidades básicas para o desempenho adequado no trabalho, segundo os resultados dos estudantes nos exames nacionais de Educação.

Nem todos os formando do ensino médio terminam a escola pública com uma boa base em computação, mesmo sendo ela um elemento significativo no espaço de trabalho atual. Em muitas companhias, novas tecnologias ficam encostadas na prateleira porque os empregados têm medo delas ou não tem quem os treine.

A competição pelas melhores pessoas aumentou muito vai continuar aumentando. “Pessoas talentosas podem escolher parar de trabalhar para uma companhia, mas as companhias inteligentes sabem que seu trabalho é manter essas pessoas talentosas trabalhando com elas”.

Ter habilidade para recrutar, contratar e manter não só o capital intelectual, mas o profissional é essencial. Apenas os melhores lidam de maneira rápida com as mudanças velozes deste Mundo Globalizado, e por isso, a empresa tanto promove os melhores funcionários já internos desta, pois já sabem o caminho do sistema utilizado.

As melhores pessoas, sejam as selecionadas de maneira interna ou as externa, terão que ser flexíveis, onde terão o desejo de descobrir o que os consumidores querem e valorizam e estarão prontas para trabalhar duro a fim de oferecer esse produto ou serviço, com desempenho efetivo.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Justificativa da contratação (Etapa 1, Passo 3)

O sucesso das organizações está diretamente ligado a uma boa política de valorização do funcionário, onde existam: programa de carreiras; uma política de desenvolvimento e treinamento, ocasionando crescimento de pessoal; uma política de qualidade total; política de salário; bônus ou participação nos resultados e principalmente chefes que lideram equipes de forma digna conforme os valores organizacionais, gerando ambiente de trabalho de qualidade. Para que isso ocorra é necessária uma parceria entre o mercado de trabalho e de recursos humanos, que são responsáveis por juntar valores e talentos humanos capazes de formar o cérebro e o sistema nervoso da empresa moderna. O mercado de trabalho é constituído da demanda de mão-de-obra pelas empresas e oferta de trabalho pelos indivíduos. Levando-se em consideração: nível de preços,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com