TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÓDULO E - TAXA DE CÂMBIO E MERCADO DE DIVISAS

Trabalho Universitário: MÓDULO E - TAXA DE CÂMBIO E MERCADO DE DIVISAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  1.441 Visualizações

Página 1 de 3

a) Defina taxa de câmbio.

Taxa de câmbio é o preço de uma moeda estrangeira medido em unidades ou frações (centavos) da moeda nacional. No Brasil, a moeda estrangeira mais negociada é o dólar dos Estados Unidos, fazendo com que a cotação comumente utilizada seja a dessa moeda. Assim, quando dizemos, por exemplo, que a taxa de câmbio é 1,80, significa que um dólar dos Estados Unidos custa R$ 1,80. A taxa de câmbio reflete, assim, o custo de uma moeda em relação à outra. As cotações apresentam taxas para a compra e para a venda da moeda, as quais são referenciadas do ponto de vista do agente autorizado a operar no mercado de câmbio pelo Banco Central.

b) Aponte e explique as principais desvantagens de um regime de taxa de câmbio fixa em um país.

Taxa de câmbio é a medida de conversão de uma moeda em outra. Quando o Governo de um país utiliza um sistema de câmbio fixo ele determina o preço da moeda estrangeira, no caso o dólar americano, e não permite que esse valor se altere, para isso ele pode até mesmo se comprometer a comprar ou vender qualquer montante de divisas que ultrapasse a taxa estipulada. Nesse tipo de sistema é necessário que o país tenha um bom nível de reservas para que o Banco Central consiga controlas as possíveis oscilaçõe. Esse sistema também pode comprometer a competitividade das exportações incentivando importações.

c) Explique como a taxa de câmbio afeta o equilíbrio macroeconômico.

Atualmente, compreender as interações existentes entre as variáveis e as políticas econômicas supõe que se integrem três aspectos fundamentais do mundo contemporâneo. Primeiro, a determinação das variáveis econômicas é cada vez mais feita pelo mercado, tendo, o Estado, um papel cada vez mais reduzido. Neste quadro, duas grandes correntes de pensamento constituem uma referência para a análise econômica: a liberal e a keynesiana (vem surgindo outra, chamada de “a terceira via”). As principais controvérsias destas correntes referem-se à natureza do equilíbrio econômico, o papel da moeda na economia e do tipo de intervenção do Estado.

d) Explique quais os principais instrumentos de política comercial.

1. Política fiscal

Refere-se a todos os instrumentos de que o governo dispõe para arrecadar tributos (políticatributária) e controlar suas despesas. A política tributária, além influenciar sobre o nível detributação, é utilizada, por meio das alíquotas de impostos, para estimular (ou inibir,dependendo) os gastos de consumo do setor privado.

2. Política monetária

Refere-se á atuação do governo sobre a quantidade de moeda (principalmente dinheirofísico) e títulos públicos. Os instrumentos disponíveis serão descritos a seguir.

3. Política Cambial e Comercial

São políticas que atuam no âmbito externo da economia, influenciando-a.

4. Política de Rendas

A política de rendas refere-se à atuação do governo na formação de renda (ou seja,salários, aluguéis), com o controle e/ou congelamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com