TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÓDULO II "FUNCIONÁRIOS DE ESCOLAS: CIDADÃOS, EDUCADORES, FUNCIONÁRIOS E GESTORES."

Artigo: MÓDULO II "FUNCIONÁRIOS DE ESCOLAS: CIDADÃOS, EDUCADORES, FUNCIONÁRIOS E GESTORES.". Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2014  •  9.683 Palavras (39 Páginas)  •  1.426 Visualizações

Página 1 de 39

MÓDULO II

“FUNCIONÁRIOS DE ESCOLAS: CIDADÃOS, EDUCADORES, FUNCIONÁRIOS E GESTORES.”

Curso: Técnico em Alimentação Escolar

Disciplina: Funcionários de Escolas: Cidadãos, Educadores, Profissionais e Gestores

Módulo: 2º - Total de Horas: 60

Professora: Terezinha Pereira da Cruz

Cidade: Frei Inocêncio – 2014

Caro estudante

Atualmente, existem no Brasil mais de um milhão de funcionários trabalhando nas escolas públicas, federais, estaduais e municipais, os quais, têm a missão de oferecer educação básica a 50 milhões de alunos. E, diante desses números, talvez se sinta como um grãozinho de areia numa imensa praia, alguém sem a mínima importância. Entretanto, para os estudantes um a escola, é cada funcionário é essencial. Por tanto, é com o professor, é com o educador com quem os

alunos contam, 200 dias por ano, para construir sua cidadania e sua felicidade.

Ao fazer, este curso “ Técnico em Alimentação Escolar”, de nível médio , ele vai habilitá-lo a exercer, como técnico, uma das profissões não docentes da educação escolar básica. Este é o segundo módulo (pedagógico), aos quais se seguirão outros de sua profissão de técnico.

Nesse segundo módulo, essa disciplina é dedicado à construção da identidade dos funcionários no contexto da estrutura e do funcionamento da educação básica, você terá, algumas unidades para estudo, reflexão e avaliação .

Ementa do Programa:

Os funcionários da escola no contexto da educação escolar. Papel social da escola e as funções educativas não-docentes: prática integrada, profissionalismo e compromisso social.Relação entre os funcionários e a estrutura e operação das etapas e modalidades da educação básica: legalidade e realidade. Papel dos funcionários na elaboração e na execução da proposta pedagógica e da gestão democrática das escolas e dos sistemas de ensino.

Objetivo Geral:

• Compreender o papel dos funcionários no contexto escolar.

Objetivos Específicos:

• Refletir sobre o papel social da escola

• Conhecer a legalidade e sua aplicabilidade na realidade

• Contribuir e participar da execução da proposta pedagógica e da gestão democrática das escolas.

REFLEXÃO

“Cinquenta milhões de alunos são educados pelos professores e funcionários das escolas públicas na educação básica” João Monlevade.

OS FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR

Funcionário docente e não-docente: uma relação de poder nos espaços escolares

O processo histórico da escola dá a impressão que ela era composta, exclusivamente, por alunos e professores, entretanto, de acordo com Monlevade (2005, p. 44) “os primeiros funcionários já se faziam presentes na construção e no funcionamento da primeira escola”, o Colégio dos Jesuítas de Salvador, em 1550, em que estes atuavam como coadjuvantes do processo de ensino através dos cuidados com a alimentação, a religiosidade, a saúde e o desenvolvimento corporal e psicológico. Além disso, ainda, tinham os “cozinheiros, enfermeiros, sacristães, horticultores, bibliotecários, vaqueiros, administradores de fazendas, pilotos de navio, construtores, pintores e em outras ocupações mais ou menos relacionadas”. No período das aulas régias, em substituição ao ensino jesuítico, o ensino, escrituração e os registros das atividades ficavam quase que, exclusivamente, na responsabilidade do professor, que às vezes tinha o auxílio de um escravo, que ora ficava incumbido de limpar o ambiente ora de servir a água aos alunos. Os trabalhos eram regidos tanto pelos serviços escravos como pela inexistência deste na escola. Em fins do século XIX, tem-se a propagação de escolas primárias, seriam as escolas normais, motivando a contratação de funcionários para a conservação, alimentação, para os cuidados da secretaria e da biblioteca. A contratação desses funcionários era por meio das relações de clientelismo ou por indicação política; somente em cidades maiores é que ocorriam os concursos públicos.

No século XX, o Brasil sai do autoritarismo e torna-se mais democrático, com a participação do corpo docente, discente e dos pais. A educação escolar comporta além dos professores os demais profissionais, contudo, os professores podiam habilitar-se por um curso de nível médio ou superior; aos demais não era exigido uma profissionalização.

A partir da Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases 9394/96[2], assegurou-se os direitos à educação básica, à educação especial, à educação de jovens e adultos, à educação superior e à educação profissional por meio de uma gestão democrática e da garantia de qualidade em que pudesse alterar a situação dos funcionários administrativos sem capacitação e formação profissional para a adequação de uma ocupação reconhecida por meio de um diploma profissional (MONLEVADE, 2005, p.63). Nessa perspectiva, possibilitou-se a inserção dos funcionários administrativos como atores do processo, os colocando na posição de também educadores, os tirando da situação de desvalorização , os inserindo como parte do contexto educacional escolar. Toda essa mudança, quanto ao posicionamento dos funcionários administrativos como educadores surgiu a partir das cobranças advindas da base sindical e da implantação de leis, direcionando esses profissionais das escolas públicas a terem uma formação continuada, de aperfeiçoamentos em sua área de atuação, visando assim, o reconhecimento social da sua profissão de técnico em educação.

De acordo o Decreto nº 5.154, de 2004 com base nas Diretrizes Curriculares da Educação Profissional, do Conselho Nacional de Educação (Monlevade, 2005, p.42), havia inúmeras escolas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com