TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Método ABC

Projeto de pesquisa: Método ABC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.369 Palavras (6 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

A concorrência no mundo empresarial é uma tendência crescente, uma empresa que consiga promover redução de seus custos, despesas e atribuir isso ao preço final de um produto ou serviço torna-se uma empresa competitiva capaz de mudar diretrizes não só de si mesma, mas de todas as outras concorrentes, promovendo a satisfação ao consumidor.

Uma pesquisa publicada em agosto de 2012 pelo IBGE faz um alerta para os novos empreendedores brasileiros. De acordo com a pesquisa, metade das novas empresas fecham suas portas antes dos três anos. Isso mostra que a incapacidade de gerenciamento de tais custos por parte de empreendedores é um dos principais motivos que promovem o fechamento prematuro dessa empresas no Brasil.

Portanto, a gestão de custo é tanto o principal responsável pelo fracasso com pelo sucesso, as empresas estão em constante competição por meio de estratégia de preço, baseado em redução de custo, o empreendedor que busca se inserir no mercado deve ter em mente essa abordagem e buscar mecanismo de controle e gerenciamento de custo para promover uma alta de probabilidade de sucesso.

Veremos alguns modelos de gerenciamento a seguir.

• Modelo ABC

• Custo alvo

• Just in time

• Qualidade

• Teoria das Restrições

Método ABC

O método, ou sistema ABC (Activity-Based Costing) é uma técnica ou método contabilístico, desenvolvido por Robert Kaplan e Cooper em Harvard em meados da década de 80 sendo aplicado na contabilidade analítica com o objetivo de garantir uma correta imputação de todos os custos, incluindo os custos indiretos às atividades que estão na sua origem. A utilização do método ABC permite às organizações determinarem os custos associados a cada atividades, segmento, área ou produto (ou seja, a cada centro de custos) e, desta forma, avaliar a rentabilidade ou contribuição de cada centro de custos para a rentabilidade da empresa como um todo.

Os custos são analisados, associando-se as atividades aos produtos ou serviços com base na procura por tais atividades pelo produto ou serviço durante o processo de produção. De fato, o método ABC demonstra a relação entre Recursos consumidos (o que foi gasto: água, energia, salários, matérias-primas, etc.), Atividades executadas (onde foi gasto: produção, informática, vendas, serviços pós-venda, etc.) e Objetos de Custo ou Outputs (para que foi gasto: produto A, Produto B, Atividade C, etc.).

A figura abaixo ilustra esta visão do método ABC:

Custo Alvo

O custo-meta ou custo alvo a estratégia de gestão de custos que, a partir do preço de mercado e de uma margem de lucro desejada, estabelece um teto de custo para os produtos ou serviços.

Essa estratégia é mais eficaz quando ocorre na fase de projeto do produto. A ênfase do custo-meta no projeto do produto decorre do conhecimento de que a maior parcela do custo de certo produto ou serviço é determinada na fase de projeto. Durante a fase de fabricação melhorias são possíveis, porém o maior efeito do custo-meta pode ser obtido na fase de projeto.

Parte-se de um preço de venda projetado e deduz-se a parcela de lucro desejada pela empresa. Daí, tem-se o custo permitido que passa a ser a meta a ser alcançada pela empresa na produção do produto ou na prestação do serviço.

Assim, inicialmente deve analisar-se o mercado, identificar os objetivos do mesmo e a funcionalidade do produto. Depois, é calculado o custo alvo subtraindo ao preço alvo o lucro. A etapa que se segue é a arquitetura do processo de fabricação e o produto para obtermos o custo alvo. Se o resultado for viável produzimos, caso contrário, voltamos novamente ao projeto de fabricação.

Just in time

é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora certa. O termo just in time é em inglês, e significa na hora certa.

O sistema just in time pode ser aplicado em qualquer organização, e é muito importante para auxiliar a reduzir estoques e os custos decorrentes do processo.

Com este sistema, o produto ou matéria prima chega ao local de utilização somente no momento exato em que for necessário, ou seja, os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados, não existe estoque parado. O próprio conceito do termo é relacionado a produção por demanda, onde primeiramente vende-se o produto para depois comprar a matéria prima e só depois fabricá-lo ou montá-lo. Nas fábricas onde está implantado o just in time, o estoque de matérias primas é mínimo e suficiente para poucas horas de produção, e para que isso seja possível, os fornecedores devem ser treinados e capacitados para que possam fazer entregas de pequenos lotes na frequência desejada. A redução do número de fornecedores para o mínimo possível é um dos fatores que mais contribui para alcançar os potenciais benefícios da política just in time.

Qualidade

Qualidade e custos são duas dimensões competitivas de grande importância numa empresa, podendo definir a posição estratégia da mesma. A gestão de custo e da qualidade pode dar suporte a uma estratégia competitiva. Dentro dessas definições, estudar os custos da qualidade e não qualidade numa empresa é necessário para tomar decisões que diretamente influenciarão o preço (ou margem de lucro) e a qualidade final dos produtos.

Quando uma empresa define sua estratégia baseada na liderança nos custos deve apresentar em seus produtos um nível competitivo de qualidade conforme as necessidades dos clientes. Liderança nos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com