TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Método ABC

Trabalho Universitário: Método ABC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2013  •  1.281 Palavras (6 Páginas)  •  2.103 Visualizações

Página 1 de 6

1- Método das Secções Homogéneas

Génese:

A contabilidade de custos surgiu em meados do século XVIII, período em que ocorreu em Inglaterra, a revolução industrial. Com a revolução industrial, novas necessidades de informação foram surgindo, devido à substituição do método manual de produção pelo método fabril industrializado. A introdução das máquinas no processo fabril provocou inúmeras mudanças no processo produtivo, com consequências na actividade produtiva. Essas mudanças na envolvente e a necessidade de quantificar o custo desses produtos para a determinação do preço, conduziu as indústrias francesas ao estudo da contabilidade de custos nas unidades fabris. Alguns autores afirmam que a Indústria Francesa foi a pioneira no desenvolvimento e implementação de instrumentos de controle de produção e de contabilidade de custos. Segundo alguns pesquisadores, em 1927, surge, em França, o método de contabilidade de custos, denominado Secções Homogéneas.

É um dos métodos mais utilizados para o cálculo e repartição dos GGF. Procura relacionar os custos com a sua localização; Baseia-se na divisão da empresa em segmentos organizacionais relativamente aos quais se determinam os custos de funcionamento, procedendo-se posteriormente à sua imputação aos objectos de custeio –matérias, produtos, serviços.

Definição: Uma secção homogénea é uma divisão real da empresa, correspondente a um agrupamento de meios que concorrem para um objectivo comum, e cuja actividade é quantificada em unidades de obra.

Características das secções homogéneas:

• Responsabilização: só pode existir um único responsável pelo controlo dos custos de uma secção;

• Homogeneidade de funções: os centros de uma secção devem respeitar a funções, tarefas ou actividades idênticas/homogéneas;

• Existência e identificação de uma unidade de medida da actividade do centro: esta deve ser uma unidade de obra, que funciona simultaneamente como uma unidade de controlo e de imputação dos custos.

Objectivos das secções homogéneas:

• Apuramento dos custos de funcionamento inerentes aos diferentes segmentos organizacionais da empresa para efeitos de controlo;

• Determinação, o mais razoavelmente possível, do custo dos produtos/serviços;

• Compatibilização entre as vantagens de dispor de determinada informação e os custos inerentes à obtenção da mesma – custos associados à pormenorização.

Divisão das secções:

A divisão das secções é feita de acordo com a estrutura orgânica da empresa. Uma divisão possível dos centros de custo é a seguinte: Secções de Aprovisionamento: englobam, entre outros, os serviços de compra, incluindo as secções de armazenagem, Secções de Produção Principais: englobam os custos das secções fabris que contribuem directamente para a produção dos bens e prestação de serviços; Secções de Produção Auxiliares: são aquelas que concorrem com os seus bens ou serviços para outras secções; Secções de Distribuição: englobam todos os custos relacionados com a distribuição das matérias e produtos das secções. Secções Administrativas e Financeiras: englobam os custos dos serviços administrativos e financeiros.

Etapas na repartição dos custos das secções: O apuramento dos custos das secções, no método das secções homogéneas, assenta em alguns estádios:•Repartição Primária: repartição de todos os custos directos e comuns por todas as secções;•Reembolsos ou Repartição Secundária: repartição dos custos das secções auxiliares por aquelas às quais prestam serviços;•Repartição Terciária: repartição dos custos das secções principais industriais pelos produtos.

Vantagens do método das secções homogéneas:-A segmentação da empresa em centros menos complexos e mais homogéneos; a medida da actividade de cada secção por intermédio de chaves adaptadas à respectiva secção; Uma melhor repartição dos gastos gerais pelas secções; A imputação por unidades de obra dos elementos indirectos e semi-directos aos produtos; Mostra bem o contributo de cada secção para o apuramento do custo dos produtos.; apuramento mais correcto do custo dos produtos; Uma análise pormenorizada do custo das secções; ajuda numa boa tomada de decisões; garante eficiente controlo da gestão.

Desvantagens: Dificuldade em decompor a empresa em secções homogéneas; arbitrariedade das repartições e da sub-repartição entre secções; dificuldade em transferir os custos entre secções principais em casos de prestações recíprocas.

2 Custo Baseado nas Actividades- ABC

Criado em meados dos anos 80 nos EUA por Cooper e Kaplan, em associação com a Havard Business School, e pelo Computer Aided Manufacturing, International (CAM-I). o sistema ABC ou custeio baseado nas actividades é uma técnica de contabilidade analítica que mede o custo das actividades de uma empresa, atribuindo este custo ao produto, serviço ou outros elementos que seja necessário custear. É definido como o método que permite medir o custo o desempenho das actividades e dos objectos de custo. Aloca-se o custo às actividades baseadas no uso que estas fazem dos recursos, e aloca-se o custo aos objectos de custo baseado no uso que estas fazem das actividades.

Importância do método ABC

A importância que se dá à utilização do sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com