TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Método Ideologia E ética

Ensaios: Método Ideologia E ética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  896 Palavras (4 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 4

Avaliação a Distância – AP2

Período - 2009/1º

Disciplina: Método, Ideologia e Ética nas Organizações

Coordenador da Disciplina: Luis Henrique Abegão

Aluno (a): ..........................................................................................................................

Pólo: ...................................................................................................................................

Só serão aceitas resposta feitas a caneta esferográfica azul ou preta;

Boa sorte!

GABARITO

Questões discursivas:

1.

a) (Valor 2,0) Tomando como base o que foi discutido na disciplina, sobretudo no breve histórico sobre a ética apresentado na segunda aula, você concorda ou discorda da visão de Lipovetsky sobre a ética na contemporaneidade? Justifique.

RESPOSTA:

Considerando a autonomia do indivíduo como sendo um dos pilares da Modernidade e constatando a manifestação cada vez mais freqüente de impasses éticos nos mais variados âmbitos: tecnocientífico, político, econômico, ambiental, social etc., em parte decorrentes da desconsideração dos propósitos e, conseqüentemente, da relativização das conseqüências das nossas ações, é possível concordar com a visão de Lipovestsky, quando ele afirma haver, na contemporaneidade, um aprofundamento da autonomia da esfera moral, chegando ao ponto de uma individualização da relação com a esfera ética.

b) (Valor 2,0) Na visão de Lipovetsky, vive-se um processo de individualização da relação com a esfera ética. Que conseqüências esse processo acarreta à filosofia moral (ética), considerando que a função precípua desta consiste em servir como balizadora universal das ações humanas?

RESPOSTA:

Na verdade, esse é o impasse vivenciado por todos os filósofos morais da Modernidade: como garantir a universalidade da ética sem colocar em cheque a autonomia do indivíduo, ou seja, como estabelecer valores éticos universais capazes de exercer um papel de obrigação ou dever moral sem, com isto, ter que recorrer a preceitos heterônomos, seja metafísicos ou religiosos. No entanto, a exacerbação dessa individualização da relação com a esfera ética coloca em cheque a própria função da ética como garantia de uma obrigação moral baseada em valores universais. Como esperar, portanto, que tais valores tenham força de dever, quando o próprio indivíduo é a medida de seus atos? Esse impasse não se encontra totalmente equacionado pela filosofia moral contemporânea.

2.

a) (Valor 2,0) O quadro evolutivo da RSC proposto por Ashley (2006), mostra que a visão mais divulgada ainda é a que se centra nas ações voltadas aos empregados e às comunidades. Que aspectos precisam ser observados pelas organizações para que uma visão de RSC mais ampla se consolide. Cite pelo menos três aspectos, dando exemplos de comportamentos organizacionais que corroboram suas indicações.

RESPOSTA:

Para que uma visão mais ampla de RSC se consolide as empresas deveriam atentar-se, por exemplo, para os seguintes aspectos:

1. a adoção de métodos e ferramentas dedicadas ao desenvolvimento e produção de bens e serviços que levem em consideração as necessidades de todos os implicados em todo o ciclo de vida do produto, desde seu projeto até o seu descarte final. Algumas empresas têm procurado estruturar o seu processo desta forma, como, por exemplo, a Natura, ao se preocupar com a forma de obtenção da matéria-prima, com a utilização de embalagens reutilizáveis, com indicações sobre o produto destinadas a deficientes visuais, dentre outras atitudes por ela adotadas.

2. a conscientização do consumidor, como o esclarecimento sobre a forma de produção e sobre os ingredientes/materiais utilizados, a orientação sobre a melhor forma de utilização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com